Percepção do ritmo por meio do movimento corporal com Ernani Maletta | Dança em Cena

Cenarium Escola de Dança - Florianópolis, SC
01 de junho de 2018, 09h - 03 de junho de 2018, 10h30

Compartilhar:

Ingressos

R$ 0,00

Inscrição Gratuita
Grátis
Vendas até 01/06/2018
0

Descrição do evento

Percepção do ritmo por meio do movimento corporal com Ernani Maletta (MG)

Datas, horários e locais:

01/06 - 9h às 10h30 - Cenarium Escola de Dança

02/06 - 9h às 10h30 - Cenarium Escola de Dança

03/06- 9h às 10h30 - Cenarium Escola de Dança


Carga Horária: 1,5 hora por aula - 4,5 horas no total

Sobre o Workshop:

Trata-se de práticas, distribuídas em 3 módulos, que compreendem movimentos corporais associados a estímulos sonoros e musicais, a figuras geométricas, à palavra e a imagens diversas, em particular com o objetivo de tornar efetiva a percepção corporal do ritmo.


Módulo 1

Percepção do fenômeno da pulsação por meio de estruturas coreográficas, bem como de movimentos geométricos baseados em quadrados, triângulos equiláteros, segmentos e pontos. Ao final, apresenta-se um conjunto de figuras que serão utilizadas para a prática da leitura rítmica, por meio de uma notação geométrica.


Módulo 2

Percepção de três pulsações que contribuirão para a posterior compreensão da ideia de compassos simples e compostos. Em um segundo momento, propõe-se a prática da leitura rítmica, por meio da notação geométrica que foi apresentada no módulo 1.


Módulo 3

Percepção corporal da ideia de compasso – simples e composto. Prática de exercícios que reúnem os conceitos trabalhados nos módulos anteriores, em particular da leitura rítmica por meio da notação geométrica.


Sobre o ministrante:

Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Doutor em Educação, é uma referência no que diz respeito aos estudos sobre polifonia, tanto na sua manifestação por meio do canto coral quanto à sua condição de natureza do fenômeno cênico.


É autor de uma peculiar metodologia criada para o aprendizado dos fundamentos musicais e para a prática do canto e da execução instrumental, voltada em particular para os processos formativos e criativos de atores e bailarinos, e registrada no livro Atuação Polifônica: princípios e práticas, por ele lançado em novembro de 2016.


É reconhecido pela intensa participação na criação de diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional, entre os quais se destacam os trabalhos realizados com os Grupos Galpão (Belo Horizonte/MG), Clowns de Shakespeare (Natal/RN), Grupo Casa (Campo Grande/MS) e El Galpón (Montevideo/Uruguai), bem como com os diretores Gabriel Villela (São Paulo), Márcio Abreu (Rio de Janeiro), Federico Tiezzi (Itália), Gianfranco Pedullà (Itália) e Giovanni Scandella (Itália).


Vem atuando ativamente na Itália desde 2011, tanto na criação quanto na formação artística, fruto do pós-doutorado realizado nesse país ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica. Nos últimos anos, destaca-se sua atuação na direção geral do espetáculo Carmina Burana: uma Cantata Cênica (Belo Horizonte/MG), que reuniu em cena 230 pessoas, entre cantores, instrumentistas e atores; na direção musical do espetáculo teatral O Grande Circo Místico, por indicação de Edu Lobo; e na dramaturgia musical, ao lado de Della Monica, das tragédias Ifigênia em Áulis (Eurípides) e Electra (Sófocles), produzidas pelo Istituto Nazionale del Dramma Antico no Teatro Greco di Siracusa/Itália, tornando-se o primeiro brasileiro a participar da equipe de criação de um espetáculo produzido por essa instituição nesse espaço, que é o maior exemplo da arquitetura teatral do ocidente.


Saiba mais: www.dancaemcena.com.br

O Dança em Cena é um evento totalmente patrocinado pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O evento conta com o apoio cultural do Floripa Shopping e Coordenação da Marte Inovação Cultural.

Sobre o produtor

Marte Inovação Cultural

A Marte desenvolve e gerencia projetos incentivados de uma forma verdadeiramente diferente. Especializada em produção cultural, é uma empresa que pensa a conexão entre o marketing e a cultura de forma estratégica. Através de eventos e projetos especiais, a Marte trabalha para agregar valor, potencializar atributos reconhecidos e estabelecer uma aproximação entre empresas, comunidades, clientes e públicos de interesse. Saiba mais em www.marte.art.br

Comentários

Local

Cenarium Escola de Dança
Rua Eduardo Gonçalves D'Ávila, 150, Itacorubi
Florianópolis, SC

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.