Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Peça: Diário de Um Louco no Espaço de Arte - 04/07

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Peça: Diário de Um Louco no Espaço de Arte - 04/07

04 jul - 2019 • 20:00 > 04 jul - 2019 • 21:00

 
Evento presencial em Espaço de Arte, Curitiba - PR

Descrição do evento

Espaço de Arte e Danilo Avelleda Produções apresentam: "Diário de um louco" de Nikolai Gogol

Diário de um louco é um dos contos mais marcantes e populares de Nikolai Gogol, pai do naturalismo fantástico e um dos maiores escritores russos de todos os tempos. Nascido na Ucrânia, em 1809, Gogol teve uma produção abundante e ainda jovem, a partir de 1831, ganhou fama e reconhecimento popular. Para Dostoievsky, muitos dos escritores de sua geração saíram dos contos de Gogol. 

O monólogo interpretado por Danilo Avelleda teve sua estréia em 1972 e contou, desde então, com diversas remontagens, tendo sido apresentado mais de uma centena de vezes nas últimas cinco décadas. É certamente um dos maiores patrimônios do repertório teatral Paranaense. O texto foi também encenado em espanhol, numa tradução do próprio Avelleda. 

A montagem atual, produzida pela Danilo Avelleda Produções, dirigida por Octavio Camargo, ressalta o aspecto político do pensamento de Gogol expresso no "caso psiquiátrico" de Poprishchin. A encenação nos mostra o personagem fictício "Poprishchin" como alegoria da opressão do regime czarista de Nicolau I.

Sinopse:
Publicado em 1835, "Diário de um louco" é o único conto de Gogol narrado em primeira pessoa, muitas vezes associado ao um aspecto biográfico do autor e as condições de sua morte, em 1852. O conto descreve o enlouquecimento gradual de um funcionário de uma repartição pública de São Petersburgo, Aksenty Ivanovich Poprishchin, sua difícil relação com os seus chefes imediatos e seu desejo impossível por Sofia, filha do Diretor. Sua baixa condição social e sua aparência física lhe impediam de realizar este sonho. Após ler as cartas escritas pelas cadelas de Sofia, onde se introduz o elemento fantástico, descobre o desdém que ela sente por ele e sua preferência por um certo deputado. Poprishchin, em seguida, delira e acredita ser o rei da Espanha. No dia seguinte, ao ir trabalhar, se recusa a levantar da cadeira e a fazer qualquer serviço alegando autoridade imperial. Poprishchin é posto numa camisa de força e internado num hospital psiquiátrico. O texto realiza de forma alegórica, na descrição das forças externas que atuam sobre a personagem, uma crítica política e social da Rússia no período repressivo do czar Nicolau I.

Local

Espaço de Arte

Rua Alberto Folloni, 1534 Juvevê

Curitiba, PR

Termos e políticas

Sobre o produtor

Espaço de Arte

Espaço de Arte é um centro cultural composto por uma Escola de Artes Visuais, Cinema Teatro e Dança, além de uma Loja de Materiais Artísticos e um Café & Bistrô.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora