Login
O evento já encerrou...
Para Pensar e Sambar: Arte, Política e Patrimônio Negro
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Para Pensar e Sambar: Arte, Política e Patrimônio Negro

20 out - 2020 • 18:00 > 26 nov - 2020 • 20:30

Evento Online via Google Meet

Descrição

A proposta do curso é debater alguns pontos cruciais para o entendimento da história do samba do Rio de Janeiro a partir das ideias de arte, política, patrimônio, racismo e identidades negras, sendo dividido em 3 unidades. A primeira falará sobre a diáspora negroafricana e as múltiplas experiências de se brincar o carnaval na cidade que, envolvendo os diferentes substratos e atores sociais, contribuíram para a formação das escolas de samba. Apesar de se mostrarem como plurais e mediadoras, essas organizações comunitárias se afirmaram como locais de intensa sociabilidade negra em busca de afirmação sociocultural na cidade e combate ao racismo estrutural constituído após a abolição da escravidão negra no Brasil.

Já a segunda unidade versa sobre as ideias de arte, política e cultura negra enfocando a constituição do ofício de carnavalesco na cidade, os diferentes projetos e visões que envolviam o samba nas décadas de 60 e 70 como o GRANES Quilombo, criado por Candeia, a Carta do Samba organizada pelo folclorista Edison Carneiro,  as influências do jogo do bicho e da ditadura militar, além da permanente tensão entre um modelo espetacular que valoriza a visualidade e a expressão do samba a partir do "samba no pé".

Na última unidade faremos uma reflexão sobre os últimos 30 anos das escolas de samba, considerando a indústria cultural e a adesão das agremiações aos enredos patrocinados, a crescente participação de sambistas na universidade construindo suas próprias narrativas e a constituição da história oral e de acervos comunitários como forma de fortalecimento das matrizes do samba do Rio de Janeiro enquanto patrimônio cultural do IPHAN.

A carga horária do curso é de 24 horas e as aulas serão realizadas terças e quintas de 18hs às 20hs (com exceção da aula O Jogo do Bicho e o Carnaval Carioca, de Aloy Jupiara), pelo Google Meet. O curso é uma parceria do Museu do Samba com o LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem/ UFF) e o blog Pensamento Social do Samba. Os certificados serão emitidos aos participantes que obtiverem frequência mínima de 70% do curso, via LABHOI. As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos que a solicitarem até 1 semana depois. Posteriormente, é possível que o conteúdo dascurso seja utilizado para divulgação do Museu do Samba, LABHOI, Pensamento Social do Samba e suas atividades nas redes sociais. O valor do curso é R$150,00 (mais R$15,00 taxa). <b>Toda a renda será revertida para a manutenção das atividades do Museu do Samba.

Sobre o Museu do Samba: www.museudosamba.org.br

Programação:

20/10 - "O samba carioca: Terreiros, batuques e macumbas" - Luiz Antônio Simas

22/10 - " Os múltiplos carnavais do Rio de Janeiro nos séculos XIX e início do XX" - Felipe Ferreira

27/10 - "O Atlântico negro das primeiras escolas de samba" - Martha Abreu

29/10 - " Arte carnavalesca e mediação cultural a partir de Fernando Pamplona" - Leonardo Bora

03/11 - " Os múltiplos projetos para das escolas de samba nas décadas de 60 e 70" - Vinícius Natal e Mauro Cordeiro

07/11 - "O Jogo do bicho e o carnaval carioca" - Aloy Jupiara

10/11 - "O samba e a ditadura militar" - Samantha Quadrat

12/11 - "As escolas de samba entre o "visual" e o "samba no pé" - Maria Laura Cavalcanti

17/11 - "Um panorama sobre o carnaval moderno (Pós dec. 90) - Rachel Valença

19/11 - Entre a universidade e o barracão: reflexões sobre articulação entre escolas de samba e mundo acadêmico - Milton Cunha

24/11 - "Acervos, memória e história oral no mundo do samba" - Desirre Reis e Isabel Pimentel

26/11 - "Patrimonialização do samba carioca" - Nilcemar Nogueira

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Museu do Samba

Museu do Samba é uma organização cultural sem fins lucrativos criada para valorizar e estimular a cultura do samba em todas as suas manifestações e dimensões. Criado em 2001 como Centro Cultural Cartola, atuou à frente do processo de reconhecimento e salvaguarda do samba como patrimônio cultural imaterial, além de desenvolver ações educativas e advogar por mais espaço na sociedade para o samba, sua memória e os detentores desses bens culturais.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.