Palestra: Violência e Impunidade - Desafios Jurídicos

Auditório SESI/SENAI - Rio Verde, GO
20 de fevereiro de 2018, 19h-21h

Compartilhar:

Contribuição

1 Kg de alimento não perecível
Grátis
Contribuições até 20/02/2018
Encerrado

Descrição do evento

Os modelos de segurança pública, Justiça e execuções penais, que deveriam proteger os cidadãos brasileiros, estão cada vez mais se mostrando frágeis e com pouca efetividade. Nos últimos cinco anos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pouco mais de 10% dos crimes cometidos no Brasil poderão resultar em pena com reclusão do acusado,isso porque somente uma pequena parte desses crimes tornam-se objeto de inquérito policial.

Segundo pesquisas, sobre violência, realizadas pela FAPESP em 2015, os números e a distribuição geográfica das ocorrências de violência nas cidades, de médio e grande porte, sugeriam que as regiões com altas taxas de homicídio eram, igualmente, as de maior concentração de pobreza. 

Os profissionais que buscam atuar nas diversas áreas das ciências criminais e na criminologia, enfrentam diuturnamente a frequente mudança nas práticas delituosas e no comportamento dos criminosos. Os avanços tecnológicos, as constantes alterações sociais de valores, anteriormente aceitos ou tolerados e que atualmente já não são mais, tornam ainda muito imperioso o estudo e o acompanhamento de citadas mudanças. As Ciências Criminais vêm ganhando, cada vez mais, espaços frente à sociedade atual, globalizada e cada vez menos tolerantes a condutas que lesão os cidadãos.

É nesse cenário que convidamos a todos os estudantes, operadores do direito e áreas afins para esse evento que marca o lançamento dos programas de Pós-Graduação da Escola Jurídica do Instituto Lato Sensu.

Sobre os Palestrantes:

Dr. Eduardo Nascimento de Moura: Coordenador da Pós-graduação, advogado (OAB-GO n.º 48.420), sócio de DMNV Advogados Associados, Mestrando em Crime, Diferença e Desigualdade na Uminho – Portugal, Especialista em Criminologia e Segurança Pública pela UFG, Gestor em Segurança Pública, servidor público efetivo (licenciado) da SSP-GO, ex-diretor penitenciário.

Dr. Valério Luiz Filho: Valério Luiz de Oliveira Filho, advogado (OAB-GO n. 36216), sócio de Naves & Oliveira Advogados,  especialista em Criminilogia e Segurança Pública pela UFG, ex-Secretário da Comissão de Processo Legislativo e Políticas Públicas da OAB-GO, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Presidente do Instituto Valério Luiz, com trabalhos e painéis apresentados no 23 Seminário Internacional do IBCCRIM, 10 Congresso Internacional de Jornalismo Investgativo (Abraji) e 156 Período de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, na Organização dos Estados Americanos  (Washington, D. C.).

Profª. Magna Lúcia Gonçalves: Policial Civil, Professora da Escola Superior da Polícia Civil nas disciplinas de prática de serviço policial, enfrentamento aos crimes contra grupos vulneráveis, atendimento ao público e encaminhamento de demandas. Participação em palestras sobre violência, criminalidade e prevenção.

 

 

Sobre o produtor

Instituto Lato Sensu

Comentários

Local

Auditório SESI/SENAI
Rua Guanabara, 217, Setor Pausanes
Rio Verde, GO

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.