App Sympla
Baixe agora

PAINEL RENTABILIZANDO A SUSTENTABILIDADE DA BORRACHA NATURAL

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

PAINEL RENTABILIZANDO A SUSTENTABILIDADE DA BORRACHA NATURAL

Centro de Convenções Acirp - São José do Rio Preto, SP
09 de março de 2018, 13h-18h

Inscrição

Inscrição Painel 
R$ 150,00
Pague em até 10x
Inscrições até 09/03/2018
Encerrado
meia entrada Inscrição Painel 
R$ 75,00
Pague em até 10x
Inscrições até 09/03/2018
Encerrado

Descrição do evento

Sustentabilidade e alternativas para geração de renda junto a produção da Borracha Natural Brasileira são os temas centrais do painel “RENTABILIZANDO A SUSTENTABILIDADE NA BORRACHA NATURAL”, que acontece no dia 9 de março, a partir das 13h, no Centro de Convenções da Acirp, em São José do Rio Preto (SP).

Com presença de renomados nomes, como o guatemalteco Pablo Dominguez, maior especialista em Certificação FSC em Borracha Natural do mundo, Cassio Scomparin diretor técnico da Planthec Rubber e Diogo Esperante diretor de projetos da Planthec Rubber, o painel tem como público-alvo produtores, técnicos agrônomos, empresários e estudantes.

O evento traz para Rio Preto grandes nomes do setor para discutirem o assunto que é urgente em todas as indústrias dependentes de recursos naturais, e debater acerca das atuais ferramentas disponíveis no mercado, que podem garantir ao produtor rural a captura do potencial de geração de renda com a sustentabilidade.

A indústria pneumática (maior consumidora de borracha natural no mundo) está cada vez mais sensível à questão, sobretudo referente ao desafio de zerar as taxas de desmatamento, ligadas à produção de borracha natural no sudoeste asiático.

Em contrapartida, a produção de borracha natural no Brasil se apresenta como uma alternativa ao desafio, com vasta área apta para produção livre de desmatamento.

 

Confira a programação:

* 13h00 – Credenciamento


* 13h30 – Abertura Painel


* 13h40 – Palestra  Sustentabilidade como fator estratégico no mercado mundial da Borracha Natural - Diogo Esperante

* 14h25 – Palestra  Custo-Beneficio da Sustentabilidade no dia a dia de uma propriedade de Borracha Natural - Cássio Scomparin

* 15h15 – Intervalo

* 15h30 – Palestra  Casos de sucesso de Rentabilização da Sustentabilidade na Borracha Natural na Guatemala - Pablo Dominguez

*16h10– Painel Rentabilizando a Sustentabilidade da Borracha Natural 

     Mediadora: Thais Machado
     Convidados: Diogo Esperante, Cássio Scomparin, Pablo Dominguez

* 17h30 – Café com Networking

 

Palestrantes:

Diogo Esperante

Gerente de Projetos pós-graduado pela FEA-RP/USP, atua no setor da Borracha Natural desde 2008. É diretor de projetos da Planthec Rubber. Atualmente desempenha a função de diretor executivo da Apabor (apabor.org.br), importante Associação de Classe do segmento. Integra, como analista de mercado, as equipes de gestão de grupos empresariais do setor heveícola. É representante da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (ABRABOR) na diretoria do Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Borracha Natural (IRRDB), com sede em Kuala Lumpur (Malásia). Como articulista, escreve no Brasil para o espaço www.seringueira.com.br e para o periódico internacional especializado no setor, Rubber Ásia (www.rubberasia.com).

 

Cassio Scomparin 

Engenheiro Agrônomo com mestrado em controle de pragas e doenças da seringueira. Tem mais de 20 anos de experiência em todas as áreas ligadas às plantações de seringueira como: explotação industrial, controle de pragas e doenças, gestão e organização de campo, fertilização, melhoramento genético, viveiros, plantios, manutenção de área, além de acompanhamento de toda a parte financeira (custos, investimentos, receitas) entre outras.

Vasta experiência internacional, atuou em plantações industriais na Ásia e África, entre 2005 e 2011.

É diretor técnico da Planthec e responsável pela consultoria. Atua em vários estados brasileiros, além de projetos industriais na Guatemala e Colômbia.

  

Pablo Dominguez

Engenheiro em Recursos Naturais Renováveis, graduado pela Universidade de San Carlos da Guatemala, especialista em gestão e operação de explotação de plantações de seringueira, gestão de recursos naturais, sistemas de certificação florestal, monitoramento, relatórios e verificação de créditos de carbono, registro e emissão de créditos de carbono. Desenvolveu estudos de especialização na Suécia, Moçambique, Tailândia e Equador

Sobre o tema dos créditos de carbono, trabalhou durante 7 anos como Especialista Sênior em Desenvolvimento e Gestão de projetos de carbono, usando padrões do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo -MDL- e mercado voluntário (Verified Carbon Standard -VCS, Gold Standard -GS-, Padrão de Comunidade de Clima e Biodiversidade -CCBS-, Plano Vivo, Reserva de Ação Climática -CAR-, entre outros). Participou do projeto e implementação do primeiro sistema integrado de monitoramento florestal, que introduz o monitoramento de produtos de madeira, produtos não-madeireiros, carbono e aspectos sociais e ambientais, dando seguimento direto aos processos de validação e certificação de plantações (certificação VCS, CCBS e FSC).



Sobre o produtor

Planthec

A Planthec é uma empresa que atua em todas as áreas da Cadeia Produtiva da Borracha Natural com soluções costumizadas para cadeia de implementação e gestão da Heveicultura planejando de forma consciente e sustentável todas as fases do processo; atuando no ANTES no DURANTE e no DEPOIS dos empreendimentos heveícolas em que é parceira.

Local

Centro de Convenções Acirp
Avenida Bady Bassitt, 4052, Centro
São José do Rio Preto, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.