App Sympla
Baixe agora

Painel de Abertura da Virada Sustentável 2019

Unibes Cultural - Teatro - São Paulo, SP
22 de agosto de 2019, 11h-12h30

Inscrição

R$ 0,00

Painel de Abertura da Virada Sustentável 2019
Grátis
Inscrições até 22/08/2019
0

Descrição do evento

Como estaremos em 2030? No Painel que marca a abertura da nona edição da Virada Sustentável - São Paulo, representantes do setor público, setor privado, academia e terceiro setor trazem suas visões sobre desafios e avanços em cada área para o alcance das metas da Agenda 2030, promovida pela ONU e relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Painelistas


Mauricio de Almeida Voivodic - Diretor Executivo WWF-Brasil


Mauricio Voivodic é Diretor Executivo do WWF-Brasil. Engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo (USP) com mestrado em Ciências Ambientais, seus estudos foram focados em sistemas de governança não-estatais, em particular a dinâmica institucional de sistemas de certificação voluntária para construir e manter a legitimidade entre as partes interessadas e no mercado. Fez carreira profissional no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), onde passou por diversos cargos e áreas de atuação. Foi membro do conselho diretor de duas organizações internacionais: ISEAL e Sustainable Agriculture Network (SAN), do Steering Committee do Tropical Forest Alliance 2020 e fellow do programa Climate Strategies Accelerator. Mauricio participou de vários debates nacionais e internacionais sobre sustentabilidade, silvicultura e mudanças climáticas, e trabalhou extensivamente em processos de certificação para pequenos produtores, grupos comunitários e indígenas e empresas madeireiras.



Patricia Ellen da Silva - Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP


É formada em administração de empresas pela FEA/USP, com mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Patricia foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. Ex-sócia da consultoria McKinsey & Company, é professora de Liderança e Inovação Digital no mestrado em Liderança e Gestão do Centro de Liderança Pública. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. É cofundadora do Movimento Agora e foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016.



Priscila Claro - Insper


Professora Associada do Insper. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Centros Urbanos. Co-Presidente do PRME/ONU Brazil Chapter. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, com foco em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Possui mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen na Holanda (2002) e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2000). Trabalhou como pesquisadora júnior no LEI - o Centro de Pesquisa de Economia e Agronegócio da Holanda (2002 a 2003). Ela também trabalhou como Pesquisadora Junior no PENSA (FEA / USP) (2005 a 2007). De 2007 a 2012, trabalhou como Coordenadora de Educação Executiva no Insper (2007 a 2012). Na área de educação, trabalhou como docente em tempo parcial na FGV / EASP de 2013 a 2015 e como professora nos Programas de Educação Executiva da FUNDACE, Unisinos, Newton Paiva, FIA, São Paulo, GV-PEC e Insper. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Sustentabilidade. Seu interesse de pesquisa é sobre os seguintes temas: sustentabilidade, capitalismo consciente, responsabilidade social, negócios de impacto, cidades inteligentes e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Jorge Soto


Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e maior produtora de biopolímeros do mundo.

Professor do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável da EAESP FGV.

Ex Presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Membro do Grupo de Líderes em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA, Conselho Internacional de Associações da Indústria Química.

Engenheiro Químico (1985) pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Mestre em Engenharia Química (1994) pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Planejamento Ambiental (2007) também pela COPPE.




Moderadora


Ana Carla Fonseca


Administradora Pública (FGV); Economista, Mestre cum laude em Administração, Doutora em Urbanismo (USP) e professora convidada na Fundação Getulio Vargas e na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas, 207 cidades e 32 países. Escreveu vários livros pioneiros, em economia da cultura, cidades criativas, cultura e transformação urbana, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia e finalista em Urbanismo. Presença constante na imprensa, foi coordenadora técnica do projeto referencial Território Criativo DF e curadora dos projetos de ocupação da Arena de Economia Criativa do Farol Santander. É assessora para a ONU, mentora de vários conselhos, como das startups LocalChef e Recicleiros, da revista Página 22 e da Virada Sustentável. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.


Informações Gerais


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Painel

ACESSIBILIDADE: Cadeirante 

ODS 17  - Parcerias e Meios de Implementação


Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros na Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.


SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.

Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Comentários

Local

Unibes Cultural - Teatro
Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.