App Sympla
Baixe agora

Painel da Virada sobre Mobilidade Urbana

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Painel da Virada sobre Mobilidade Urbana

Museu de Arte do Rio - MAR - RIO DE JANEIRO, RJ
09 de junho de 2017, 13h30-16h

Inscrição

Ingresso Único
Grátis
Inscrições até 08/06/2017
Encerrado

Descrição do evento



De 9 a 11 de junho, a cidade do Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da Virada Sustentável!

 

Maior movimento brasileiro de arte e cultura da sustentabilidade chega à Cidade Maravilhosa e ocupará parques, praças e espaços culturais na Zona Sul, Zona Oeste, Zona Norte e Centro do Rio, com diversas atrações e atividades gratuitas.

 

Painel da Virada sobre Mobilidade Urbana

 

Data: 09/06

Horário: 13h30 às 16h00

Local: Auditório do Museu de Arte do Rio - MAR

Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro

 

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” é do que trata o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 11 da ONU. Neste painel, vamos focar no direito de ir e vir dos cidadãos. Quais os caminhos e soluções para uma expansão democrática do transporte da cidade?

 

Convidados/as:

Fernando Mac Dowell - Vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro e secretário Municipal de Transportes.

 

Ana Nassar - Atua na gestão de projetos de desenvolvimento sustentável há mais de 10 anos. Entre os temas com os quais se envolveu, destacam-se mudanças climáticas, gestão de resíduos, mobilidade urbana, compras sustentáveis e desenvolvimento comunitário. Mestre em Ciência Política pela Universidade Nacional de Brasília, é graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da rede internacional LEAD (Leadership for Environment and Development) desde 2007. Entre 2012 e 2014, atuou como gerente de meio ambiente da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, responsável pela implementação dos projetos ambientais para a competição. Antes disso, passou pela Embaixada Britânica no Brasil, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e pelo Museu da Pessoa. Ana faz parte da equipe do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento desde novembro de 2014 e atua como diretora de programas.

 

Vitor Mihessen - Carioca nascido em Realengo, economista formado na UFRJ e mestre em Ciências Econômicas pela UFF. Seu tema principal de pesquisa é a mobilidade urbana, em suas interfaces sociais e econômicas. Trabalhou em órgãos como o IBGE, BNDES e IPEA e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenador de conteúdos da Associação Casa Fluminense, que atua pela construção coletiva de políticas públicas na cidade metropolitana do Rio.

 

Zé Lobo - Diretor Geral e Fundador da Transporte Ativo, Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito, para que mais pessoas usem mais bicicleta mais vezes. Vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior dentre eles o Cycling Visionary Awards 2013 em Viena. É membro do Conselho Consultivo do ITDP Brasil - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e da WCA - World Cycling Alliance.

 

Mediação: Carolina Guimarães - Coordenadora de Gestão do Conhecimento no escritório regional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Nessa posição ela trabalha com redes e iniciativas na identificação de práticas inspiradoras para apoiar na construção de projetos e políticas urbanas. Ao longo dos últimos 10 anos, atuou em projetos, junto aos setores acadêmico, privado, público, terceiro setor, e organismos multilaterais desde seu desenvolvimento até sua implementação e avaliação. É formada em Ciências Políticas e Economia pela University of British Columbia do Canadá e tem mestrado em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Urbano pela Technische Universität Darmstadt, Alemanha.

 

 

*Inscrição sujeita à lotação.

 

 

A programação no MAR abrange também o Painel de Abertura, às 8h30, e o de Águas (ODS 6), às 10h30.

 

 

Vem pra Virada!

 

#viresuacidade #viresuasideias #euvirorio #viradasustentavel

 


:: PROGRAMAÇÃO ::

 

Confira a programação completa em viradasustentavel.org.br/rj


 

:: SOBRE A VIRADA SUSTENTÁVEL ::

 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização e educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre. O evento traz como tema central os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares. Em 2017, realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro e vai abarcar projetos de arte, cultura, zen, ação e conhecimento inspiradores, que discutam e promovam debates construtivos em torno do amplo conceito de sustentabilidade.

 

 


Sobre o produtor

Virada Sustentável Rio 2017

Local

Museu de Arte do Rio - MAR
Praça Mauá, 5, Auditório, Centro - Zona Portuária
RIO DE JANEIRO, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.