PAI: os desafios da paternidade atual

Aldeia 445 - São Paulo, SP
20 de agosto de 2017, 08h30-18h30

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso
R$ 100,00  (+ R$ 10,00 taxa)
Vendas até 20/08/2017
Encerrado

Descrição do evento

Esse é um evento feito com o coração, para acolher homens que aspiram se tornar ou já são pais. É resultado de uma movimentação cada vez maior na comunidade do PapodeHomem — portal com mais de 10 anos de vida — e dos pedidos de ajuda que recebemos quase toda semana, de homens buscando referenciais sobre como lidar com a paternidade em nosso tempo.

Percebemos que há uma enorme carência de informação sobre paternidade, de homens falando para homens e trocando informações da mesma maneira com que as mães trocam. E foi aí que surgiu a ideia do evento.

Esperamos pais de primeira viagem, pais experientes, avôs, todos são bem-vindos! Montamos uma programação que vai desde a gravidez até a maturidade dos seus filhos. 

O objetivo é contribuir para a criação de uma rede benéfica de pais, algo que vai beneficiar não só os próprios pais, como as mães, os filhos e as famílias como um todo. Queremos colocar em pauta discussões que às vezes ficam esquecidas sobre os obstáculos logísticos, afetivos, financeiros, emocionais que os homens também enfrentam.

O evento acontecerá no dia 20 de agosto, domingo, das 8h30 às 18h30, na Aldeia 445, em São Paulo, com falas sobre paternidade e dinâmicas ao longo de um dia inteiro.

As falas serão compostas por palestras, vivências e rodas, em diálogo direto com os presentes.

Teremos espaço para crianças disponível, com monitor — mas com vagas limitadas. Fale com a gente por email para reservamos um espaço para seu filho(a) por lá: bia@papodehomem.com.br

Programação:

8h30 - 9h30: recepção e café da manhã

9h30 - 10h: abertura e dinâmica

10h - 10h50: Da gravidez aos primeiros anos: passo-a-passo, com Dr. Carlos Eduardo Corrêa (Cacá) e Janie Paula (Buxixo de Mães)

11h - 11h50: Como planejar sua vida financeira durante a paternidade, com Eduardo Amuri

12h - 12h50: Criação com apego e paternidade, com Thiago Queiroz (Paizinho Vírgula)

13h - 14h30: Almoço

14h30 - 15h: Dinâmica 2

15h00 - 16h20: Paternidade reais: indo além do romantismo, com Marcos Bauch, Marco DiPr
eto e Victor Farat

16h30 - 17h20:
Existe vida além da primeira infância: como lidar com os dramas dos filhos a cada idade?, com Leonardo Piamonte

17h20 - 17h30: encerramento e agradecimentos

17h30 às 18h30: confraternização!


Especialistas confirmados:


Dr. Carlos Eduardo Corrêa (Cacá) | Da gravidez aos primeiros anos

Carlos Eduardo Correa é pediatra e neonatologista há 24 anos. Profissional expoente na abordagem humanizada do atendimento para bebês, crianças e suas famílias, é formado pela faculdade de medicina USP – Ribeirão Preto. 

Carinhosamente conhecido por todos como Cacá, trabalha também como conselheiro e capacitador para Aconselhamento em Amamentação pela Unicef/SES – SP. Desde 2000 é Avaliador da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, pelo Ministério da Saúde. Atuou por 20 anos em prática hospitalar e UTI Neonatal e atualmente se dedica ao atendimento clínico em seu consultório em São Paulo e na Casita. 

A tônica de sua atuação como profissional de medicina é oferecer um olhar holístico sobre os pacientes e suas famílias, promovendo espaços de troca de informação e experiência, sempre apoiado na ciência, na cultura e no afeto. É idealizador do curso “Chegou e agora?” sobre os cuidados com bebê.


Janie Paula | Da gravidez aos primeiros anos


Trabalhou por doze anos com cinema e publicidade como assistente de direção até descobrir que se realiza ao participar da construção de histórias de outras formas.

O respeito, a informação e o apoio se tornaram fonte de energia para a criação de projetos que apoiam o nascimento com respeito, a maternidade, paternidade e infância sem violência, a igualdade de responsabilidades dos cuidadores e do coletivo, o desenvolvimento da potência do indivíduo, seja ele adulto ou criança.

Além de acompanhar partos humanizados domiciliares e hospitalares na cidade de São Paulo, Janie facilita palestras gratuitas para gestantes no GAMA e na Casa Moara, além de ser palestrante no curso de preparação para o parto da Casa Moara e curadora do primeiro Simpósio Internacional de Doulas – SIADOULAS.

Acompanha mulheres e homens através de consultas individuais ou dos encontros Abrindo Caminhos, facilitando a reflexão sobre educação e desenvolvimento humano.

Através dos projetos Buxixo de Mães, Enquanto Eu Amamento e Te Vi Nascer, fomenta a mudança de paradigmas sociais que acredito ser fundamental para uma sociedade mais livre e respeitosa.


Eduardo Amuri | Como planejar sua vida financeira durante a paternidade

Em suas próprias palavras, "me interesso pela relação do homem com o dinheiro e busco entender como o potencial financeiro pode ser utilizado para transformar nossas vidas.

Além das questões econômicas, me interesso também por explorar a ideia de que empresas podem ser construídas e reestruturadas de maneira mais humana e menos quadrada, beneficiando quem produz e quem consome.

Presto consultoria financeira para famílias, autônomos e pequenas empresas, cuidando também da gestão do Papo de Homem e do Lugar.

É formado em Ciência da Computação pelo Mackenzie, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, pós-graduação em Psicologia Econômica, também pela USP (Fipecafi) e em Estratégia de Negócios, pela University of La Verne.


Thiago Queiroz (Paizinho Vírgula) | Criação com apego e paternidade


Thiago Queiroz é marido, pai e engenheiro. Após o nascimento de seu primeiro filho, Dante, passou a se envolver, ativa e intuitivamente, com a Criação com Apego.

Sua dedicação à paternagem o levou a criar o grupo Criação com Apego no Facebook, oferecendo apoio e acolhimento virtual (e, muitas vezes, também presencial) a muitos pais. É também autor do blog Paizinho, Vírgula!, um dos poucos blogs atuais escritos por pais em busca de uma forma mais amorosa e conectada de criar os filhos. Além do blog, também tem um canal no YouTube, com vídeos sobre criação com apego, disciplina positiva e parentalidade consciente.

Thiago fez de sua experiência como pai a busca pelo desenvolvimento de uma nova paternagem e o oferecimento de apoio e amparo a todos que desejam dar uma criação mais afetuosa, sensível e respeitosa a seus filhos, ainda mais após a chegada de seu segundo filho, Gael.

Hoje, ele é certificado como líder pela organização Attachment Parenting International, e criador do primeiro grupo de apoio oficial no Brasil, a API Rio. Além disso, é também certificado como educador parental para a disciplina positiva, pela Positive Discipline Association.


Marcos Bauch | Paternidades reais, indo além do romantismo

Marcos Bauch é Engenheiro Agrônomo formado pela USP, servidor público federal da Diretoria de Florestas do IBAMA, deficiente físico, treina natação e compete em provas de águas abertas, marido da Marília e pai do Miguel e da Manuela.

É aluno do Lama Padma Samten do qual aprende sobre o caminho para as práticas de estabilidade, sabedoria e compaixão dos budas.

Desde que se viu engolido pelo cansaço e alegrias da paternidade tem tentado cultivar uma paternidade mais lúcida e presente, usando o caos para transformar o mundo interno, seu, dos seus filhos e da rede ao redor.


Marco Antônio "DiPreto" | Paternidades reais, indo além do romantismo


Marco Antonio Batista (ou Marco Antonio “Dipreto”) é empresário, editor e jornalista. Cursou pós-graduação em Ciências Políticas e, atualmente, é graduando em Ciências Econômicas. O nome “Dipreto” é devido à editora homônima, criada por ele em 1996 (com o objetivo de remover qualquer tom pejorativo da expressão “coisa de preto”).

Escolheu como objeto de estudo o desenvolvimento da população negra brasileira, com ênfase na autonomia e independência econômica e política, com a certeza de estar contribuindo para um mundo mais justo e igualitário para todos.

Mesmo sendo exceção, é oriundo de uma comunidade de acentuada desestrutura familiar, onde é comum, por vários motivos, que os homens não arquem com as responsabilidades intrínsecas à paternidade.

Acredita que uma sociedade melhor perpassa por um novo olhar à paternidade e às possibilidades do ser masculino contemporâneo.



Victor Farat | Paternidades reais, indo além do romantismo


Victor Farat é pai do Ivo. Ilustrador e facilitador gráfico, entre seus mundos de pai, marido, dono-de-casa, empreendedor, se dedica também na condução de grupos e rodas de pais. Descobriu na paternidade um novo sentido de olhar para si mesmo e para o mundo.

Co-autor do livro “Bebegrafia” que retrata em quadrinhos a jornada de transformação do primeiro ano de vida de seu filho, aos olhos do pai cuidador. Atualmente participa do podcast quinzenal sobre paternidade ativa: Balaio de Pais (www.balaiodepais.com.br).


Leonardo Piamonte | Existe vida além da primeira infância: como lidar com os dramas dos filhos a cada idade?


Pai de três filhos. Psicólogo da Universidad Konrad Lorenz, de Bogotá, na Colombia. 

Depois de trabalhar em clínicas psiquiátricas, centros de detenção e consultórios psicológicos, mudou-se para o Brasil há 12 anos, onde trabalha como psicólogo focado essencialmente nas questões relacionadas à paternidade, futuros pais e relações familiares.

* * *

Nos vemos por lá?

Sobre o produtor

Comentários

Local

Aldeia 445
Rua Lisboa, 445, Cerqueira César
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.