O evento já encerrou...
Pacote B - Sessões 4 (Carlos Nader); 5 (Petra Costa); 8 (Joel Pizzini); 9 (Gabriel Mascaro)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Pacote B - Sessões 4 (Carlos Nader); 5 (Petra Costa); 8 (Joel Pizzini); 9 (Gabriel Mascaro)

27 jul - 2020 • 19:00 > 7 ago - 2020 • 21:30

Evento Online

Descrição

NA REAL_VIRTUAL

Seminário online sobre documentário brasileiro contemporâneo


Com Belisario Franca, Cao Guimarães, Carlos Nader, Emilio Domingos, Gabriel Mascaro, João Moreira Salles, Joel Pizzini, Marcelo Gomes, Maria Augusta Ramos, Petra Costa, Rodrigo Siqueira e Walter Carvalho.


Curadoria e mediação: Bebeto Abrantes e Carlos Alberto Mattos


A partir de 20 de julho, os interessados em conhecer melhor o documentário brasileiro contemporâneo terão uma chance de ouro sem sair de casa. O Seminário Online NA REAL_VIRTUAL vai exibir online 12 filmes fundamentais e promover encontros com seus diretores, enfatizando diversas estratégias de apreensão do real pelo cinema.

Os atos de observar o mundo, interrogar imagens já existentes, mesclar realidade e ficção, assim como trabalhar com o tempo, a subjetividade, a História e o filme-ensaio serão abordados ao longo do seminário.  

Os participantes terão acesso aos links dos filmes com 24 horas de antecedência e participarão do encontro com os(as) cineastas através da plataforma Zoom. Para isso é necessário ter o Zoom instalado no seu dispositivo. 

NA REAL_VIRTUAL é uma realização da Imaginário Digital com apoio cultural da Videofilmes, Casa Tri e Dueto Produções.

Produção: Marcio Blanco

Programação visual: Nathalie Nery

Redes sociais: Rafael Abrantes


Toda a programação do evento e informações sobre temas, filmes e diretores você também acessa aqui:

imaginariodigital.org.br/RealVirtual2020



PACOTE B


Este pacote inclui 4 sessões: com Carlos Nader, Petra Costa, Joel Pizzini e Gabriel Mascaro.


Sessão 4 - 27/7, 19h

O TEMPO COMO MATÉRIA

O tempo é matéria essencial de qualquer tipo de cinema, mas no documentário esse ingrediente pode assumir uma concretude especial. É o caso de alguns filmes de Carlos Nader, em que o passar do tempo sobre os personagens constitui o próprio tema e impregna cada imagem ou fala.

Carlos Nader

Além de trabalhos em videoarte, realizou filmes com forte apelo ensaístico. Preocupado com a complexidade da cultura contemporânea brasileira, investigou personagens anônimos, personalidades e artistas. Dirigiu, entre outros, Beijoqueiro, O Fim da Viagem, Preto e Branco, Pan-Cinema Permanente, Homem Comum, Eduardo Coutinho: 7 de Outubro e A Paixão de JL.  

Filme: Homem Comum (2015)

Balanço da longa convivência do diretor com seu personagem, o caminhoneiro Nilson de Paula. Em quase 20 anos, morte, doença, recomeço e muita estrada fizeram parte da história desse homem comum. Em paralelo, trechos do clássico A Palavra (Ordet), de Carl Dreyer, e ainda uma versão alternativa deste filme, rodada por Nader na Inglaterra. 

----------------------------------------------------------------------------------------

  

Sessão 5 - 29/7, 19h

O EU FILMADO E MINHA FAMÍLIA

Desde que o documentário moderno liberou a subjetividade dos realizadores, um campo imenso se abriu para o cinema. Teremos aqui um expressivo representante do documentário pessoal e familiar. Petra Costa faz espelhar a si própria ao falar da perda da irmã em Elena.

Petra Costa

Fortemente marcada por um ponto de vista pessoal, sua obra é pequena mas de grande notoriedade internacional. Foi indicada ao Oscar de documentário por Democracia em Vertigem e multipremiada por Elena. Assinou, ainda, o curta Olhos de Ressaca e o longa Olmo e a Gaivota. Atualmente, coordena um documentário coletivo sobre a vivência da pandemia Covid-19.

Filme: Elena (2012)

Num misto de evocação e incorporação da irmã que morreu muito jovem, Petra Costa, auxiliada por sua mãe, viaja pelas memórias da família através de cartas, filmes domésticos, recortes de jornal e um diário. A dolorosa, mas poética evocação da irmã é um ato de amor plenamente cinematográfico.    

---------------------------------------------------------------------------------------- 



Sessão 8 - 5/8, 19h

O FILME-ENSAIO

Uma das mais nobres facetas do cinema do real, o filme-ensaio explora seus temas de maneira livre, ampla e multidisciplinar. Envolve questionamentos e visão crítica a partir da subjetividade do realizador. Joel Pizzini está entre os mais requintados adeptos dessa modalidade. Em 500 Almas, a etnografia ganha verniz poético.

Joel Pizzini

Talentoso adepto do documentário ensaístico e poético, trabalha na intercessão entre vários tipos de material e várias linhas narrativas. Seu interesse pelos diálogos interculturais o levou a dirigir os curtas Caramujo-Flor, Enigma de um Dia, Glauces e Helena Zero, bem como os longas 500 Almas, Anabazys, Olho Nu, Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz e Rio da Dúvida, entre outros. 

Filme: 500 Almas (2004)

Muitos anos depois de ter sido considerada extinta, a tribo dispersa dos índios guatós foi redescoberta no Pantanal matogrossense. O filme documenta o delicado processo de reconstrução da sua memória e identidade, feito no cruzamento das vozes dos próprios membros da comunidade e de antropólogos, além de encenações e referências culturais diversas.

----------------------------------------------------------------------------------------


Sessão 9 - 7/8, 19h

ESTRATÉGIAS NARRATIVAS

Uma das riquezas do documentário são os muitos caminhos tomados pelos realizadores para chegarem a seus objetivos. Gabriel Mascaro tem sido um desbravador dessas estratégias narrativas. Em Doméstica, ele repassou a autoria a jovens não cineastas para registrarem sua relação com as empregadas de suas casas. É o típico documentário de dispositivo: no lugar do roteiro, uma decisão de método.  O diretor se coloca à mercê de um critério previamente estabelecido.

Gabriel Mascaro

Expoente da nova geração de cineastas pernambucanos, realizou documentários profundamente inquisidores, como KFZ-1348, Um Lugar ao Sol e Doméstica. Enveredando pela ficção, fez o híbrido Avenida Brasília Formosa e mais tarde os consagrados Boi Neon e Divino Amor. Tem trabalhos também na área de instalações audiovisuais. 

Filme: Doméstica (2012)

Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro, que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Pacote B - Sessões 4 (Carlos Nader); 5 (Petra Costa); 8 (Joel Pizzini); 9 (Gabriel Mascaro)

Associação Imaginário Digital

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. www.imaginariodigital.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.