Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão

10 abr - 2024 • 14:00 > 12 abr - 2024 • 17:00

 

Descrição do evento

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular realizará, do dia 10 a 12 de abril, o curso Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - a diáspora africana e a História social do ofício de sineiro no Brasil, ministrado pelo historiador e etnomusicólogo Rafael Galante. O horário é das 14 às 17h, com carga horária total de 9 horas e emissão de certificado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. 

A tese de doutorado em História Social sobre as culturas sineiras centro-africanas e sua diáspora no Brasil, de autoria de Galante, ganhou o 1º lugar no Prêmio Sílvio Romero de Monografias do CNFCP/Iphan, em 2023. 

O curso abordará essa temática, lançando luz sobre a influência africana na história dos sinos católicos brasileiros, tradicionalmente associados à herança europeia. Assim, serão apresentados o papel central de resistência dos sineiros africanos e seus descendentes na trajetória deste ofício no país, bem como as tentativas de repressão por parte do Estado e da Igreja Católica. 

Também serão examinadas a forma particular de comunicação desenvolvida pelos sineiros, como as linguagens  de repiques e dobres presentes até hoje na tradição sineira de Minas Gerais, e a obra de dois intelectuais negro pioneiros na pesquisa e valorização da agência afro-diaspórica na história do Ofício de Sineiro no Brasil: o historiador baiano João da Silva Campos (1880-1940) e o músico e etnomusicólogo mineiro Djalma Corrêa (1942-2022).

Sobre o professor:

Rafael Galante é historiador e etnomusicólogo, mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Já ministrou cursos sobre seus temas de pesquisa em diversas instituições culturais públicas e privadas, dentre elas o Museu de Arte de São Paulo, Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), entre outras.

Realizou pesquisas sobre musicalidades e filosofias espirituais em comunidades quilombolas no Brasil e em Cuba. Junto a músicos e comunidades tradicionais de Moçambique, desenvolveu uma investigação sobre a presença cultural moçambicana nos processos históricos de formação das culturas musicais e identidades afro-diaspóricas no âmbito do espaço Atlântico. Sua tese de doutorado em História Social sobre as culturas sineiras centro-africanas e sua diáspora no Brasil venceu o Prêmio Sílvio Romero de Monografias em 2023, concedido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan).

Serviço: 

Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - a diáspora africana e a História social do ofício de sineiro no Brasil

Curso livre, com emissão de certificado

Local: Galeria do 3º andar do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Rua do Catete, 179 (prédio principal)

Data e horário: 10 a 12 de abril, das 14h às 17h

Carga horária: 9 horas

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu de Folclore Edison Carneiro

Rua do Catete, 179 Catete

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Museu de Folclore Edison Carneiro

O Museu de Folclore Edison Carneiro tem uma longa e expressiva contribuição na área do folclore e cultura popular, ao longo dos seus 55 anos. Ele faz parte do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular(CNFCP). A atual exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas" faz um diálogo com o público sobre a polifonia dos objetos de sua coleção. Quer mostrar as diferentes vozes dos muitos segmentos sociais que dizem do folclore e da cultura popular.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora