O evento já encerrou...
Os limites do discurso de ódio nas redes sociais
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Os limites do discurso de ódio nas redes sociais

30 out - 2020 • 15:00 > 19:00

Evento Online via Youtube

Descrição

O QUE É


O crescimento, o agravamento e a complexidade de casos envolvendo discursos de ódio, acelerados e amplificados nas mídias sociais, têm reforçado o desafio de se buscar soluções concretas e, principalmente, um instrumental de análise teórico para a questão capaz de auxiliar empresas, organizações não governamentais e entidades estatais e comunitárias a lidar, mitigar e solucionar tais casos. 

Ao mesmo tempo, o excesso e a velocidade de disseminação de conteúdos falsos têm exigido que veículos de comunicação, agências de checagem, empresas e órgãos de todos os governos mundiais invistam tempo e recursos para desmentir os boatos e informações enganosas. 

Nesse sentido, como o Brasil vai se preparar para fortalecer o combate à crescente onda de desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais nas eleições de 2020? Esses assuntos serão debatidos no dia 30/10, no evento online  Os limites do discurso de ódio nas redes sociais, que terá três painéis para refletir sobre o tema e buscar soluções concretas para resolver o problema.  Débora Freitas, jornalista da CNN, será a mediadora dos três encontros. 

IMPORTANTE: os painéis vão ser transmitidos via Facebook, Twitter e YouTube do HISTORY. Para participar e acompanhar tudo sobre os três encontros, faça a sua inscrição por aqui no Sympla. 

Este evento faz parte do lançamento do filme A Verdade da Mentira, que estará disponível no dia 26 de outubro nas plataformas digitais.

PROGRAMAÇÃO

Horário: 15h às 16h

PAINEL 1 | 
Como enfrentar o discurso de ódio no contexto eleitoral? 

Sobre:
o foco do painel é realizar uma reflexão sobre a dimensão e a urgência de falarmos sobre os discursos de ódio e linchamentos virtuais no período eleitoral. Vamos falar com a Justiça Eleitoral, e com atores  relevantes da sociedade civil, sobre como podemos nos  preparar para evitar e lidar com linchamentos virtuais e atentados à integridade moral e física de qualquer cidadão nas eleições de 2020. 

DEBATEDORES

- Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE

- Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) 

- Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN),do podcast Revisteen CBN Joca - o primeiro podcast de notícias voltado para jovens de 9 a 15 anos - e apresentadora  do documentário "A Verdade da Mentira", que será lançado no dia 26 de outubro. O filme A Verdade da Mentira, com direção de Maria Carolina Telles, é uma reflexão sobre o momento de desinformação e polarização extrema que vivemos e quais são os impactos desse fenômeno no nosso dia a dia. Ao longo do filme, são ouvidas diversas pessoas especialistas no assunto.

Horário: 16h30 às 17h30 

PAINEL 2 | 
A experiência de grupos que sofrem com discursos de ódio

Sobre: o foco do painel é apresentar casos concretos de pessoas e grupos que já sofreram e sofrem com discursos de ódio, desinformação proposital e com linchamentos virtuais com desdobramentos que não condizem nem com os ideais democráticos nem com o respeito à dignidade humana. Quais medidas e ações foram adotadas para diminuir, reverter e, quando possível, punir os envolvidos? O que a sociedade pode fazer para mudar esse cenário?  

DEBATEDORES

- Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP)

- Djamila Ribeiro, filósofa e escritora 

- Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, realizadores da pesquisa e do “Guia para Análise de Discurso de Ódio”

- Cristina Naumovs, jornalista, consultora de criatividade, inovação e humanidade para grandes marcas

- Rodney William, Babalorixá e Doutor em Ciências Sociais


Horário: 18h às 19h 

PAINEL 3| Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?


Sobre: o foco do painel é falarmos de boas práticas pelo mundo e ações concretas para evitar a disseminação de mensagens com discursos de ódio.  Como evitar, prevenir, frear e punir os linchamentos no mundo virtual e fora dele? Com a participação de especialistas, o objetivo é buscar ações concretas que podem ser colocadas em prática pelos TREs, pela Justiça Eleitoral e pelas plataformas de mídias sociais.  

DEBATEDORES

- Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa e atual diretora da International Fact-Checking Network

- Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE

- Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV DAPP 

- Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)


REALIZAÇÃO 

Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)ELO CompanyHISTORYAgência LupaMovimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) 




Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)

O Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) é uma organização sem fins lucrativos que acelera a inovação sistêmica para alcançar a equidade na sociedade. A iniciativa pesquisa como a tecnologia pode ser conciliada com a equidade em busca do bem comum e da prosperidade humana. A metodologia do IT&E tem, como base, os Sistemas Dinâmicos. É a partir dela que o Instituto busca auxiliar coletivos e organizações públicas, privadas e do terceiro setor, criando modelos para entender sistemas complexos,

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.