18 nov - 2019 • 07:30 > 20 nov - 2019 • 17:00
Formação para Profissionais visando a promoção de cuidados adequados a crianças e adolescentes vulneráveis
APOIO: Grupo de Estudo e Apoio à Adoção
de Belém Renascer.
Hoje temos no Brasil quase 50.000 crianças
acolhidas. Mais de 1200 foram adotadas
em 2017 (dados do CNJ) e o número de crianças que são reintegradas às suas
famílias de origem é ainda bem maior.
Contudo, é comum no ambiente do acolhimento ou nas famílias,
encontrarmos comportamentos desafiadores ou estranhos por parte destas crianças
e adolescentes. Os cuidadores tentam
usar métodos tradicionais de educação e disciplina, mas com muita frequência se
sentem frustrados porque eles são ineficazes com estes meninos. São recorrentes os diagnósticos de TDAH,
Transtorno Opositor de Conduta e outros transtornos entre estas crianças e
adolescentes. Muitos deles têm
dificuldades em obedecer, seguir orientações e regras, apresentam dificuldades
de socialização e de aprendizagem.
Com frequência vemos cuidadores cansados e
frustrados, perdidos no processo de cuidado e educação destas crianças e
adolescentes. Na adolescência, a
tendência a se envolverem com violência, drogas, álcool e promiscuidade sexual
é maior. Os traumas e vivências
dolorosas deixam marcas profundas no seu desenvolvimento, impactando-as nas
áreas neuro-cerebral, biológica, física, emocional, relacional, comportamental
e imunológica. Contudo, existem caminhos
que “curam”, e sua base são cuidadores afetuosos, com bom vínculo com estes
meninos, que compreendem sua realidade e reais necessidades, e se comprometem
em relacionar-se adequadamente com eles.
Nosso país carece de formações e de uma
abordagem eficaz para lidar com estas crianças e adolescentes, de forma que se
promova a saúde integral nestes indivíduos, que sejam auxiliados para
alcançarem a plenitude que lhes é possível.
Faz-se, então, necessária formação continuada
por parte das famílias adotivas, reintegradas, dos profissionais e famílias que
cuidam destes meninos no acolhimento familiar e institucional, para que possam
romper o ciclo transgeracional de violência, abuso, abandono e negligência;
para que se tornem pertencentes a uma família que cuida, nutre, protege,
potencializa e não desiste de seus filhos.
Como resultado da formação dos profissionais
da rede de garantia de direitos além de uma equipe mais qualificada e preparada
para lidar com todas as demandas e especificidades das crianças em situação de
vulnerabilidade vamos ter também profissionais mais capacitados para preparar e
acompanhar as famílias, promovendo reintegrações familiares e adoções mais
bem-sucedidas.
Portanto, temos como objetivo desse projeto de
formação:
Objetivo geral
Promover
a formação sobre a Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI –
Trust-Based Relational Intervention) para a rede de garantia de direitos da
criança e adolescente, a fim de que esses profissionais possam aplicar os referidos
conhecimentos no dia-a-dia de seu trabalho, assim como compartilhar os
aprendizados em sua instituição/organização.
Objetivos
específicos
-
Apresentar a abordagem de Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI –
Trust-Based Relational Intervention), com eficácia comprovada no tratamento de
traumas causados por abusos, negligência, maus tratos e institucionalização;
-
Fornecer uma estrutura de formação replicável e cientificamente embasada;
-
Promover maior unidade de pensamento e ação na rede de proteção e garantia dos
direitos da criança e do adolescente;
-
Atender às necessidades de formação e atualização de conhecimentos dos
profissionais envolvidos com as demandas das crianças e adolescentes que estão
institucionalizados, oferecendo-lhes suporte no desempenho das atividades que
lhes são inerentes;
-
Estimular estudos e pesquisas sobre o trauma gerado na institucionalização e
formas para superá-lo.
O Instituto Karyn Purvis de Desenvolvimento Infantil (https://child.tcu.edu/#sthash.BYPjlJ6Z.dpbs), ligado à Texas Christian University, EUA, se empenha em auxiliar crianças e adolescentes que sofrem os efeitos do trauma, abuso, violência ou negligência. Realizam pesquisas para aprofundarem a compreensão sobre as necessidades complexas destas crianças e como ajudá-las a superarem os desafios sociais, comportamentais e emocionais. Assim, desenvolveu uma abordagem para os profissionais da rede de garantia de direitos e as famílias lidarem adequadamente com os jovens e crianças, auxiliando-os a superar os efeitos do trauma, construir um senso de identidade, valor e propósito, melhorar seu comportamento, empoderá-los quanto à aprendizagem e desenvolver vínculos saudáveis. Esta abordagem é chamada de Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI – Trust-Based Relational Intervention).
O
Instituto, por meio de profissionais habilitados e por eles licenciados, forma
profissionais na Intervenção Relacional baseada na Confiança (TBRI –
Trust-Based Relational Intervention), que é um modelo holístico, construído com
embasamento científico, desenvolvido pelos Drs. Karyn Purvis e David Cross.
O Instituto Karyn Purvis de Desenvolvimento
Infantil é mundialmente respeitado e reconhecido, e está presente em 25 estados
americanos e 25 países. A equipe de instrutores para este treinamento é formada
por profissional habilitada pelo Instituto Karyn Purvis – Texas Christian
University, EUA e instrutores presencialmente treinados pelo instituto no
Brasil.
Instrutores:
1
- SARA VARGAS – Responsável Técnica
Sara
Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira é graduada em Direito (Universidade
Federal de Uberlândia-MG, 1995), especialista em Terapia Sócio-Construtivista e
Psicodramática de Famílias e Casais (Pontifícia Universidade Católica - GO,
2011), membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar. É Personal Coach,
Professional e Positive Life Coach e Executive Coach, membro da Sociedade
Brasileira de Coaching. (2012)
É
Fundadora e coordenadora executiva da Associação Pontes de Amor, Organização
Não Governamental de apoio à adoção e garantia dos direitos à convivência
familiar e comunitária no Triângulo Mineiro, associada à Associação Nacional de
Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD). (2012).
É Conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente em
Uberlândia – MG desde 2015. Foi Coordenadora do Serviço Família Acolhedora em
Uberlândia (2016 a 2018).
Atualmente
é Presidente da Angaad – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção.
É
também representante da Christian Alliance for Orphans e World Without Orphans
no Brasil, onde também Coordena o Orphan Sunday.
É escritora ("Felicidade 360" e
"Damas de Ouro", 2013, Editora Ser Mais)
Instrutora
Habilitada Licenciada pelo Karyn Purvis Institute of Child Development, Texas,
EUA (2019).
2
- Iracy de Souza Monteiro Rocha é Fundadora Presidente do GAPAM – Grupo de
Apoio à Adoção de Manaus – AM, Psicóloga Clinica - Uninilton Lins /Manaus/Am, especialista
em psicopedagogia - Faculdade Candido Mendes /RJ, especialista em Gestão do
Ensino Superior - Unicel/AM, professora de Ensino Superior na UNINASSAU, Orientadora
Educacional no Colegio La Salle, Coach e Pratitionner em PNL no Instituto
Humanizar /AM, possui formação sobre TBRI pelo Instituto Karyn Purvis, em 2019.
3
- Rosana Maria Souza de Barros, é graduada em Serviço Social pela Universidade
Federal do Pará (UFPA), mestre em Serviço Social – UFPA, voluntária do Grupo de
Apoio à Adoção de Belém Renascer, desde sua fundação em 2001. Foi facilitadora
do curso de Preparação para Pretendentes à adoção de 2007 a 2015, analista
judiciário – Serviço Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com
atuação em Vara de Infância e Juventude, de 2001 a 2011 e atualmente na
Coordenaria da Infância e Juventude desde 2010. Possui formação sobre TBRI pelo
Instituto Karyn Purvis, em 2019.
O Que é o
TBRI?
Por Que
Usá-lo?
Devido às suas histórias, crianças que vem de “lugares difíceis”
tem desafios em seus corpos, cérebros, comportamentos e sistemas de crenças. Enquanto uma variedade de estratégias
parentais podem ser bem sucedidas em circunstâncias típicas, estas crianças que
vem de “lugares difíceis” precisam de um cuidado que vai ao encontro de suas
necessidades específicas, endereçado à criança como um todo.
Onde é usado?
TBRI é usado em lares (famílias consanguíneas, extensas, adotivas
e acolhedoras), instituições de acolhimento, casas lares, escolas, acampamentos
e campos/orfanatos internacionais.
Como será o
curso?
Em Belém-PA, com Carga horária de 20 horas, divididas em 3 dias.
Os participantes que concluírem o curso receberão
certificado. O público alvo será
composto por integrantes de equipes interprofissionais da Rede de Garantia de
Direitos da Criança e do Adolescente (Rede de Acolhimento Institucional e
Familiar, Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária,
Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social,
Conselheiros Tutelares e de Direitos) de Belém.
A turma poderá contemplar até 60 participantes.
Dia 01
Dia 2
Dia 3
Travessa Quintino Bocaiúva, 1404 Nazaré
Belém, PA
Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção - ANGAAD
A ANGAAD é uma associação civil, filantrópica, cultural e de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, sem fins lucrativos, que congrega há 20 anos, mais de 170 Grupos de Apoio à Adoção (GAAs), com representatividade em todas as cinco regiões brasileiras. Trabalha pela garantia do direito à convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes institucionalizados, na perspectiva de uma cultura de adoção que prioriza os interesses dessas crianças e adolescentes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
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