Os 4 Elementos da Natureza na Educação
A criança terra, água, ar e fogo entre brincares que apoiam seu desenvolvimento sadio.
"A Natureza é Criança, a Criança é Natureza"
Os 4 elementos da natureza (terra, fogo, água e ar) envolvem nosso sentir, pensar e agir no mundo.
Cada criança traz consigo a essência de um dos 4 elementos da natureza que a conduz a um ritmo de se envolver e desenvolver em seu meio. O Curso “Os 4 Elementos da Natureza na Educação” proporciona a educadora/educador e mães/ pais uma compreensão (e ação) mais consciente sobre a força que rege cada criança e traz a possibilidade de como podemos apoiar o seu desenvolvimento sadio. Através de brincares e práticas pedagógicas que estejam entrelaçadas com o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança os participantes são conduzidos a elaborarem brincadeiras e repensarem como os 4 elementos podem ser o linha condutora para o ritmo do cotidiano escolar/lar. Um conhecimento antigo pouco estudado na educação mas que carrega uma ação revolucionária em sua prática acessível e transdisciplinar. A educação que precisamos buscar é a de ir a favor, e não contra, as forças do desenvolvimento de cada ser. Um EducarCom que se assimila a imitação da manutenção e expansão de um sistema ecológico e resiliente. Assim como saber que "o que está fora está dentro" nossa capacidade de observação precisa ir além de um olhar cartesiano para abrir a percepção que, como adultos, podemos interagir na educação com o intuito de proporcionar vivências e brincares que dialoguem com a natureza da criança.
Venha com a certeza que novas possibilidades de compor com o educar são possíveis e necessárias.
- Histórico sobre o estudo dos 4 elementos
- Ritmos da natureza no desenvolvimento humano e aplicado na prática pedagógica
- Onde estão os 4 elementos na educação?
- Como posso apoiar a aprendizagem cognitiva, física e emocional de uma criança com o conhecimento da força dos 4 elementos?
- A comunicação com a criança Terra, com a criança Água, com a criança Fogo, com a criança Ar.
- A imaginação permeando o brincar com os 4 elementos.
- Quais brinquedos e brincadeiras correspondem a cada elemento?
- Confecção de brinquedos e brincares que concentram o simbolismo de cada elemento.
- As emoções na infância e os 4 elementos.
- A criança Terra, água, fogo e ar e seu sentir o mundo.
- Os temperamentos humanos: fleumático, sanguíneo, colérico e melancólico.
- Haveria um 5° elemento?
Poetagoga, Crianceira, Educadora Popular e Pedagoga Brincante. Pós graduada em Educação Popular e Movimentos Sociais. Foi Coordenadora Pedagógica da Escola Janela - GO. Fundadora do Projeto de educação livre com a natureza: Pomar de Infância Timbaúva - RS. Implementou projetos de horta escolar e educação ambiental em escolas do RS nos últimos 10 anos. Criadora do PerCurso de formação para professoras(es) "A Natureza da Criança". Atua em escolas com crianças, adolescentes e adultos. Tutora madrinha de escolas e projetos educacionais que querem ousar uma educação transformadora. Gosta de brincar e ama as crianças. Também cursou o 1° setênio do curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf. Gosta de seguir diversas mestras e mestres na educação e, principalmente, despertar a potência de cocriação/autonomia das professoras(es).Tem fé na potência das educadoras(es) e trabalha para que sejam cuidadas e valorizadas em um futuro próximo.
Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor weiler
*Incluso certificado 7h, apostila e material digital.
* coffee break manhã e tarde.