17 dez - 2018 • 09:00 > 17:00
Orientando quem Orienta
Design Thinking para Educadores
Oficina Introdutória
A Liderança Pedagógica da SEMED Nova Iguaçu é a convidada e parceira especial para conhecer esta abordagem centrada nas pessoas, e como ela pode contribuir com a qualidade da educação gerando processos inovadores e soluções criativas, potencializando a inteligência coletiva da equipe, os projetos e os resultados das escolas.
"Um novo design para o ensino e a aprendizagem perpassa pelo resgate da sacralidade do ato de educar. O papel do professor que antes era o responsável direto por levar o conhecimento aos alunos, de forma convencional, precisa ser ressignificado. Neste novo cenário com informações em qualquer lugar e a qualquer hora, o professor que a sociedade precisa deve possuir ainda mais potencializadas as características de mediador, facilitador, curador e coach.
O professor precisa ter cabeça de designer apropriando-se da experimentação, transgredindo e questionando as próprias atitudes e resultados do cotidiano.
Inspiradíssima nos conceitos e poesias do Ruy Cezar do Espírito Santo, e em outras paixões, transbordo este texto, desejando provocar uma conversação reflexiva, associando abordagens que evocam o autoconhecimento na formação do professor, alinhadas aos feedbacks recebidos ao longo dos últimos dos 40 anos de transgressão no mundo da Educação.
Desde a certificação com Facilitadora em Design Thinking para Educadores, avistei o fio condutor comum a todos os acontecimentos, ou seja, o padrão que liga, conectando significados e significantes, transbordando a magia da transdisciplinaridade e sincronicidade. Tenho desafiado com mais potência pedagógica, as competências e limites daqueles que desejam descobrir a satisfação de sair da zona de conforto, sentindo-se capacitados a enfrentar novos desafios, ressignificar crenças e padrões de pensamentos que refletem diretamente na motivação do professor e consequentemente na do aluno, permitindo um ambiente vivo, colaborativo e empático para o desenvolvimento do aprendizado, ao engajamento do aluno e, por fim, ao aumento da performance educacional.
Precisamos tratar das permanentes transformações do universo e do lugar do humano que deseja SER autoconsciente e capaz de transformações com abordagens ativas que auxiliam a cocriar respostas para suas/nossas perguntas cotidianas com paixão e compaixão. Precisamos compreender que "a graça é ousar dar um passo em direção ao outro, ir além do medo de não ser amado", além de buscar força em si mesmo, transformando-se.
A autotransformação é um desafio urgente no “Agora”... E descobrir o Agora é também descobrir-se... Saber-se “quem é”. "
Acesse: (Depoimento de Graça Santos, Facilitadora Instituto Educadigital - atuante na formação continuada de profissionais interessados em facilitar processos colaborativos em escolas, instituições educativas e outras organizações que tenham atividades afins, utilizando a abordagem Design Thinking para Educadores e suas cinco fases (Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução)
#cursolabDT
#orientandoquemorienta
#CoachingEducacional
------
“Tenho visto professores começarem a redesenhar os espaços da sala de aula depois de entrevistarem seus alunos... E a desenvolver um novo currículo a partir de brainstorms e protótipos... O fato de professores utilizarem técnicas de design, centradas nas pessoas, para entender melhor seus alunos tem engajado mais os estudantes nas mudanças que o ambiente de aprendizagem precisa. Ao começar a planejar suas próprias experiências de sala de aula, o professor profissionaliza seu papel e permite uma mudança mais valiosa pautada pelas necessidades dos estudantes, em vez de só cumprir as demandas da escola ou da rede de ensino. Design Thinking é uma ação criativa e leva educadores a entender que o ato de criar um ambiente de aprendizagem realmente eficaz é uma arte ao mesmo tempo reflexiva e intencional. Se queremos mudar a educação e a aprendizagem para que sejam mais relevantes, mais eficazes e mais agradáveis para todos os envolvidos, professores precisam ser os designers-empreendedores e redesigners do “sistema” escolar e das próprias escolas.” (Depoimento de Dominic, diretor de escola)
O que é Design Thinking?
Para que posso usar o Design Thinking?
PROGRAMAÇÃO
Manhã - 9h às 12h
PENSANDO EM NOVOS DESIGNS
INTERVALO
Tarde
- 14h às 17h
PROTIPANDO
NOVOS DESIGNS
Avenida Abílio Augusto Távora, 1806, Jardim Alvorada
Nova Iguaçu, RJ
Graça Santos
idealizadora do Orientando quem Orienta, Palestrante, Escritora, Coach Educacional, Consultora Nacional FTD Educação, Coordenadora Editorial – Literare Books International e Mestranda em Mediação de Conflitos e Resolução de Problemas.