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Orientando quem Orienta Design Thinking para Educadores
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Orientando quem Orienta Design Thinking para Educadores

Descrição do evento

Orientando quem Orienta

Design Thinking para Educadores

Oficina Introdutória


A Liderança Pedagógica da SEMED Nova Iguaçu é a convidada e parceira especial para conhecer esta  abordagem centrada nas pessoas, e como ela pode contribuir com a qualidade da educação gerando processos inovadores e soluções criativas, potencializando a inteligência coletiva da equipe,   os projetos e os resultados das escolas.



Um novo design para o ensino e a aprendizagem

"Um novo design para o ensino e a aprendizagem perpassa pelo resgate da sacralidade do ato de educar. O papel do professor que antes era o responsável direto por levar o conhecimento aos alunos, de forma convencional, precisa ser ressignificado. Neste novo cenário com informações em qualquer lugar e a qualquer hora, o professor que a sociedade precisa deve possuir ainda mais potencializadas as características de mediador, facilitador, curador e coach. 

 

O professor precisa ter cabeça de designer apropriando-se da experimentação, transgredindo e questionando as próprias atitudes e resultados do cotidiano.

 

Inspiradíssima nos conceitos e poesias do Ruy Cezar do Espírito Santo, e em outras paixões, transbordo este texto, desejando provocar uma conversação reflexiva, associando abordagens que evocam o autoconhecimento na formação do professor, alinhadas aos feedbacks recebidos ao longo dos últimos dos 40 anos de transgressão no mundo da Educação.

 

Desde a certificação com Facilitadora em Design Thinking para Educadores, avistei o fio condutor comum a todos os acontecimentos, ou seja, o padrão que liga, conectando significados e significantes, transbordando a magia da transdisciplinaridade e sincronicidade. Tenho desafiado com mais potência pedagógica, as competências e limites daqueles que desejam descobrir a satisfação de sair da zona de conforto, sentindo-se capacitados a enfrentar novos desafios, ressignificar  crenças e padrões de pensamentos que refletem diretamente na motivação do professor e consequentemente na do aluno, permitindo um ambiente vivo, colaborativo e empático para o desenvolvimento do aprendizado, ao engajamento do aluno e, por fim, ao aumento da performance educacional.

 

Precisamos tratar das permanentes transformações  do universo e do lugar do humano que deseja SER autoconsciente e capaz de transformações com abordagens ativas que  auxiliam  a cocriar respostas para suas/nossas perguntas cotidianas com paixão e compaixão. Precisamos compreender que "a graça é ousar dar um passo em direção ao outro, ir além do medo de não ser amado", além de buscar força em si mesmo, transformando-se.

A autotransformação é um desafio urgente  no “Agora”... E descobrir o Agora é também descobrir-se... Saber-se “quem é”. "


Acesse: (Depoimento de Graça Santos, Facilitadora Instituto Educadigital - atuante na formação continuada de profissionais interessados em facilitar processos colaborativos em escolas, instituições educativas e outras organizações que tenham atividades afins, utilizando a abordagem Design Thinking para Educadores e suas cinco fases (Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução)



#cursolabDT

#orientandoquemorienta

#CoachingEducacional

 

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“Tenho visto professores começarem a redesenhar os espaços da sala de aula depois de entrevistarem seus alunos... E a desenvolver um novo currículo a partir de brainstorms e protótipos... O fato de professores utilizarem técnicas de design, centradas nas pessoas, para entender melhor seus alunos tem engajado mais os estudantes nas mudanças que o ambiente de aprendizagem precisa. Ao começar a planejar suas próprias experiências de sala de aula, o professor profissionaliza seu papel e permite uma mudança mais valiosa pautada pelas necessidades dos estudantes, em vez de só cumprir as demandas da escola ou da rede de ensino. Design Thinking é uma ação criativa e leva educadores a entender que o ato de criar um ambiente de aprendizagem realmente eficaz é uma arte ao mesmo tempo reflexiva e intencional. Se queremos mudar a educação e a aprendizagem para que sejam mais relevantes, mais eficazes e mais agradáveis para todos os envolvidos, professores precisam ser os designers-empreendedores e redesigners do “sistema” escolar e das próprias escolas.” (Depoimento de Dominic, diretor de escola)


O que é Design Thinking?

Para que posso usar o Design Thinking?

PROGRAMAÇÃO



Manhã - 9h às 12h

PENSANDO EM NOVOS DESIGNS

ØAcolhimento
ØApresentação
ØO que é Design Thinking?
ØInovação no Design
ØO que o Design não é
ØDesign Thinking e a Cultura Digital
ØInovação Aberta e Colaboração
ØModelo X Autoria
ØDesign Thinking e a EducAÇÃO
ØRitualização dos processos e Boas Práticas
ØOs Sete Sabertes Necessário necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin)
Ø Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Ø4º ODS para a Educação - UNESCO



INTERVALO




Tarde - 14h às 17h

PROTIPANDO NOVOS DESIGNS

ØPilares Do Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação
ØFases do Design Thinking
ØDescoberta
ØInterpretação
ØIdeação
ØExperimentação
ØEvolução
ØIdeias pedagógicas com Design Thinking
ØTrilha Base como ponto de partida
ØDesafios
ØSonhos e Pesadelos
ØFeedbacks
ØEntrega de Certificados
ØEncerramento


Local

Casa do Professor - Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu

Avenida Abílio Augusto Távora, 1806, Jardim Alvorada

Nova Iguaçu, RJ

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Termos e políticas

Sobre o organizador

Orientando quem Orienta Design Thinking para Educadores

Graça Santos

idealizadora do Orientando quem Orienta, Palestrante, Escritora, Coach Educacional, Consultora Nacional FTD Educação, Coordenadora Editorial – Literare Books International e Mestranda em Mediação de Conflitos e Resolução de Problemas.

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