Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Onde você estava, se você nem saiu de casa?
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Onde você estava, se você nem saiu de casa?

8 ago - 2020 • 18:30 > 23 ago - 2020 • 20:30

Evento Online

Descrição

Onde você estava, se você nem saiu de casa? é uma experiência-conexão de um para um a partir dos recursos do teatro físico. A experiência "um para um" já existe há muito tempo na performance presencial e o Teatro Lâmina viu neste formato, uma chance de "matar a saudade" de cada pessoa que faz a magia do teatro junto aos atores.  

 

Viviane Monteiro, que assina direção e dramaturgia, define o experimento como uma “conexão direta entre o teatro e o público” para tempos de saudade do palco. Na obra, cada ator personifica algum elemento que compõe o espaço físico do teatro e inicia sua interação com o público a partir disso. As personagens são: Zé Linóleo, Dona Proscênia, Rita Camarim, Ana Ribalta e Maria Coxia. “Trata-se de um exercício para manter a imaginação viva por meio da interação com o espectador. Quando nos conectamos, buscamos ocupar toda extensão da tela do celular e maior instrumento que temos neste momento é a voz, então apostamos nas modulações, suspiros e sussurros. Também desenhamos todo espaço da tela com gestos e aproximações”, conta a diretora.

 

A dramaturgia é tecida com informações sobre o teatro que são costuradas com trechos de textos como Soneto 66, de William Shakespeare; As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, e o poema Soube que vocês nada querem aprender, de Bertold Brecht – autores e nomes dos mais expressivos de suas épocas. A base de todo texto é praticamente a mesma para os atores do Teatro Lâmina, com exceção dos momentos em que falam sobre as características do teatro ligadas aos seus nomes e aos dramaturgos citados acima.

 

Viviane conta que, mesmo estabelecendo um encontro de um para um, o espectador não assistirá a uma peça de teatro. Ele viverá uma experiência de se conectar ao teatro. “É como se fosse uma chamada de vídeo com o teatro e o público poderá se conectar a partir da personificação deste espaço”, complementa.

 

Na concepção de uma cena que se resume a uma tela de celular com a câmera posicionada na direção vertical, Viviane conta que a criação coletiva do grupo potencializou a linguagem do teatro físico, que já é uma característica do grupo. Conta também sobre as influências diversas, como improvisação e espontaneidade dos atores da commedia dell'arte, o jogo cênico dos clowns, além de técnicas de respiração e articulação que o grupo desenvolve.  “Acredito piamente que o teatro é a arte do ator. Essa experiência – apesar de não a considerar ‘teatro’ – é tão efêmera quanto uma peça teatral. Confio que meus atores dominarão este pequeno espaço virtual como dominam o palco. Improvisarão como improvisam no palco mesmo com um texto pronto e estarão em prontidão como estão no palco. É uma experiência para atores e público viverem juntos, assim como no espaço físico do teatro. O elenco vem trabalhando com carinho e frio na barriga há tempos. Estamos ansiosos para matar um pouquinho da saudade”, finaliza a diretora.

 

Sinopse

Zé Linóleo, Dona Proscênia, Rita Camarim, Ana Ribalta e Maria Coxia são Teatro. Todos estão aqui há mais de cem anos e procuram por alguém para dividir suas histórias já que ninguém os visita mais. Os personagens interagem com os espectadores em um formato um para um, mostrando um pouco de suas realidades dentro de “casa” e os convidando para refletir e se conectar com o que faz a magia acontecer neste lugar.



Ficha Técnica

Texto original: Viviane Monteiro. Textos usados: Soneto 66, de Shakespeare; trecho de As Três Irmãs, de Tchekhov; e o poema Soube que vocês nada querem aprender, de Brecht. Direção Geral: Viviane Monteiro. Assistência de Direção: Angélica Prieto. Elenco: Julia Azzam, Giovanna Kuczynski, Inácio Marçal, Inaiê Kariny e Giovanna Koyama. Figurino, Maquiagem, Cenário, Iluminação, Pesquisa Cênica, Pesquisa de Improviso e fotografia: o grupo. 


Serviço

Onde você estava, se você nem saiu de casa?

Teatro Lâmina

Temporada: 18 de julho até 23 de agosto

Sábados, 1ª sessão às 18h30 e 2ª sessão às 20h

Domingos, 1ª sessão às 18h30 e 2ª sessão às 20h

Dias 22 e 23 de Agosto as sessões serão as 18:30, 19:30 e 20:30

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 20,00, à venda pelo Sympla

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Teatro Lâmina

Em 2017 o Teatro Lâmina estreou no VIGA Espaço Cênico com "A Via Crucis do Corpo” de Clarice Lispector, dirigida por Adriana Pires e lotou todas as sessões. Em seguida, o grupo entrou como realizador num projeto de Nelson Rodrigues e ganhou o Prêmio Cenym de Melhor Cia de Teatro, em 2018. Os processos de ensaio acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade e durante o período de pandemia, o grupo se reúne online religiosamente três vezes por semana para continuar suas pesquisas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.