Login
O evento já encerrou...
OKó: Maskulinidades Transatlanticas {Temporada de estréia}
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

OKó: Maskulinidades Transatlanticas {Temporada de estréia}

28 jun - 2021 • 20:00 > 4 jul - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Refletindo sobre a construção da figura masculina em diáspora e suas relações com a urbanidade, a vídeo performance de Flip Couto apresenta um corpo que desfila uma masculinidade e se transforma em diálogo com as coreografias sociais presentes nos territórios por onde caminha. Com direção de Malu Avelar e fotografia de Afrop, o trabalho gravado* nos entornos dos terminais rodoviários do Jabaquara, Cachoeirinha e Lapa e inspirado no pensamento de Beatriz Nascimento, mapeia corpos que se fundem com os espaços públicos revelando subjetividades esquecidas nos trânsitos transatlânticos, expandindo a ideia da performance de gênero através de um olhar plural e sensível.


Ocó” é um termo usado por mulheres trans e travestis para se referir ao “Homem” no “Pajubá”, linguagem inspirada no idioma "Iorubá'' e utilizada por pessoas da comunidade LGBTQIA+ para se comunicarem sem ser percebida em espaços públicos.


"A articulação para que isso transcendesse foi um exercício de fé na sua mais pura imaginação do que isso poderia vir a ser. No que você acredita? Para além das constelações imensas que nós somos, o exercício filosófico, conceitual que se desenvolveu em dança, voz, imagem, designer, sonoridade, tecido, escrita e nas infinitas produções do coletivo e dos indivíduos desse projeto." - Malu Avelar


Programação da temproada de estréia

28/06 atividade: bate papo com a equipe de criação (Estréia)

29/06 atividade: papo de Alex Ratts

30/06 atividade: papo de Lam Matos

01/07 atividade: papo de Gal MArtins

02/07 atividade: papo de Fênix Zion

03/067atividade: Dj set com Felinto

04/07 atividade: Dj set Flip Couto (Encerramento da temporada)

O processo de criação do projeto aconteceu de forma colaborativa entre artistas LGBTQIA+ de diferentes linguagens que compartilharam visões sobre a identidade masculina criando diálogos através de suas diferentes estéticas artísticas. E com a escassez de debates sobre perspectivas da masculinidade com o cruzamento racial, de identidade e orientação sexual, as vozes do projeto pretendem ampliar a discussão gerando novos espaços de encontro e possibilitando um olhar para as diferentes subjetividades de um corpo, seja ele masculinizado ou não.

O Projeto Okó incluí além da vídeo performance, o podcast Radio Okó, gravado nos equipamentos da SMC e com cinco convidados especiais (Neon Cunha, Viny Rodrigues, Formigão, Caru de Paula e Pedro Guimarães) que vão bater um papo sobre masculinidades plurais, racialidades e performatividades; e Okó Zine, publicação com textos e organização do zineiro e poeta Rudá Terra Boa e com ilustrações da artista visual Guilhermina Giusti, traz reflexões sensíveis sobre a identidade masculina falando sobre afeto, prazer, cuidado, ancestralidade e memória.




Equipe Criativa

Concepção e Performance: Flip Couto

Direção: Malu Avelar

Direção musical: Felinto

Visagismo e figurino: Gil Oliveira
Zine e poesias: Rudá Terra Boa

Poesias e orientação de pesquisa: Alex Ratts

Preparação Corporal: Félix Pimenta

Treinamento funcional: Juliana Ramos

Identidade visual: Guilhermina Augusti
Direção de Fotografia e Operação de Câmera: Pedro Jorge Afrop
Edição e Coloração de vídeo: Ferrerin

Produção: Preto Téo Realização: A.Voadoras

Assessoria de imprensa: Griot Assessoria

Apoio: adidas Brasil

Agradecemos a Beatriz Nascimento (1942-1995) por ter inspirado nossas caminhadas poéticas e subjetivas durante o processo de criação do projeto e na vida. Projeto contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc da Cidade de São Paulo. *Todas as gravações foram feitas de acordo com as medidas preventivas do COVID-19 A temporada de estréia de Okó apoia a cirurgia de retirada das mamas do nosso produtor odara Preto Téo
"Sabe, com o corpo de hoje, ainda de seios grandes, evito correr por qualquer motivo que seja. Não vou na piscina nem convidado de graça, sofro na praia, evito toques da minha companheira, odeio esbarrar nas coisas, escolho cada roupa avaliando centímetros de volume, uso compressores que me causam dor todos esses anos. E todo esse processo é bastante doloroso, angustiante, cansativo, e já dura há tempos! Então, é muito além de estética, é liberdade. Por isso, sim, simples assim. A sua contribuição alimenta a minha liberdade."

- Preto Téo
Contribua!
Link
 
https://abacashi.com/p/mastecpretoteo

Acesse: www.avoadoras.com/oko


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

OKó: Maskulinidades Transatlanticas {Temporada de estréia}

A.Voadoras

Agência criativa especializada em soluções e fomento à troca de saberes entre artistas, clientes e instituições. Contamos com especialistas em desenvolvimento e execução de ideias, atuando para gerar engajamento e transformações sociais através do protagonismo de pessoas negras, trans e outras existências não hegemônicas, que questionam a normalidade em busca de novas visões para um mundo plural.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.