App Sympla
Baixe agora

Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA

EE Euclides da Cunha - São José do Rio Pardo, SP
23 de novembro de 2019, 08h-17h

Inscrição

R$ 0,00

OBSMA 2019 
Grátis
Inscrições até 20/10/2019
0

Descrição do evento

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE - OBSMA

OFICINAS PEDAGÓGICAS

O Conselho Municipal de Educação, em parceria com o Fórum Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, todos do território de São José do Rio Pardo, e ainda com a Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista e a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, promoverá a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA e suas Oficinas Pedagógicas em São José do Rio Pardo.


E ainda contamos com o apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNCME/SP que sempre nos acolhe e motiva nas iniciativas em prol da qualidade da oferta da Educação.

Mas o que é a OBSMA?

  • É uma olimpíada diferente!

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos estão o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e educandos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente.

A Olimpíada é voltada aos educandos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC e visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Criada em 2001, a OBSMA incentiva a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.


  • Oficinas Pedagógicas para os Educadores!

Todos sabemos que Saúde e Meio Ambiente são temas importantes para a formação de cidadãos brasileiros conscientes e críticos. Mas você sabe por onde começar? Como abordar determinados temas com seus educandos? Como montar um projeto científico? Como estimular discussões sobre Ecologia ou Saúde Pública? Que atividades práticas são mais interessantes? Estas e outras questões pedagógicas são comuns a profissionais que desejam trabalhar com estes assuntos.

Ainda, que os temas transversais Saúde e Meio Ambiente, aliados aos diversos debates atuais sobre a melhoria da qualidade da Educação no país, têm sido constantemente tratados como um dos eixos fundamentais na construção de currículos e proposta pedagógicas que visem a fortalecer as novas concepções educacionais. Justifica-se, portanto, a apresentação da proposta de organização de oficinas pedagógicas com metodologia flexível, isto é, que possam apresentar diferentes dinâmicas, como aulas, palestras, seminários, bate-papos ou atividades práticas. Tais oficinas visam sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da Educação Básica e o fortalecimento da prática docente.


As Oficinas Pedagógicas englobam as temáticas:

1. Produção Audiovisual na Educação Básica: transdisciplinaridade entre Saúde e Meio Ambiente:

  • Noções de Saúde e Ambiente: convergências, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade;
  • Noções de produção audiovisual e metodologias;
  • Prática: elaboração de um projeto na modalidade audiovisual na Escola, e
  • Prática: apresentação de resultados e avaliação.

2. Produção Textual no cotidiano escolar: como articular os temas Saúde e Meio Ambiente na produção textual:

  • Noções de Saúde e Ambiente: convergências, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade;
  • Noções de produção audiovisual e metodologias;
  • Prática: elaboração de um projeto na modalidade textual na Escola, e
  • Prática: apresentação de resultados e avaliação.

3. Projeto de Ciências na Educação Básica: trabalhando os temas Saúde e Meio Ambiente:

  • Noções de Saúde e Meio Ambiente: convergências, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade;
  • Noções de Projetos de Ciências e metodologias;
  • Prática: elaboração de um Projeto de Ciências na Escola, e
  • Prática: apresentação de resultados e avaliação.


As Oficinas Pedagógicas são um espaço de formação continuada que a FIOCRUZ oferece em busca de contribuir para o profissional da Educação que, cada vez mais, deseja um Brasil mais saudável e sustentável.

As Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA são um dos canais da FIOCRUZ para a manutenção do diálogo com professores e escolas de todo o país. Elas contam com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de Saúde e Meio Ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados aos formatos projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual – as três modalidades de participação da OBSMA.

Os encontros são pensados como uma ação para construir, em parceria com professores de todo o Brasil, novas metodologias e abordagens pedagógicas que privilegiem a transversalidade e o diálogo entre a Educação e os temas Saúde e Meio Ambiente.


  • Qualidade da Educação no País!

A melhoria da qualidade da Educação no País é tema constantemente tratado como um dos eixos fundamentais na construção de currículos e propostas pedagógicas que visem fortalecer novas concepções educacionais. Portanto, a organização de Oficinas Pedagógicas propõe uma metodologia flexível, em que as atividades possam apresentar diferentes dinâmicas como aulas, palestras, seminários, bate-papos e práticas. As Oficinas procuram sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da Educação Básica e o fortalecimento da prática docente.


Então, se você é professor da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Pardo, ou da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, pertencente ao polo da Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista, ou ainda, das instituições privadas no nosso território, e deseja participar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA, por meio das Oficinas Pedagógicas, inscreva-se e venha conosco criar novos possíveis à Educação!!!


Para mais informações, entre contato conosco através:

 19.9.9418.5421 - Milton Herrera

  cme.sjrp@gmail.com | cme@saojosedoriopardo.sp.gov.br


Sobre o produtor

Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação de São José do Rio Pardo, e encontram-se em pleno funcionamento atendendo às suas atribuições e contribuindo com a Educação no Município de São José do Rio Pardo e outros.

Comentários

Local

EE Euclides da Cunha
Centro, São José do Rio Pardo , Centro
São José do Rio Pardo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.