Nesta primeira oficina de 2022, oferecemos aos participantes um passeio pelos fundamentos teóricos essenciais para a construção da linguagem poética, analisados em conjunto com o estudo da autobiografia e da autoficção, temas que têm despertado grande interesse e suscitado vívidos debates na literatura contemporânea.
O mergulho em tais tópicos, intensificado pela proposição de exercícios ao final de cada troca, proporcionará aos inscritos a oportunidade de testar os limites do próprio fazer poético, trazendo para a arena da poesia elementos ainda pouco explorados no gênero.
Esta oficina é para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório criativo a partir da investigação das formas literárias autorreferenciais.
A Fazia Poesia acredita que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.
Conteúdo programático
A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.
Com exceção do último dia, planejamos propostas de exercícios práticos durante e também entre as datas de cada encontro.
ENCONTRO 01: O que cabe em um nome?
- 16 de fevereiro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30.
No primeiro encontro, conheceremos algumas noções de autoria em literatura como, por exemplo, quem é a pessoa que escreve, e discutiremos a relação entre a pessoa criadora e a pessoa por detrás da escritura (pessoa empírica). Abordaremos, ainda, a noção de “morte do autor”, tal como concebida por Roland Barthes e outros estudiosos, e a crise do sujeito clássico.
Para tratar do movimento oposto, qual seja, o “retorno do autor”, serão apresentadas formas literárias como diário, memórias, confissões, cartas, autobiografia e romance autobiográfico.
Falaremos dos instrumentos de linguagem que podem ser postos a serviço do retorno do autor na poesia: melopeia, fanopeia, logopeia, com base na teoria de Ezra Pound e, para finalizar, um exercício envolvendo diários e ilustrações será aplicado.