Fale com o produtor

O evento já encerrou...

OFICINA ONLINE | Escrita de si: biografia, autoficção e poesia

Carregando recomendações...
Evento encerrado

OFICINA ONLINE | Escrita de si: biografia, autoficção e poesia

16 fev - 2022 • 19:30 > 26 fev - 2022 • 11:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento


Nesta primeira oficina de 2022, oferecemos aos participantes um passeio pelos fundamentos teóricos essenciais para a construção da linguagem poética, analisados em conjunto com o estudo da autobiografia e da autoficção, temas que têm despertado grande interesse e suscitado vívidos debates na literatura contemporânea.

O mergulho em tais tópicos, intensificado pela proposição de exercícios ao final de cada troca, proporcionará aos inscritos a oportunidade de testar os limites do próprio fazer poético, trazendo para a arena da poesia elementos ainda pouco explorados no gênero.

Esta oficina é para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório criativo a partir da investigação das formas literárias autorreferenciais.

A Fazia Poesia acredita que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.

Conteúdo programático

A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.

calendário de fevereiro/22 com a data dos encontros em destaque

Com exceção do último dia, planejamos propostas de exercícios práticos durante e também entre as datas de cada encontro.


ENCONTRO 01: O que cabe em um nome?
  • 16 de fevereiro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30.

No primeiro encontro, conheceremos algumas noções de autoria em literatura como, por exemplo, quem é a pessoa que escreve, e discutiremos a relação entre a pessoa criadora e a pessoa por detrás da escritura (pessoa empírica). Abordaremos, ainda, a noção de “morte do autor”, tal como concebida por Roland Barthes e outros estudiosos, e a crise do sujeito clássico.

Para tratar do movimento oposto, qual seja, o “retorno do autor”, serão apresentadas formas literárias como diário, memórias, confissões, cartas, autobiografia e romance autobiográfico.

Falaremos dos instrumentos de linguagem que podem ser postos a serviço do retorno do autor na poesia: melopeia, fanopeia, logopeia, com base na teoria de Ezra Pound e, para finalizar, um exercício envolvendo diários e ilustrações será aplicado.

ENCONTRO 02: Sobre a escrita autobiográfica
  • 19 de fevereiro (sábado), das 9h às 11h

Traçaremos um panorama histórico das escritas autobiográficas, surgidas com influência do cristianismo, que estimulou o “exame de consciência”. Em prosseguimento, nos aprofundaremos no estudo das memórias, das confissões, dos diários íntimos, do diário como procedimento literário e, modernamente, da escrevivência.

Será introduzido aos participantes o conceito de “pacto autobiográfico”, criado no século XX por Philippe Lejeune, acompanhando o desenvolvimento dos estudos sobre a autobiografia.

Para encerrar o encontro, falaremos do conceito de “biografemas”, cunhado por Roland Barthes para descrever instrumentos de inscrição biográfica na literatura. Veremos também os diálogos e as apropriações entre a poesia e a biografemática, temas do exercício proposto neste encontro.

ENCONTRO 03: Autoficção: “eutrecruzamentos”.
  • 23 de fevereiro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30.

No nosso penúltimo encontro, abordaremos a autoficção e algumas de suas teorias, marcadamente as de Serge Doubrovsky, Vincent Colona e Anna Faedrich. Também discutiremos sobre o que não é autoficção, o hibridismo possibilitado por esse gênero literário e sua aplicabilidade à poesia, encerrado com um exercício relacionado aos outros dois exercícios anteriores.

ENCONTRO 04: Somos nós e não nós
  • 26 de fevereiro (sábado), das 9h às 11h

Com a intenção de finalizar e amarrar as ideias, traremos à tona os poemas produzidos nos encontros anteriores, de maneira a realizar uma leitura em conjunto e concluir as teorias apresentadas e os poemas que exemplificam e exploram as camadas da autobiografia e da autoficção e sua relação com a poesia.

Exposição das obras

Publicaremos o resultado dos exercícios no portal Fazia Poesia, em um artigo de exposição sobre a oficina.

faziapoesia.com.br

Acreditamos que essa exposição é uma oportunidade para produzir uma mostra visual e aproximar a turma com um público-leitor amante da poesia, além de proporcionar que o artigo atue como arquivo da oficina.

Confira abaixo o que produzimos nas últimas 3 oficinas realizadas:

Sobre a ministrante


Anna Clara de Vitto (Santos/SP, 1986) é poeta e autora de Água indócil (Urutau, 2019) e Meada (ed. da autora, 2019). Desde 2017, integra a coordenação do Clube da Escrita para Mulheres, fundado pela escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes. Em 2018, concluiu o Curso Livre de Preparação do Escritor — CLIPE (Módulo Poesia), oferecido pela Casa das Rosas, em São Paulo. Em 2019, pela mesma Casa, concluiu o curso Poesia Expandida. Possui poemas publicados nas revistas Ruído Manifesto, Mallarmagens, Germina Literatura, Plural, Fazia Poesia (na qual fez parte da equipe da poetas), Literatura e Fechadura, Escrita Droide, entre outras. Além das publicações esparsas, ministra oficinas de poesia e participa de saraus, performances poéticas, podcasts, leituras e mesas de debate.


Referências bibliográficas teóricas

FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

DELGADO, Caroline de Almeida. À procura da própria coisa. A autoficção em Um sopro de vida, de Clarice Lispector. Tese (Mestrado em Cognição e Linguagem) — Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Campos dos Goytacazes, 2015.

NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre a autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FAEDRICH, Anna. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira contemporânea. Itinerários, Araraquara, n. 40, p. 45–60, jan./jun. 2015.

Lista exemplificativa de obras literárias e autoras abordadas durante a oficina

Os anos, de Annie Ernaux
Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Um, nenhum, cem mil, de Luigi Pirandello
Escrever, de Marguerite Duras
Lá embaixo, de Leonora Carrington
Antologia, de Adília Lopes
O quarto rosa, Francisca Camelo
Ariel, de Sylvia Plath
O tempo adiado, de Ingeborg Bachmann
Concha vazia, de Sophie Nadas
Zami: Uma nova grafia do meu nome (uma biomitografia), de Audre Lorde

Inscrições

A turma é limitada a 25 vagas.

As inscrições possuem o valor individual de R$ 189,90 e se dão por meio desta página na plataforma Sympla.

Temos uma vaga com 100% de desconto para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Para declarar interesse, uma carta de intenção deve ser enviada para o email [email protected].

FAQ

É necessário possuir alguma base teórica para participar da oficina?
Não. A oficina é para qualquer entusiasta da poesia.

Será emitido certificado?
Sim. A Fazia Poesia emitirá certificados individuais de curso livre de acordo a legislação, com a carga horária de 08 (oito) horas.

Por que a turma é limitada a 25 vagas?
Com base nas oficinas realizadas em 2020 e 2021, acreditamos que 25 pessoas em uma sala virtual seja um número saudável e proveitoso, com o qual a troca de experiência pode acontecer sem comprometer a qualidade da oficina.

O material usado será disponibilizado?
Sim.

Existe um meio para conhecer a turma e trocar ideias?
Criaremos um grupo temporário no Telegram com todas as pessoas da oficina. A presença neste grupo não é obrigatória e serve apenas para troca de informações e interação entre os integrantes da turma e equipe de organização da oficina. Nosso principal canal de contato é por e-mail.

As aulas ficarão gravadas?
Sim, por até 15 (quinze) dias após o último encontro. O formato da oficina é pensado para acontecer de maneira síncrona por incluir atividades práticas que acontecerão durante os encontros. A ausência nos encontros síncronos pode comprometer a experiência das atividades práticas propostas.

Quais as formas de pagamento?

  • As mais variadas, consulte as opções na plataforma Sympla no momento da compra do ingresso.

Eu não moro no Brasil, posso fazer a oficina?
Sim. Solicite orientações de inscrição pelo nosso instagram @faziapoesia.

Fiquei com dúvida num trem aqui, qual a melhor forma de entrar em contato com a Fazia Poesia?
Pelo e-mail [email protected] ou pelo direct do Instagram.


A ilustração utilizada para representar essa oficina foi autorizada pelo ilustrador Jan Jaap Weerheijm (Rotterdam/Netherlands)


• Fazia Poesia • Programa de oficinas 2022 •
@faziapoesia no instagram
@faziapoesia no twitter


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Fazia Poesia

Somos um portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para mais de 20 mil leitores mensalmente. No ar desde 2016, damos voz e espaço a poetas cuja leitura é necessária. | [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora