O evento já encerrou...
Oficina: Figurino em ação num carnaval silencioso
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Oficina: Figurino em ação num carnaval silencioso

25 fev - 2021 • 15:00 > 17:15

Evento Online via Zoom

Descrição

O Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte realiza em sua programação da Semana das Artes Visuais, a oficina Figurino em ação num carnaval silencioso, com a ministrante Arianne Vitale.

Figurino em ação num carnaval silencioso é uma oficina de mascaramentos e transformações efêmeras no corpo por meio da sobreposição de camadas e materialidades. Um olhar para si e para o outro pelas janelas do Zoom, inscrevendo arquiteturas sobre a sua própria imagem em ação – na mesma dinâmica que move o carnaval –, onde o que vai acontecer depende apenas de estar presente e se jogar na experimentação. 

A oficina Figurino em ação propõe para a Semana das Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura um procedimento aberto de criação e experimentação, que ativa ações performativas e participativas pela presença do corpo adornado interagindo com as pessoas e com o contexto que se utiliza da plataforma online Zoom como suporte.  

O ato de vestir cria um dispositivo que abre campo para a imaginação, a memória e a presença do corpo utópico e político em ação, no qual a máscara e a indumentária, segundo Foucault em seu texto O corpo utópico, “colocam o corpo em um lugar que não tem lugar diretamente no mundo (e) fazem desse corpo um fragmento de um espaço imaginário, que entra em comunicação com o universo das divindades ou com o universo do outro”. Nessas relações de espontaneidades, no confronto poético do corpo com o material e seus fluxos, o figurino torna-se um elemento de ruptura e intervenção. 

A Oficina Figurino em ação num carnaval silencioso é aberta a qualquer interessado, de classificação etária LIVRE.

Para participar é preciso: ter um dispositivo conectado à internet para acessar a plataforma Zoom, câmera e corpo presente, além de ter em mãos materiais para fixar coisas sobre o corpo (uso muito meias-calças, fita crepe, barbante, papel, caneta, tesoura ou mesmo apenas o equilíbrio) e tudo o que você quiser e tiver para sobrepor ao seu corpo. Podem ser palavras escritas, objetos, livros, utensílios, cores, brilhos, lixos ou mesmo nada e apenas estar presente, camadas, camadas e camadas.  

O silêncio do fazer vai ser quebrado por conversas, leitura de fragmentos do “Corpo Utópico” de Foucault (leitura recomendada), falas espontâneas das participantes e quem sabe um samba...

LINK PARA O TEXTO “O CORPO UTÓPICO” DE MICHEL FOUCAULT: https://drive.google.com/file/d/1vvjl6Pkp_cGK5aFEg7TfENnOdVxAwhHn/view

A oficina Figurino em ação num carnaval silencioso com Arianne Vitale na Semana das Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura é uma contrapartida sociocultural do projeto Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, n°1520/2017, aprovado no edital Lei Municipal Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2017/2018. A FLAC é proposta e realizada pela Akala. Para conhecer a FLAC acesse http://flac.art.br/

Arianne Vitale é artista, figurinista, pesquisadora e professora que atua em diferentes áreas das Artes Visuais e Cênicas. Mestre em artes, faz doutorado na ECA/USP no Laboratório de práticas performativas da Universidade de São Paulo, USP. Realiza o projeto Figurino em ação desde 2016 e dentre as principais ações estão: Palestra na Quadrienal de Praga – República Tcheca 2019; Cursos no Sesc Paulista, Sesc Pompéia e Sesc Pinheiros em São Paulo; Inverno Cultural da UFSJ - Residência artística Artes Cênicas em São João del Rei, 2018; Mostra de Artes visuais do Sesc Minas - Sesc Uberlândia, 2017 e Sesc Desportivo Belo Horizonte, 2016 /2017, entre outras.

Trabalha como criadora, figurinista, cenógrafa para teatro e trabalhou em peças com grandes diretores como: Frank Castorf na Alemanha no Volksbühne em Berlim, com Antonio Araújo e o Teatro da Vertigem, Teatro de Narradores - Cidade Vodu na Vila Itororó - MIT SP 16 , Eugenio Lima MIT SP 17, entre outros em São Paulo e Berlim, onde viveu por 7 anos. É professora do curso de Design de Moda e Turismo e Eventos na FAM em São Paulo, ministrando aulas de Laboratório de Criatividade, História: Moda e cultura, Linguagem fotográfica, Projeto integrado e Cultura arte e inovação.


Atenção - A aquisição do bilhete implica na aceitação das seguintes normas:

1 - A retirada do ingresso não implica a confirmação da inscrição. Os participantes serão selecionados mediante breve carta de intenção (a ser preenchida ao final da retira do ingresso).

2 - Os selecionados receberão o email de confirmação no dia 24 de Fevereiro, com o link e senha para acesso ao Zoom.

3 - Gostaríamos de solicitar que, por gentileza, não encaminhem o link do evento ou senha de acesso para qualquer outra pessoa, pois a sala de exibição possui uma lotação máxima cujo controle acontece através da retirada dos ingressos na página do evento.

5 - Ao adquirir o bilhete, o beneficiário automaticamente autoriza a gravação da oficina por parte da produção.

6 - Recomendamos que utilize computador e use de fones de ouvido ao participarem da oficina, para uma experiência melhor.


O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Oficina: Figurino em ação num carnaval silencioso

Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC, o Circuito Municipal de Cultura atua nas nove regionais de Belo Horizonte visando potencializar a programação cultural e artística da cidade,   por meio da valorização da produção local e de atrações relevantes do cenário cultural brasileiro, de forma descentralizada.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.