Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
Oficina de produção de crônicas com o escritor Luiz Andrioli
Carregando recomendações...
Oficina de produção de crônicas com o escritor Luiz Andrioli

Descrição do evento


O que um varal pode revelar sobre a vida dos donos das roupas? Esta é a provocação inicial da oficina de crônicas ministrada pelo escritor Luiz Andrioli. O autor irá fazer uma exposição sobre o gênero e discutir sobre os principais autores brasileiros que se dedicaram ao estilo. Na sequência, apresentará o seu novo livro Crônicas do varal da casa ao lado, detalhando o processo de construção do texto e as etapas editoriais. Por fim, os participantes serão convidados a produzir uma crônica a partir de fotos previamente coletadas de varais de roupas. 

Importante (pré-requisito): cada participante deverá levar uma foto de um varal de roupas. Pode ser feita com celular. Vale varal próprio, do vizinho, em casa, no apartamento... Importante é trazer um registro feito pelx próprix alunx, o qual será usado para o desenvolvimento do texto em sala. 

Começaremos pontualmente às 13h30 e teremos espaço para um coffe break no meio da tarde!

Esta atividade faz parte do projeto Crônicas do varal da casa ao lado, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que prevê o lançamento de um livro de crônicas de Andrioli, além desta oficina. O projeto teve o incentivo da empresa Celepar.  

    Data: 28 de junho de 2019, sexta-feira

    Horário: 13h30 às 16h30

    Levar material de anotação e caneta. 

    Pré-requisito: Ser professor, preferencialmente da rede pública de ensino e levar 1 foto de varal de roupas salva no celular. 


Sobre o livro

Um jornalista observa o cotidiano da vizinha do seu local de trabalho por cima de um muro baixo. A vida da moradora é exposta através das roupas colocadas para secar ao sol. Uma relação que amadurece sob as torres de transmissão do bairro que abriga as emissoras de TV e de rádio na capital paranaense. Este é o fio condutor de “Crônicas do Varal da Casa ao Lado”, quinto livro do escritor curitibano Luiz Andrioli.

Com a vivência de mais de dez anos no Pilarzinho, tradicional bairro residencial e das empresas de radiodifusão, o autor buscou no entorno de sua rotina material para parte destas 26 crônicas ora apresentadas ao público.

Nas palavras de Andrioli:

Eu gosto de estar fora do contexto.

As notícias contam histórias que acontecem no mundo. Uma crônica é a notícia que eu gostaria que acontecesse.

A notícia é o barulho. A crônica é o silêncio.




Sobre o autor

Luiz Andrioli é escritor, jornalista e empreendedor cultural.  Tem especializações em Cinema e Gestão Empresarial. Mestre em Autor de O Circo e a Cidade (Biografia, Editora do Autor), O laçador de cães (Contos, Grua Livros), A Menina do Circo (Infanto-juvenil) e O silêncio do Vampiro (Crítica e Interpretação). Para Teatro, escreveu Não só as balas matam O casamento da filha do palhaço. É também proprietário da editora Prosa Nova. www.luizandrioli.com

 

            Trecho do livro

Aquele muro, de certa forma, era como o microfone que eu abandonara. Com ele, o microfone, eu ganhava uma permissão para entrar na vida das pessoas que me narravam dores e amores. Na falta, busquei o muro baixo que separava meu espaço de trabalho da vida simples da vizinha. Seu varal era uma nova história que eu observava e me ajudava a traduzir algo de mim, um tanto dos meus desejos de estar do outro lado, no meio daquele jardim cuidado espontaneamente nas últimas décadas. Parafraseando Balzac, Dona Júlia poderia ser eu.

De certa maneira, desejando a vida da vizinha, contando histórias a partir do seu varal, reconstruí a minha própria.



Local

LABCOM - Laboratório de Comunicação e Artes da PUCPR

BR 116 - Km100, 11848, Ao lado da Havan da Linha Verde (com estacionamento), Prado Velho

Curitiba, PR

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Prosa Nova Marketing, Comunicação & Arte

www.prosanova.com.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.