Oficina de Letras Palavras Cantadas

Salão Nobre da Escola de Minas - Ouro Preto, MG
22 de novembro de 2017, 15h - 23 de novembro de 2017, 18h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

inscrição
Grátis
Inscrições até 22/11/2017
Encerrado

Descrição do evento

Oficina de Letras Palavras Cantadas

Oficina de Letras Palavras Cantadas aborda especificamente a criação de letras de música popular.

A poética através dos tempos. A canção clássica. Cantos gregorianos. Cantigas de amigo. Cantos de trabalho. Músicas de domínio público. Cantigas de ninar. Letras líricas e de protesto. O que se canta no pop, no rock, na MPB. A canção popular no mundo e no Brasil.

 

O universo da letra de música. Técnicas de composição de letras.  Erros técnicos mais freqüentes. Pobreza de rimas. Cacofonias. Erros de prosódia e métrica. Erros intencionais, acertos geniais.

 

Em 2 dias, os participantes têm oportunidade de criar suas próprias letras de música e poemas, acompanhados e assessorados por 3 renomados compositores.

 

Márcio Borges, Rodrigo Borges e Telo Borges são três dos principais nomes da moderna música brasileira, representada nacional e internacionalmente pelo lendário Clube da Esquina, movimento musical produzido em Minas, de maior repercussão em todos os tempos. Juntos, eles somam mais de 500 composições gravadas por dezenas de artistas.

 

Márcio e Telo Borges, irmãos de Marilton e Lô, pertencem à extensa e talentosa família Borges, adotada também pelo  amigo de adolescência, Milton Nascimento, o Bituca. Marcio provocou Milton para abandonar a contabilidade e ser exclusivo da música. É o criador das letras Clube da Esquina 1 e 2, nomes que deram origem ao movimento. O principal parceiro de Lô Borges.  Autor de diversos livros, que vão além da música e da sua própria geração. Um amante do cinema. Um criador vigoroso do nosso tempo.

Telo Borges, além de autor de belíssimas canções, é ganhador do prêmio internacional Grammy com a canção “Tristesse”.  Expert dos teclados, fazedor de letras originalíssimas, é quem cria as canções inéditas para os participantes da Oficina Palavras Cantadas.

Rodrigo Borges carrega no sobrenome o talento de um Borges e a responsabilidade e o prazer de fazer boa música. Cresceu em ambiente de plena criatividade, sempre acompanhado de seu pai, o pianista Marilton Borges, precursor do movimento Clube da Esquina. O primeiro trabalho solo de Rodrigo – o álbum Qualquer Palavra – tem as participações especiais de Lô Borges e Lenine.

 

A participação nesta oficina não requer nenhum pré-requisito e está aberta a quaisquer interessados e curiosos de quaisquer idades, que queiram descobrir e desenvolver sua própria criatividade, ao se iniciarem nas técnicas e habilidades do ofício de compor canções e versos, com a valiosa ajuda dos 3 renomados artistas.

 

A aula terminará com uma palestra show que consiste em os participantes apresentarem em público o resultado de suas criações durante a oficina. Os palestrantes aprovam ou sugerem mudanças na hora, de forma que todos os participantes tenham criado ao menos uma letra completa para a canção dada.

A oficina de Letras Palavras Cantadas faz parte da programação Sesc no Fórum das Letras.

OBS: O músico Murilo Antunes estava previsto para esta edição da oficina, porém não poderá participar por motivos de saúde. Ele será substituído pelo também músico Rodrigo Borges.

SERVIÇO:

Período: 22 e 23 de novembro

Horário: 15 às 18h (carga horária total de 6h)

Local: Salão Nobre da Escola de Minas – Endereço: Praça Tiradentes, 20 - Centro, Ouro Preto – MG

Inscrições gratuitas.

Sobre o produtor

Comentários

Local

Salão Nobre da Escola de Minas
CEP Município, 20
Ouro Preto, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.