Login
O evento já encerrou...
Oficina "Corpo como lugar de encontro: metodologias para criação em dança"
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Oficina "Corpo como lugar de encontro: metodologias para criação em dança"

24 mar - 2021 • 19:00 > 25 mar - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura por meio da Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC LAB e Cia. Cênica Nau de Ícaros apresentam:


Oficina "Corpo como lugar de encontro: metodologias para criação em dança"


Quando: 24 e 25 de março, das 19hs às 21hs

Orientadoras: Erica Rodrigues e Letícia Olomidará Doretto (núcleo de dança da Nau de Ícaros)

Público-alvo: bailarines, circenses e outres profissionais das artes do corpo


Sobre o curso:

Objetivo da oficina: compartilhar com o público as metodologias desenvolvidas pela Nau de Ícaros nessa pesquisa através de exercícios técnicos criativos, improvisações e composições.

Esta oficina faz parte do projeto "Mulheres do fim de um mundo", contemplado pela Lei Aldir Blanc através do edital ProAC LAB 37. Em abril, teremos ainda uma palestra-performance e a temporada de 6 apresentações online do espetáculo "Mulher do fim do mundo: manutenção e criação em cena". Acompanhe nossas redes sociais para conhecer toda a programação: Instagram | Facebook | YouTube


A pesquisa

O ponto de partida da pesquisa foi o título da música "Mulher do Fim do Mundo” (de Alice Coutinho e Rômulo Fróes, na voz de Elza Soares) com relação a nós mesmas. Nos perguntamos por alguns meses qual seria o fim do mundo para nós, essas mulheres que somos. Para ajudar a responder essa pergunta, nos apoiamos em muitas artistas maravilhosas e performáticas e muitas teóricas também, que rechearam de palavras e imagens nosso caminho a essa “resposta”.

Ao mesmo tempo, era muito importante encontrar o nosso lugar de voz que pudesse ressoar os tantos elementos e vivências que nos afetaram tão profundamente nesse caminho – vivenciados nos jantares performáticos que compuseram nossa pesquisa com mulheres incríveis, das falas e reações às performances realizadas nas ruas da cidade de São Paulo, do experimento realizado no CRD, das frases emocionantes das “cartas para o futuro” que nos foram enviadas por muitas mães à suas filhas e principalmente da vivência tão profunda realizada com as mulheres na Penitenciária Feminina de Santana, proporcionado pelo instituto IDDD.

Tivemos o privilégio durante esse processo de nos deparar com encontros que não param de reverberar em nossos corpos e é justamente isso que desejamos com esta apresentação: expor e partilhar com vocês a potência dessa trajetória.

Como artistas, mães e mulheres, a relação entre manutenção e criação nos pegou de jeito! Partindo do manifesto de Mierle Laderman (“CARE” de 1969), traçamos um paralelo com nossas vidas, expondo essa relação em nossos corpos e movimentos. Misturamos isso com o que já carregamos e com as paisagens que adentramos junto às outras mulheres que encontramos e… cá estamos, frente a vocês, para através da dança lançar um olhar para a construção de um novo mundo.

Adentramos em nossos corpos, chacoalhamos nossas relações, trouxemos à tona nossas subjetividades, reconhecendo e valorizando nosso lugar de voz. E acreditamos que ao falar de algo particular, também falamos de algo coletivo, que o que nos afeta também poderá afetar muitos outros e outras.

Subvertemos o valor dos trabalhos de manutenção, tantas vezes ligados somente ao universo da mulher. Subvertemos o que é feminino, visibilizamos o que era invisível para nós e, mais do que pensar sobre o que seria o fim do mundo, nos propomos olhar para uma possibilidade de construção de novos mundos. Um futuro (ao nosso ver) que requer “CUIDADOS” – cuidado com as relações, com o planeta, com a terra.

Afinal, como diria Laderman: “Se fizermos a revolução, quem vai limpar o lixo no dia seguinte”?

O que é manutenção para você?

Qual a relação entre manutenção e liberdade?

Quanto tempo da sua vida você gasta com atividades de manutenção?

Qual a relação entre manutenção e sonho de vida?


Orientações:

  • Espaço livre recomendado: mínimo de 2m x 2m;
  • Roupas leves e confortáveis;
  • Cuidado com objetos e móveis do espaço, para evitar acidentes;
  • Caixa de som ligada ao computador/smartphone/tablet para ouvir melhor o som (recomendado/opcional);


Sobre as orientadoras:

Erica Rodrigues é integrante da Cia Cênica Nau de Ícaros, mestra em Psicologia Clínica pela PUC SP, Erica ministra aulas de dança contemporânea desde 1998. Criou e dirigiu dois espetáculos ("A.N.J.O.S." e "Tirando os Pés do Chão") e atuou em vários espetáculos como intérprete/criadora. Como preparadora de elenco e coreógrafa, realizou nos últimos anos os espetáculos “A Porta da Frente” (2018), "Silêncio.doc" (2108), “O Mal Entendido” (2018), “Por Amor” (2019) e “As Cangaceiras“ (2019 SESI-SP). 

Letícia Olomidará Doretto é formada em Bacharelado em Artes Corporais e Licenciatura em Artes-Dança pela Universidade de Campinas (Unicamp) e desenvolve, desde 1995, ampla pesquisa sobre as danças da cultura popular brasileira, sobretudo com foco nos elementos simbólicos e nas matrizes físicas presentes nesse universo, e como essa corporeidade pode ser a mola propulsora de um trabalho de criação contemporâneo no âmbito pedagógico e artístico para o ensino da dança, preparação corporal, formação de artistas e criação de espetáculos. Desde 1999 integra a Cia Cênica Nau de Ícaros como intérprete-criadora e preparadora de elenco, é professora de dança do Ens. Médio do Colégio Oswald de Andrade e na Escola Livre Areté. Também atua como coreógrafa, preparadora corporal e diretora de movimento com importantes nomes da cena artística brasileira: Cia Antônio Nobrega de Dança, As Meninas do Conto, Cia Fabulosa de Teatro, Cia Balangan e Cia Pé no Mundo.


O projeto "Mulheres do fim de um mundo" é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura através da Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Programa de Ação Cultural - ProAc Expresso LAB, edital - 37/2020. 


#LeiAldirBlanc #ProACLAB #secretariadeculturaeeconomiacriativa #governosp #estadodesp #ministériodoturismo #governofederal #mulherdofimdomundo #mulheresdofimdeummundo #dança #mulheres #feminino #feminismo #fiqueemcasa #naudeicaros2021 #nau21 #EmCasaSomosTodosArtistas

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Oficina "Corpo como lugar de encontro: metodologias para criação em dança"

Cia Cênica Nau de Ícaros

A Nau de Ícaros é um grupo artístico que, desde 1992, cria espetáculos e intervenções que transcendem os limites entre circo, teatro e dança.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.