Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Oficina – “Autoficção e o Lugar de Fala na Literatura”

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Oficina – “Autoficção e o Lugar de Fala na Literatura”

18 mai - 2019 • 09:00 > 18 mai - 2019 • 12:00

 

Descrição do evento

Oficina na qual os alunos serão convidados a refletir e compor textos – com base em livros e teorias apresentadas pelo professor – que discuta a questão da autoficção e do lugar de fala, assuntos tão contemporâneos e importantes.

  

Qual é o objetivo: Ampliar as ferramentas e o conhecimento teórico dos participantes para compor seus próprios textos.

 

Quais os resultados esperados: Textos, inícios de romances e discussão crítica sobre o fazer literário.

 

Qual é a dinâmica da aula e conteúdo (cronograma):

 

Início: Apresentar, ler e discutir os textos de Barthes: "A morte do autor", Lejeune: "O pacto autobiográfico" e Doubrovsky: "Autoficção".

 

2ª Parte:Discutir a questão da memória. Leitura e discussão de partes do "Em busca do tempo perdido" de Proust.

 

3 Parte:Apresentar, ler e discutir partes dos livros: Wilkomirski: "Fragmentos"; Tezza: "O filho eterno"; Levy: "A chave de casa", Lísias: "O Divórcio", Kucinsky: "K", Fux: "Antiterapias". “O que é Lugar de Fala” de Djamila Ribeiro. Pergunta: É permitido fazer 'ficção' ou 'autoficção' com tudo? E as implicações morais, éticas, políticas e legais? O que é, então, o lugar de fala? Como escrever ficção com base nisso? Exercício de escrita: Propor a redação de um texto 'polêmico'.

 

 

Sobre o ministrante: Jacques Fux


Contato:

31 9 9951 8627
E-mail: [email protected]

Currículo / portfólio

Jacques Fux é formado em Matemática, mestre em Ciência da Computação, doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3, França. Foi pesquisador visitante no Departamento de Romance and Languages na Universidade de Harvard (2012-2014). Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP e pela UFMG. Com seu livro de crítica literária - Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Editora Perspectiva, 2016) venceu o Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística e foi finalista do Prêmio APCA de 2016. Foi também Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 com seu primeiro romance, Antiterapias (Editora Scriptum 2012 e 2013 – 2ª Edição). Autor de Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015) – manuscrito que recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte e Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), manuscrito vencedor do Prêmio Manaus de Literatura 2016 e Nobel (José Olympio, 2018). Também foi finalista do Prêmio Barco a Vapor, para livros infantis inéditos. Foi escritor residente na Ledig House em New York.

Local

Casa Híbrido

Rua Aquiles Lobo, 79 Floresta

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Casa Híbrido

Uma casa colaborativa que valoriza expressões criativas. Formigueiro de seres híbridos, que compartilham e criam em prol do desenvolvimento coletivo. O casarão antigo localizado no coração do Floresta abrigará, além dos nossos residentes, atividades que representem nosso olhar contemporâneo e disruptivo, através de: cursos, oficinas, talks, feiras, festas e ocupações artísticas promovendo experiências de forma transformadora, conectando pessoas e idéias.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora