Como pensar em processos de ensino e aprendizagem mais acessíveis? Como incluir, nestes processos, as particularidades de um corpo com deficiência? Nesse encontro, professores e educadores terão contato com projetos e metodologias funda- mentadas na acessibilidade universal e na inclusão da pessoa com deficiência. O pressuposto inicial é instrumentalizar os cursistas com metodologias que incluem a presença de uma pessoa com deficiência em contextos de aprendizagem.corpos. Juntos, realizam um ritual de respostas poéticas e artísticas que vão além daquilo que se quer “ouvir”.
Estela Lapponi é performer e videoartista paulistana. Tem como foco de investigação artística o discurso cênico do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. Desde 2009, realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou – Corpo Intruso e sua performatividade. Contemplada pelo Edital PROAC Prêmio Histórico em Artes Visuais 2021, pelo Prêmio Acessibilidança da Funarte 2021 e pelo Edital de Produção de Curta-metragem 2021 da SPCine. Coorientadora e professora convidada no Mestrado Profissional em Artes da Cena, parceria entre Escola Superior de Artes Célia Helena e Escola Itaú Cultural.
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