Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
O petróleo no Brasil (exploração, capacitação técnica e ensino de geociências) - Drielli Peyerl
Carregando recomendações...
O petróleo no Brasil (exploração, capacitação técnica e ensino de geociências) - Drielli Peyerl

Descrição do evento

O Capítulo Estudantil AAPG Unicamp tem o prazer de promover a palestra: O petróleo no Brasil (exploração, capacitação técnica e ensino de geociências) ministrada por Drielli Peyerl. 

Drielli é atualmente Jovem Pesquisadora (FAPESP) do Instituto de energia e Ambiente e do Research Center for Gas Innovation (RCGI) da Universidade de São Paulo. Formada em História (2007) e em Geografia (2012) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestrado em Geografia – Gestão Territorial (2010) pela mesma universidade. Doutorado em Ciência (2014) e Pós-doutorado Pesquisa Científica e Tecnológica (2017) pela Universidade de Campinas. Membra eleita do conselho do Instituto de História do Petróleo dos Estados Unidos (2018). Segundo pós-doutorado na Divisão científica de Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (2018).


Resumo palestra:

Em 1864, um acontecimento singular e oficial iniciou e transformou o rumo das pesquisas relacionadas ao petróleo no Brasil: o Decreto n° 3.352-A, no qual, pela primeira vez, cita-se a palavra petróleo no corpo de um texto da Legislação Brasileira. Correlacionado a esse acontecimento, tem-se a criação da Escola de Minas de Ouro Preto em 1875, onde o ensino de Geociências no país começa a ser sistematicamente praticado. Nos desdobramentos de busca e exploração de petróleo no Brasil durante o século XX tivemos iniciativas particulares e governamentais que contribuíram para a pesquisa e futuramente para a prospecção do petróleo no país. Em 1938, cria-se o Conselho Nacional do Petróleo – CNP com o intuito de regulamentar e encontrar petróleo no território brasileiro. No ano seguinte descobre-se a primeira jazida de petróleo na região de Lobato, na Bahia, modificando-se a política do petróleo no Brasil. A descoberta de petróleo serviu como impulso para a indústria e para as atividades que dele dependiam. Enquanto isso, um dos problemas enfrentados pelo CNP foi a falta de pessoal qualificado para as demandas técnicas e de conhecimento geológico sobre o território brasileiro. Em 1954, a Petrobras (1953) iniciou suas atividades a partir do acervo recebido do antigo CNP, com o objetivo de executar tarefas no setor de exploração de petróleo no território. Nesse processo, tanto o CNP como a Petrobras investiram na elaboração de cursos de aperfeiçoamento e profissionalização de sua própria equipe de trabalho, inclusive formando profissionais na área de Geologia e Engenharia do Petróleo. Assim, a palestra tem como objetivo demonstrar e analisar os diversos aspectos relacionados a busca por petróleo no território nacional e a consolidação da indústria petrolífera brasileira ao longo da sua história.

Esperamos por você!

Capítulo Estudantil AAPG Unicamp

Local

Sala 218 do Instituto de Geociências (IG) - Unicamp

Rua Carlos Gomes, 250, Cidade Universitária

Campinas, SP

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Capítulo Estudantil AAPG Unicamp

Criado em dezembro de 2015, é formado atualmente por estudantes de graduação em Geologia e de pós-graduação em Geociências e Engenharia do Petróleo. Tem por objetivo promover atividades que forneçam capacitação acadêmica e profissional a seus membros e a comunidade universitária e também atividades para comunidade externa. Assim como, auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros. Saiba mais em: http://www.ige.unicamp.br/aapg/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.