18 set - 2020 • 20:00 > 23:00
Videoconferência via Sympla Streaming
O Ágora Teatro estreia nessa sexta feira, dia 18 de setembro, seu primeiro espetáculo em Teatro Virtual com CELSO FRATESCHI em O GRANDE INQUISIDOR de Fiódor Dostoievski, seguido de debate com LEONARDO BOFF
O Ágora Teatro fará uma curta temporada de quatro apresentações do seu primeiro espetáculo criado para a linguagem virtual com o desafio de reinventar características teatrais recriando-as para preservá-las.
Nessa versão de O GRANDE INQUISIDOR, a câmera passa a ser mais um personagem e o ator e o espectador mantem a sua hierarquia na condução e na concreção da narrativa.
O caráter público do teatro é mantido com a transmissão por vídeo conferência e pela conversa após a apresentação do espetáculo. Nessa temporada teremos a participação de:
18.09 Leonardo Boff
19.09 Isabel Marazina
25.09 Frei Gilvander Luis Moreira
26.09 Tales Ab’Saber
O GRANDE INQUISITOR TEATRO VIRTUAL
Fomos mais uma vez despertados pelo Grande Inquisidor, de Fiódor Dostoievski.
A situação que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo dos Irmãos Karamazov.
Os limites impostos pela pandemia, nos instiga a reinventar o ato teatral já tantas vezes já reinventado. O desafio agora é monumental. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual no início da quarentena, percebemos que não se tratava apenas de transmitir uma obra teatral por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.
Os limites e as possibilidades dessa nova realidade da pandemia e da situação do nosso país, nos propõe, talvez nos exija, uma nova forma teatral e é isso que nos propomos buscar.
A escolha de O GRANDE INQUISIDOR como primeiro passo dessa pesquisa, deu-se de maneira natural pela estrutura da peça e pela contundência atual das provocações propostas por Dostoievski.
Formamos uma equipe mista com pessoas de cinema e de teatro e criamos um decálogo para nos guiar nessa busca.
DECÁLOGO
1- Como no teatro, (théatron, o lugar de onde se assiste), o espectador mantém sua hierarquia na concreção da narrativa.
2- O espetáculo acontece em tempo real.
3- Olho no olho. A câmera, além do registro da imagem, é um personagem ativo da narrativa.
4- A sala virtual é aberta antes do início do espetáculo para os espectadores se reconhecerem e eventualmente interagirem entre si.
5- Uma das câmeras acompanha a preparação do ator.
6- Durante o espetáculo permanece apenas a câmera do cenário.
7- No final, as câmeras dos espectadores são reabertas para que se possa conversar sobre o espetáculo e dar continuidade à assembleia teatral.
8- O cenário deve ser concebido para potencializar a narrativa do teatro virtual.
9- O dramaturgo e o ator permanecem como condutores da narrativa, juntamente com a câmera que se coloca como um personagem a mais.
10- Não é cinema. Não é vídeo. Não é teatro. É teatro e é virtual.
FICHA TÉCNICA
Adaptação e Interpretação Celso Frateschi
Direção Francisco C. Martins
Fotografia e câmera. Hugo Kovensky
Cenário e figurino. Sylvia Moreira
Edição de zoom Elisa Gomes
Disign gráfico Victor Nosek
Desenhos Ulysses Boscolo
Consultoria e Suporte/TI Compumac Arthur Pinheiro, Carlos Melchiors Davi Santos
Realização Ágora Teatro
Entre os dias 17 e 30 de setembro, o público que assistir ao Grande Inquisidor, poderá comprar no site da Editora 34, com 30% de desconto, os livros de autoria de Dostoiévski. Apresente o Cupom de desconto: AGORA
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Ágora Teatro