App Sympla
Baixe agora

O Folclore de cada esquina, a Cultura Popular de cada momento

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

O Folclore de cada esquina, a Cultura Popular de cada momento

Museu Municipal de São José dos Campos - São José dos Campos, SP
11 de julho de 2019, 19h30-21h30

Inscrição

5º Encontro Dialogando com Folclore 
Grátis
Inscrições até 11/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

Instruções para compra do ingresso:
Clique no sinal de "mais" (+) indicando quando inscrições pretende adquirir.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Saberes tradicionais e saberes científicos: Pontos de aproximação e conflito

O Dialogando com o Folclore é um projeto desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio de cursos e palestras, destinado a estudantes universitários, educadores, pesquisadores e interessados. Tem como objetivo gerar reflexão e diálogo sobre temas importantes ligados aos estudos dos saberes populares. Neste ano, o propósito é oferecer como tema a relação entre as ciências e as tecnologias, com o folclore e a cultura popular, os saberes tradicionais. A ideia central é construir um quadro com várias narrativas, envolvendo experiências de trabalho com saberes de variados matizes. Serão seis encontros realizados de maio a julho, nas seguintes datas:  16 e 30 de maio, 12 e 25 de junho, 11 e 25 de julho, entre 19h30 e 21h30. Eles acontecerão no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos (exceto dia 12 de junho, o local ainda será confirmado).

Dia 11 de julho: Palestra

Palestrante: Carlos Rodrigues Brandão

Tema: O folclore de cada esquina, a Cultura Popular de cada momento

Vai mostrar como o folclore ou cultura popular habita mais no cotidiano das pessoas do que se possa imaginar.

Perfil

Nasceu no Rio de Janeiro e é licenciado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). É mestre em Antropologia Social e possui doutorado em Ciências Sociais, com pós-doutorado no Instituto di Etmologia e Antropologia Culturale della Universitá degli studi di Perugia (Itália), e pós-doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Geografia e História da Universidad de Santiago, em Santiago de Compostela (Espanha). É especialista em Antropologia Rural e Antropologia da Religião, Culturas Populares, Educação Rural e Educação Popular. 

Atualmente é pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária da Universidade de Uberaba (MG). Exerce também a função de diretor do Centro de Estudos de Agricultura - Ceres, do IFCH da Unicamp, e ainda leciona no curso de doutoramento em Saúde Mental Comunitária, da Universidad Veracruzana do México. Pesquisador do CNPq e consultor, em vários projetos, da Fapesp e Anpocs, tem mais de oitenta obras publicadas.

Sobre o produtor

Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular - CEPC, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu foi criado em 1987 e possui, atualmente, mais de 2 mil peças em seu acervo, que identificam as diferentes manifestações da cultura popular do Vale do Paraíba, incluindo as da exposição de longa duração.

Local

Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29, Centro
São José dos Campos, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.