Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O Fantástico Mundo dos Cogumelos - Fungos Silvestres e Comestíveis

Carregando recomendações...
Evento encerrado

O Fantástico Mundo dos Cogumelos - Fungos Silvestres e Comestíveis

08 jun - 2019 • 08:00 > 08 jun - 2019 • 14:00

 

Descrição do evento

O Fantástico Mundo dos Cogumelos espera ser descoberto por você em  uma fantástica área de Cerrado e Mata Atlântica, com 40 mil metros quadrados e muito bem conservada, ideal para observação e conhecimento de cogumelos silvestres.

Faça já sua inscrição e descubra este universo de sabores e cores!

Programação - Sábado dia 8 de junho


8h: Chegada dos participantes e recepção
8h20: Aula prática- visita ao rico bioma do CAEB, identificação e coleta de cogumelos silvestres no campo (fatores climáticos podem influenciar o surgimento dos mesmos na natureza).
10h15: Coffee break e pequeno relax
10h30: Aula teórica e científica: características gerais de fungos, papel ecológico, interações ecológicas (comunicação entre fungos e plantas), preservação ambiental como forma de manutenção do fungo silvestre, espécies de  fungos comestíveis e seus benefícios,  como identifica-los  e valor nutricional.
12h45: Brunch com cogumelos cultivados, silvestres e PANC, preparado pela chef de cozinha Ana Alice Côrrea.
13h30: Conclusão e encerramento.


Os participantes receberão um e-book preparado especialmente para o Workshop, cheio de receitas e informações sobre os  fascinantes cogumelos. 


Quer participar? Então corra, as vagas são limitadas. O público alvo é composto de nutricionistas, médicos, nutrólogos, chefs, cozinheiros, amantes da natureza e da alimentação saudável, curiosos, vegetarianos, veganos, biólogos, agrônomos, galera fitness, produtores de cogumelo, permacultores e estudantes de biotecnologia, nutrição, biologia. Estudantes pagam meia. 

 

Realização: CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti


Apoio: Com-Sciência Saúde, Natumelo e Nibs Juice Bar & Real Food


SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DOS  COGUMELOS

Champignon, shiitake, shimeji, portobelo.  Grelhados, assados, refogados. Pois saiba que essa iguaria, que encanta o universo gastronômico e é muito abundante na natureza, possui alto valor nutricional e  terapêutico,  é super versátil como alimento e tem um papel ecológico importantíssimo  no Planeta Terra. Segundo a Profa. Dra. Elisa Esposito, bioteconolista e bióloga que ministrará o workshop: “Os fungos são os agentes mais importantes de degradação na Terra,  e por isso são os grandes responsáveis pela manutenção e crescimento dos ecossistemas florestais”.

 

Quando se fala em cogumelos, as opções parecem ser infinitas, seja de tipos, formas, cores e texturas. Afinal, existem no mundo mais de 10 mil variedades de cogumelo e, os comestíveis (menos de 10% deles), com seu sabor e suas propriedades, combinam com uma infinidade de formas de preparo. Seu uso terapêutico é tão antigo quanto seu uso na culinária. Mais: muitos cogumelos comestíveis nativos do  Brasil ainda não são utilizados na cozinha, um cenário que está mudando pouco a pouco. Um exemplo é a Oudemansiela camarii, uma espécie silvestre comestível e pouco conhecida em termos gastronômicos, encontrada na Mata Atlântica.

 

Na culinária moderna são  uns dos itens mais apreciados  por chefs, cozinheiros e pesquisadores, e na área da saúde, são uns dos mais adorados pelas nutricionistas, veganos, vegetarianos e pela gastronomia suntentável e saudável. A médica nutróloga Dra. Sabrine Santos recomenda o consumo rotineiro de cogumelos dentro de uma dieta equilibrada e afirma: “Além do baixo valor calórico e a riqueza de nutrientes, eles são abundantes em substâncias imuno-estimulantes como as citocinas. Elas ativam naturalmente as células de defesa e possuem poderosa ação anti-tumoral”. 

 

 Esse é o universo do evento “O Fantástico Mundo dos Cogumelos”, vivência e workshop sobre o mundo dos fungos silvestres comestíveis, a ser ministrado pela professora Elisa Espósito, pesquisador da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), com uma pitada de sabor dado pela chef de cozinha Ana Alice Correa. O evento ocorre no dia 8 de junho, das 8h às 14h, no CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti), na estrada Doutor Bezerra de Menezes, 1250, Torrão de Ouro, em São José dos Campos (a 10 minutos do centro).  

 

Elisa Esposito
Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Bolsista de Produtividade DCR nivel A na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) de 2010 a 2012. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (São José dos Campos). Está vinculada aos cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Unifesp. Atua nas áreas de Biotecnologia Ambiental e de Saúde, com ênfase em Microbiologia Aplicada.

Ana Alice Côrrea
Formada em gastronomia, chef de cozinha pelo Senac e professora de gastronomia, com especialização em Cozinha brasileira. Desenvolve oficinas de cozinha utilizando PANC (plantas alimentícias não convencionais).

 

Categorias de inscrição:

  • Justa: inclui o evento, e-book digital, coffee-break e brunch para um (1) participante.
  • Justa - Meia entrada: inclui o evento, e-book digital, coffee-break e brunch, para participação de um (1) estudante, ou melhor idade, ou portador de deficiência e educador da rede pública, com comprovação que deverá ser apresentado na entrada
  • Abundante: inclui o evento, e-book digital, coffee-break e brunch para dois (2) participantes, uma inteira e mais um estudante (com comprovação) levado por você. 
  • Coletiva: inclui o evento, e-book digital, coffee-break e brunch para participação em grupo de quatro (4) pessoas, que deverão adentrar ao evento conjuntamente. 

Local

CAEB - Centro Ambiental Edoardo Bonetti

Estrada Doutor Bezerra de Menezes, 1250 Jardim Torrao de Ouro

São José dos Campos, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CAEB - Centro Ambiental Edoardo Bonetti

O Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB) foi inaugurado em março de 2017, em São José dos Campos, com o objetivo de se tornar um núcleo de atividades socioambiental e artístico-cultural. O espaço, cercado por rica fauna e flora, foi idealizado pelo casal Edoardo Bonetti, já falecido, e Ema Ely Salomão Bonetti. Atualmente, o CAEB é referência em atividades culturais e ambientais no Vale do Paraíba.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora