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O DESAFIO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS
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O DESAFIO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS

2 set - 2020 • 19:00 > 22:00

Evento Online

Descrição

O DESAFIO DA
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS

 

FÓRUM DE DISCUSSÃO TEMÁTICA

COM A COMUNIDADE ACADÊMICA

 

O século XXI e em especial, o ano de 2020, trouxe em seu contexto, uma diversificada gama de desafios para as universidades. Dentre estes, está a extensão universitária que se apresenta como um dos assuntos que mais tem movimentado colegiados e núcleos docentes em torno da reestruturação curricular imposta por normativas que referenciam os cursos de formação inicial.

 

A comunidade acadêmica, representada pelos muitos coordenadores de graduação e presidentes de comissões de reestruturação curricular dentre outros interessados, está participando ativamente de discussões a respeito da curricularização da extensão.

 

Das muitas questões que se apresentam, uma delas é a de que há uma aparente polissemia conceitual em torno do entendimento do que sejam ações e projetos de extensão aplicados nos, e a partir dos projetos pedagógicos dos cursos, configurando-se esta, como uma oportunidade relevante para a realização de um fórum temático que certamente, interessa à universidade.

 

Alguns questionamentos são motivadores para esse momento como:


O que significa curricularizar a extensão?

Como fazer extensão sem subtrair carga de ensino?

Atender a comunidade é fazer extensão?

É possível fazer extensão em cursos de engenharia, medicina e mesmo nos bacharelados?

É verdade que nas licenciaturas, a extensão é mais fácil de ser realizada? Por quê?

Como ficam os cursos que querem inserir a extensão junto a suas ementas e não em uma disciplina separada?

Como os conselhos federais de cada profissão, estão assimilando a ideia de uma extensão curricularizada?

 

Assim, a partir do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) convidamos a comunidade acadêmica, representada por coordenadores de curso, membros do NDE, docentes, discentes e demais interessados, para uma conversa virtual, que visa abordar os desafios da curricularização da extensão a partir da seguinte questão central:

Quais os efeitos da curricularização da extensão (creditação curricular da extensão), enquanto estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, para as estruturas curriculares no contexto atual?


Para esta conversa, eu Prof. Dra. Elane Chaveiro Soares, convidei as seguintes interlocutoras:




        1.Natália Ávila Moraes 

      Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT).

Vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT). Graduada em Licenciatura Plena em Química (UFMT/2017). Técnica em Química pela Unidade Modelo de Ensino mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (UME/2009). Especialização de Nível Médio em Química (com ênfase em Açúcar e Álcool, Microbiologia Industrial e Análise de Solo e Foliar) pelo Centro de Educação Profissional Francisco Graziano Filho mantido pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (CEP/2010). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ QUÍMICA/ UFMT/2017 a 2018), Tutora no Programa Tutoria em Química (TUTORIA/ QUÍMICA/ UFMT/ 2016). Bolsista do Projeto de Extensão SEMIPEQ (2014 a 2016). Bolsista do Projeto Novos Talentos (NOVOS TALENTOS/CAPES/ UFMT/2014 a 2016).

 

            2. Dra. Lisiane Pereira de Jesus 

      Pró-reitora e ensino e graduação na UFMT

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) na área de Zootecnia (Produção e Nutrição de Ruminantes). Especialização em Equoterapia pela UNB (2018). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso na categoria Associado I, vinculada à Faculdade de Agronomia e Zootecnia, lotada no Departamento de Zootecnia e Extensão Rural, onde ministra disciplinas nas áreas de Parasitologia Animal, Higiene Zootécnica e Fundamentos em Equoterapia. Coordena o Centro de Equoterapia da UFMT (CEEq) desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nesta área. Coordena o Núcleo de Estudos em Equoterapia (NEEq) da UFMT (Resolução CONSUNI nº 17 de 3 de julho de 2013). Coordena o Grupo de pesquisa no CNPq - "Núcleo de Estudos em Equoterapia". Foi Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, de 2012 a 2016.

 

          3.  Ms. Sandra Jung de Mattos

      Coordenadora de Extensão na UFMT

Mestra do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Pedagogia, Habilitação em Administração Escolar e Séries Iniciais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atuou como professora na Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena - AJES no curso de Pedagogia, professora e coordenadora da Área de Ciências Humanas do Centro de Educação de Jovens e Adultos Alternativo - CEJA e assessora pedagógica da Unidade do Senai Juína. Foi Supervisora de Extensão e atualmente Coordenadora de Extensão da Universidade Federal do Mato Grosso. Pesquisa as temáticas de Educação Feminina, História das Mulheres e Extensão Universitária na Linha de Pesquisa de Cultura, Memória e Teorias da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.



Esta é uma atividade promovida pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais da UFMT (PPGECN/UFMT) que emitirão o certificado de 3 h para os participantes.


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Sobre o organizador

Elane Chaveiro Soares

Professora do Departamento de Química da UFMT, Coordenadora de Ensino e Graduação do curso de Química - Licenciatura, Pesquisadora do LabPEQ e Orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN). Link de acesso ao Lattes: http://lattes.cnpq.br/3328904796449774

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