Login
O evento já encerrou...
O brincar como modo de estar no mundo: educar e brincar, na vida e na escola.
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

O brincar como modo de estar no mundo: educar e brincar, na vida e na escola.

21 out - 2021 • 19:00 > 28 out - 2021 • 21:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O curso propõe um olhar para aspectos do brincar que constituem a própria vida e para a escola como lugar potente de expressão destes gestos.

A primeira aula tem como foco o Brincar e a liberdade, abordando as relações do brincar com os espaços e tempos, nas sutilezas de nossas ações cotidianas, dentro e fora da escola.

A segunda aula tem como foco a alegria, a memória e os afetos, com foco na capacidade que o brincar tem de conectar sujeitos distintos e também gerações como herança de um rico patrimônio cultural que mobiliza diferentes gerações e estabelece relações entre diversos saberes e pessoas. 

Com o foco no corpo e no movimento, a terceira aula propõe uma partilha de uma gama de brincadeiras tradicionais recorrentes ao redor de todo o mundo, irmanadas pelos gestos e movimentos, distintas pelas variações de regras e usos possíveis. A partir da ideia de que riscar o chão e pular nos territórios marcados é universal e de que as possibilidades de casinhas são  diversas, mas o recolher-se em cabaninhas ou no próprio imaginário para reviver a cultura projetada nos brinquedinhos, ocorre em toda parte.


Aqui que a gente brinca!

Coletivo de artistas educadoras engajado em pautas afirmativas por infâncias mais lúdicas na cidade. Tem como premissa as experiências sensíveis e criativas do livre brincar, da ocupação da rua e das experimentações artísticas. Atua principalmente nas periferias da cidade de São Paulo, em defesa dos direitos das crianças de existirem com liberdade, respeito e autonomia. 

Uniram-se como coletivo a partir de 2012, para brincar com as crianças e jovens do então Sacolão das Artes, na Zona Sul de SP. A militância pela garantia de espaços para as infâncias na cidade e a escolha do brincar como gesto e resistência, as fez seguir juntas.  

Sua atuação contempla de oficinas para espaços fechados às ocupações lúdicas e libertárias de ruas de brincar; encontros de formação e fortalecimento de profissionais da educação e da arte; encontros para convivência e trocas artísticas e lúdicas com grupos de crianças e jovens e criação e compartilhamento de conteúdos para e sobre as infâncias.


Juliana Bueno

Atriz, formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA/ USP, artista educadora pelo Instituto de Artes da UNESP, pedagoga em formação pela FACON - Pedagogia para Liberdade - e narradora de histórias formada pelos bons encontros da vida! Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa artística com o Coletivo Urubus além de continuar suas pesquisas pessoais na arte de contar histórias. Trabalhou como artista educadora em escolas das redes pública e particular de municípios de São Paulo e Minas Gerais. Integra o Coletivo Aqui que a gente brinca! desde 2013 com muito amor, alegria e liberdade!


Juliana Leme

É artista educadora, brincante e produtora cultural. Licenciada em Arte-Teatro pela UNESP e Pedagoga pela Unicsul. É fundadora do coletivo Aqui que a Gente Brinca!, professora de arte da rede municipal de São Paulo e parceira da Engenharia Lúdica. Trabalhou como artista educadora em diversos programas e projetos públicos e em escolas particulares. Integrou o coletivo gestor da ocupação cultural Sacolão das Artes. Engajada e encantada pelas culturas das infâncias propõe ações artísticas e brincantes pela cidade desde 2007.


Lia Mandelsberg

Artista do corpo, bacharel em Comunicação das Artes do Corpo/ PUC-SP (2006), e Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas PPGICH/UEA (2021). Artista educadora, bailarina contemporânea e professora de dança. Permeia as áreas da educação somática, criação em dança e cultura da infância. Integra a Cia Giz de Cena de dança e música. Dançando se aproximou das crianças, seus corpos, ritmos e brincadeiras. Pelas crianças conheceu as regiões periféricas da cidade e a floresta ao integrar o Programa de Iniciação Artística da SMC /SP e o Núcleo Pedagogias da Floresta da OSC Casa do Rio/AM. Conheceu o Aqui que a gente brinca! em 2014 e brincando construiu seus laços com o coletivo, que a abraçou por inteiro.


O curso é gratuito e certificado, com duração de dois encontros síncronos pela plataforma Zoom.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

O brincar como modo de estar no mundo: educar e brincar, na vida e na escola.

Plataforma Educativa Usiminas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.