Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O AZULEJO E O AÇO: DOIS PALÁCIOS, DOIS MUSEUS, DUAS CAMPINAS

Carregando recomendações...
Evento encerrado

O AZULEJO E O AÇO: DOIS PALÁCIOS, DOIS MUSEUS, DUAS CAMPINAS

27 out - 2018 • 08:30 > 27 out - 2018 • 17:00

 

Descrição do evento

 

Passeio Cultural pelo Centro de Campinas visitando o Palácio dos Azulejos (1878, atual sede do Museu da Imagem e do Som) e o Palácio dos Jequitibás (1968, seu anexo, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas)

 

 

A abrupta transformação: da cidade horizontal de taipa e tijolos à cidade verticalizada do concreto armado e aço




Iniciaremos nossa jornada com o encontro de todos os participantes às 08h30 no centro de Campinas, no Palácio dos Azulejos, atual sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), rua Regente Feijó, 859. Construído com técnica mista de taipa de pilão e tijolos, revestido com azulejos portugueses em seu exterior e decorado com afrescos, mármores e metais importados de centros europeus em seu interior, o Palácio dos Azulejos serviu como residência da família de Joaquim Ferreira Penteado, o Barão de Itatiba, de 1878 (ano de sua fundação) até 1908, quando foi cedido à Prefeitura Municipal de Campinas, funcionando como Paço Municipal e Fórum Municipal até 1968. Típico solar urbano das famílias proprietárias de cafezais, após estar sob responsabilidade da SANASA, na década de 1990 passou a abrigar o Museu da Imagem e do Som (MIS), criado em 1975. O Palácio dos Azulejos completou em 2018 exatamente 140 anos.

Visitaremos a memória audiovisual do MIS, sobretudo parte de seu acervo referente ao ciclo campineiro de cinema (início do século XX), e a emergência e consolidação dos modernos meios de comunicação: fotografia, rádio e televisão.

Após pausa para o almoço em locais a serem sugeridos aos participantes no dia do passeio, nos deslocaremos a pé ao Palácio dos Jequitibás, edifício de concreto armado construído no segundo mandato do prefeito Ruy Hellmeister Novaes, obra dos arquitetos Rubens Gouveia Carneiro Viana e Ricardo Sievers, terminado porém não oficialmente inaugurado em 28 de outubro de 1968, substituindo a antiga sede da Prefeitura Municipal de Campinas do Palácio dos Azulejos. O Palácio dos Jequitibás completará exatamente seus 50 anos no domingo, dia seguinte ao passeio cultural proposto.

Nos deteremos em um anexo do edifício, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC), fundado em 1965 e instalado no local atual em 1976, sob a Biblioteca Municipal "Ernesto Manoel Zink". Não visitaremos seu acervo permanente.

Com a gentil colaboração do artista plástico Ernesto Bonato percorreremos com ele sua exposição de retratos e desenhos intitulada “O Olho e o Rio”, que terminará no dia do passeio.


*Com Renato Brolezzi e participação de Ernesto Bonato


**Para mais informações, clique no link do nosso site:  www.coletivocidadeememoria.com/incricao




Local

Museu da Imagem e do Som de Campinas

Rua Regente Feijó, 859 Centro

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Coletivo Cidade e Memória

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora