O evento já encerrou...
Narrativas de Experiências Negras no Circo - Debate
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Narrativas de Experiências Negras no Circo - Debate

7 dez - 2020 • 20:30 > 22:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Uma mesa protagonizada por artistas negres, que compartilharão suas narrativas de experiências no circo. Trajetórias, processo de criação e encenação, produção e formação. Com, Ana Luiza Bellacosta (BSB), Heraldo Firmino (SP), Ricardo Rodrigues (SP); e mediação de Cibele Mateus.


MEDIAÇÃO

Cibele Mateus é brincante, educadora social, atriz e pedagoga. Desenvolve seus trabalhos teatrais com ênfase na pesquisa de expressões tradicionais brasileiras e na arte de rua como poética para a criação cênica, desde 2005. É colaboradora do Grupo Manjarra (SP) desde 2011, onde inicia sua trajetória como Mateus (figura cômica da “cara preta”). Atualmente desenvolve pesquisa e criação cênica na linguagem da comicidade negra referenciada em expressões afrodiaspóricas, em especial o trio cômico (Mateus, Bastião e Catirina) do Cavalo Marinho Pernambucano, tendo como mestre Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo). Desde 2016 participa de projetos, encontros e festivais de palhaces e circo, apresentando-se em cabarés, ministrando oficina e bate-papos relacionados a comicidade negra. É colaboradora de diversos espaços e grupos como: Bloco Maria Fuá, Coletiva Caixa de Pandora, Carcaças de Poéticas Negras, (In)surgências, Cia. Mundu Rodá, Terreiros do Riso, Circo do Asfalto e Palhaces Sem Fronteiras.

PARTICIPANTES

Ana Luiza Bellacosta é atriz formada pela Universidade de Brasília UNB, palhaça premiada e produtora cultural. É especialista técnica em palhaçaria clássica pela École de Clown et Comedie Francine Cotê Montreal-CA. Atua no cenário cultural há 20 anos. Fundadora do Cabaré da Nega e integrante da Andaime Cia de Teatro, Cia Colapso e Coletivo Laboratório de Palhaças e Palhaços. Atualmente tem sua pesquisa voltada para a comicidade negra, revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor e milita pela importância do protagonismo negro em festivais de circo.

Ricardo Rodrigues é Ator, Diretor e Circense, que desde 1996 investiga o trabalho de corpo do ator a serviço de uma dramaturgia e ressalta a pele preta presente na composição de seus personagens É co-fundador da Cia Solas de Vento, criada em 2007, que integra o circo, a dança e o audiovisual em contextos teatrais. Foi artista selecionado pelo Cirque Du Soleil nas categorias ”Acrobata Aéreo” e “Ator Físico”. Atualmente prepara a estreia do espetáculo infantil "20.000 Léguas Submarinas" e promove a circulação do espetáculo "Prot{agô}nistas" pela cidade de São Paulo, patrocinado pelo edital Municipal de Fomento às Culturas Negras.

Heraldo Firmino Ator ,palhaço, diretor, dramaturgo, professor, curador, desenvolve pesquisa sobre do cômico popular brasileiro, trabalha pedagogia das máscaras e cultura popular ,já fez trabalhos em séries, cinema e tv, é tutor artístico da formação de palhaço para jovens da escola dos Doutores da Alegria e mestre na Escola Livre de Teatro.



Em caso de dúvidas entre em contato pelo email [email protected]



Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Festival Internacional de Circo 2020

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.