O evento já encerrou...
NA REAL_VIRTUAL 2021 - Pacote D - Encontros 6, 7, 10, 12
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

NA REAL_VIRTUAL 2021 - Pacote D - Encontros 6, 7, 10, 12

19 nov - 2021 • 19:00 > 10 dez - 2021 • 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição

NA REAL_VIRTUAL 2021

Seminário online sobre documentário brasileiro

CLÁSSICOS E NOVOS CLÁSSICOS



O Seminário online NA REAL_VIRTUAL sobre Documentário Brasileiro, um dos grandes sucessos da temporada de 2020 na internet, anuncia sua nova versão em 2021. Com o tema Clássicos e Novos Clássicos, o evento vai reunir 24 cineastas de diferentes gerações para discutirem seus trabalhos e o pensar/fazer documentários no Brasil. 


Serão 12 encontros entre 3 de novembro e 10 de dezembro, ambientados pelo Zoom através da plataforma Sympla. Os encontros serão sempre às quartas e sextas-feiras a partir das 19h. As inscrições vão até 31 de outubro e você pode escolher entre três opções de pacotes.


O elenco desta edição será composto pelas duplas: 


Silvio Tendler e Eliza Capai         

Theresa Jessouroun e Cristiano Burlan   

Marcos Pimentel  e Marília Rocha    

Tetê Moraes e Camila Freitas 

Geraldo Sarno e Henrique Dantas

João Batista de Andrade e Toni Venturi

Allan Ribeiro e Letícia Simões 

Eduardo Escorel e Carlos Adriano          

 Orlando Senna e Cavi Borges       

Sandra Kogut e Aline Motta        

Jom Tob Azulay e Ana Rieper             

Jorge Bodanzky e Takumã Kuikuro  


 

A curadoria é assinada pelo documentarista e professor Bebeto Abrantes, o crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos e a pesquisadora e programadora Carla Italiano. A produção é capitaneada por Kerlon Lazzari, a Associação Imaginário Digital e a Supimpa Produções. 


O conceito da curadoria para esta nova edição é estabelecer pontes entre os diretores ou diretoras de cada dupla e seus filmes. Sejam linhas de continuidade, sejam rupturas no tratamento da linguagem cinematográfica, sejam ainda apenas pequenas variações de alguns dos elementos temáticos ou da gramática audiovisual. Assim, cada encontro vai propiciar um diálogo entre dois realizadores ou realizadoras com diferentes inserções históricas no cinema brasileiro, mas com pontos de contato que favoreçam o debate e as possíveis convergências.


Na semana anterior a cada encontro os inscritos receberão por e-mail o material de apoio sobre cada cineasta, compreendendo acesso a textos diversos e filmes complementares. Quatro (4) dias antes de cada encontro os participantes receberão o link específico dos filmes que vão servir de ponto de partida para cada debate. Será emitido certificado de participação para quem frequentar, no mínimo, oito encontros do seminário.



PACOTE D


Inclui os encontros 6,7,10,12



PROGRAMAÇÃO



Encontro 6 – 19 de novembro, 19h

Com João Batista de Andrade e Toni Venturi


Cinema de compromisso

Eles têm estado juntos nas batalhas pela construção do cinema paulista, assim como na consciência do papel social que o cinema pode desempenhar. João Batista começou a fazer filmes nos anos 1960 e assinou diversos clássicos no cinema e na televisão. Vlado – 30 Anos Depois (2005) é apenas um exemplo do seu trabalho voltado para a expressão popular, as lutas políticas e a história brasileira. Toni estreou no longa-metragem em 1997 com O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes (1997), premiado numa das primeiras edições do Festival É Tudo Verdade. Seus documentários seguintes transitaram com êxito por questões como o movimento dos sem-teto, o ensino progressista e o racismo estrutural brasileiro. São duas gerações que se identificam pela dedicação às boas causas e à busca de novos formatos no cinema do real.    


________________________________________________________________



Encontro 7 – 24 de novembro, 19h 

Com Allan Ribeiro e Letícia Simões


Intimidades

No universo do documentário pessoal, eles transformam as armadilhas da intimidade em força de criação artística. Os filmes do carioca Allan Ribeiro, que há duas décadas trabalha como diretor, roteirista e montador, são frutos de parcerias com personagens extraordinariamente comuns, mediadas por uma câmera afetiva que ressignifica os gestos e falas cotidianos. Nessa chave, seu primeiro longa, Esse amor que nos consome (2012), acompanha os movimentos de um grupo de dança em um casarão abandonado no Rio. Já a soteropolitana Letícia Simões elabora outra ideia de doméstico em seu quarto longa Casa (2019). Ela mergulha na difícil relação entre três gerações de mulheres da mesma família: a cineasta, sua mãe e sua avó, construindo uma rede de espelhamentos que ecoam em sua filmografia. Em ambos, algo de si se revela nesse olhar lançado para os outros, fazendo emergir uma outra forma de liberdade.     


__________________________________________________________________



Encontro 10 – 3 de dezembro, 19h 

Com Sandra Kogut e Aline Motta


Artes visuais e busca em família

Sandra começou nos anos 1980 com o suporte em vídeo, passando por obras experimentais, seriadas e televisivas que investigam questões como a relação entre indivíduo, espaço público e nacionalidade. Seu primeiro longa, Um Passaporte Húngaro (2011), tem como mote a história de exílio de seus avós e o burocrático processo de emissão de um passaporte para iniciar uma busca que explicita fronteiras simbólicas e concretas. Já a artista e fotógrafa Aline convoca outra ideia de pertencimento associada a uma perspectiva afro-diaspórica, revelando outras corporalidades ao criar uma ponte entre Brasil e o continente africano. Na trilogia de curtas Pontes sobre Abismos, Se o Mar Tivesse Varandas e (Outros) Fundamentos (2017-2019), ela combina técnicas e práticas em uma jornada por suas raízes comuns, desenhando memórias familiares e coletivas.   


___________________________________________________________________



Encontro 12 –  10 de dezembro, 19h

Com Jorge Bodanzky e Takumã Kuikuro


Navegando entre culturas

Cada um a seu modo, eles filmam o choque entre diferentes culturas, no trânsito entre a encenação performática e o registro documental. Trabalhando de forma pioneira no limiar entre ficção e documentário desde os anos 1970, Bodanzky, em  Terceiro Milênio (1981), embarca em uma viagem pela Amazônia através da lente de um senador populista que personifica os absurdos de um país que nega a si próprio. O filme escancara o encontro violento entre pensamento desenvolvimentista e os direitos das populações originárias. Partindo de outra visão de mundo, Takumã, cineasta do Alto Xingu com filmes voltados à preservação da cultura Kuikuro e à investigação do universo dos "brancos" a partir de uma perspectiva indígena, codirige As Hiper Mulheres (2011). O longa põe em cena um impressionante ritual protagonizado pelas mulheres da aldeia cujos cantos carregam as memórias de toda a comunidade.


___________________________________________________________________


FICHA TÉCNICA 


Curadoria: Bebeto Abrantes, Carlos Alberto Mattos e Carla Italiano 

Mediação dos encontros: Bebeto Abrantes e Carla Italiano

Produção: Kerlon Lazzari

Arte: Nathalie Nery

Realização: Associação Imaginário Digital e Supimpa Produções

Apoio cultural: Videofilmes

Contato: [email protected]


Toda a programação do evento e informações sobre temas, filmes e diretores você acessa aqui:


imaginariodigital.org.br/real-virtual/2021


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

NA REAL_VIRTUAL 2021 - Pacote D - Encontros 6, 7, 10, 12

Associação Imaginário Digital

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. www.imaginariodigital.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.