Login
O evento já encerrou...
Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência | Dito Efeito Online
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência | Dito Efeito Online

26 ago - 2020 • 18:30 > 19:30

Evento Online

Descrição

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!


EPISÓDIO

Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência

A ciência é uma disciplina de cooperação, mas está sendo limitada por uma lacuna de gênero. Menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura. E isso começa cedo. Apenas 30% de todas as meninas selecionam, no Ensino Superior, áreas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O que precisamos fazer para reverter esse cenário? Como o aumento da diversidade na ciência pode ser um determinante para avançarmos nas descobertas e, consequentemente, nas aplicações que a partir delas podem chegar ao mercado? E como a Covid-19 está evidenciando isso? Por um lado, a pandemia está reforçando ao mundo o papel da ciência. É dela que virá a vacina contra o vírus. Muitas cientistas brasileiras estão envolvidas em projetos importantes globalmente. Ao mesmo tempo, estudos feitos por universidades americanas mostram que as cientistas do sexo feminino estão com a sua capacidade de se dedicar às pesquisas mais limitadas que os homens neste período – o tempo caiu 5% a mais para elas do que para eles. No caso daquelas que têm filhos, a dedicação delas foi 22% menor que dos homens sem filhos. Esses são alguns dos temas que vamos discutir no painel Mulheres cientistas - Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência, do Dito Efeito.


// SERVIÇO: Data - 26/8 (quarta-feira) Horário - 18h30 às 19h30

Link para acesso a transmissão será enviado para o e-mail cadastrado após realizada a sua inscrição!

// SPEAKERS:

MARCIA BARBOSA - Feminista, considerada em 2020 pela ONU uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência 

É professora titular da física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho por mulheres na ciência ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. Em 2020 foi considerada pela ONU Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. 


FERNANDA CHECCHINATO - Cientista e fundadora/CEO da Aya Tech

Doutora e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, Mestre em materiais particulados e cerâmica do pó, e doutora em polímeros, é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Engenharia Química, com doutorado sanduíche no Laboratório CNRS da Universidade de Lyon, França. Também já desenvolveu pesquisas científicas na Japan International Cooperation Agency, onde fez um curso de especialização de materiais inorgânicos e metálicos. Autora de 6 patentes de inovação tecnológica, ingressou na carreira acadêmica com aulas no Senai CTC Criciúma, na UFSC, onde posteriormente iniciou pesquisas em indústrias metalúrgicas no desenvolvimento de eletrodomésticos de uso pessoal. Fundou a Aya Tech, em 2010, onde permanece como CEO Founder, criando produtos inovadores para saúde e bem estar.


ZÉLIA LUDWIG - Cientista do Centro de Pesquisas em Materiais da UFJF

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado, Doutorado e Pós Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva, pesquisadora e orientadora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas de Materiais Cerâmicos, em Materiais Vítreos Nanoestruturados para aplicações em Optoeletrônica e Fotônica. Também é membro do GT para Aumento da Diversidade e Equidade Racial em Física Sociedade Brasileira de Física, Membro da ABPN e Membro do Parent in Science. Desenvolve Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero, Raça, Maternidade, Ciência e Sociedade com a proposta de discutir equidade e os direitos da comunidade negra na academia e na sociedade através da desconstrução de conceitos preestabelecidos, trabalhos pelos quais recebeu premiações como Mérito Comendador Nelson Silva (2018), Medalha Rosa Cabinda (2019), Medalha Nelson Silva (2019).


// CURADORIA:

PATRICIA KNEBEL - Content creator, estrategista digital de diversas empresas e fundadora do Estúdio Editorial – content innovation lab. É repórter e colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio e idealizadora do blog Mercado Digital e da série Mentes Transformadoras. Autora de cinco livros, entre eles Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul, finalista do Prêmio Jabuti, e Mundo Conectado: como a Internet das Coisas está revolucionando os negócios, as cidades e a vida das pessoas. Formada em Jornalismo pela PUCRS, possui um MBA em Marketing e Negócios pela UFRGS e também fez um curso de produção de conteúdo digital no Norman Nielsen Group, em Nova York (EUA). Foi correspondente internacional do website Infosur-Hoy-GDIT, baseado em Washington, durante dois anos. Curadora da série Protagonismo Feminino, do projeto Dito Efeito, uma iniciativa da uMov.me e do Pacto Alegre. 


// PROGRAMAÇÃO:

18h30 - Abertura uMov.me

18h35 - Debate | Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência

19h30 - Encerramento

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Iniciativa: Pacto Alegre Idealizador: uMov.me Sponsors:

AWS

BRDigital

Coca-cola FEMSA Brasil

InfraTI

StartSe

SUCESU RS

VH Audiovisuais


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Conheça mais a nossa iniciativa:


Lançado em 26 de março de 2019, dia em que Porto Alegre comemorou 247 anos, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. O projeto é composto por inúmeros eventos gratuitos, que são cocriados entre centenas de pessoas, sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico. A iniciativa conta com embaixadores, curadores, articuladores, entidades setoriais, universidades e empresas que juntos promovem painéis abertos ao público com transmissão ao vivo, numa metodologia phygital.

Durante o ano de 2019, o Dito Efeito realizou 26 episódios, teve +400 cocriadores de conteúdo e +200 parcerias envolvidas, além de ter +1.8k participantes e +5k visualizações no YouTube.

 

Embaixadores e temas:

A iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida | Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

 

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patricia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

 

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), e conta com patrocínio da AWS, BRDigital, Coca-cola FEMSA Brasil, InfraTI, StartSe, SUCESU RS e VH Audiovisuais. Em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), Amcham Porto Alegre, Assespro, Agidesk, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, Grow Plus, Grupo 5TI, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, Ventiur, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Coletiva, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech.

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mulheres cientistas: Em pleno século 21, os preconceitos ainda freiam a ciência | Dito Efeito Online

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.