1 mar - 2015 • 00:00 > 1 abr - 2015 • 00:00
Evento Online
Este minicurso tem a proposta de trazer um roteiro de aprendizagens relacionados a temática Planejamento de ambientes sustentáveis em espaços escolares.
Ele será realizado totalmente online, e através do roteiro elaborado pela equipe,dentro de uma plataforma virtual iremos vivenciar um formato experimental de aprendizagens. E para quem busca cursos com receitas prontas de teorias e dinâmicas participativas, ou mesmo somente mais um certificado pro curriculum, não será aqui que irá encontrar. Mas aquele professor que vive refletindo a escola, percebendo as grandes falhas, mas que ainda não conseguiu alternativas para reconfigurar esses espaços de aprendizagem, e esta afim de através do roteiro, interagir com pessoas e juntos refletir e experimentar novas vivencias e conhecimentos através do minicurso, chega mais.
De que Planejamento Estamos Falando?
Quando falamos em planejar ambientes sustentáveis temos aquela velha impressão de que tratamos apenas do ambiente como parte separada do processo de relação social que acontece dentro de cada espaço. Nesse sentido, trataremos sim do designer, mas ele em sí será pensado a partir da topologia das relações sociais do ambiente. Digamos que ao invés de pensarmos as mudanças através de grêmios associações, de fazer inumeráveis reuniões, planejamentos estratégicos, criar funções, iremos refletir o contrário, pois assim como os ecossistemas, que organicamente se comunicam e transformam ambientes em locais onde há possibilidade de existir vida, nossos formatos de pensamento ainda não seguem esses sistemas mais organicos, e nesse sentido que iremos aprofundar a aprendizagem.
Então configurar o ambiente seria a construção de espaços que imitem o ecossistema, como hortas, captação da água da chuva, composteiras, economia de energia?
Pois bem, estes podem ser aspectos interessantes, mas não são o primordial ponto para que em sí possamos configurar um ambiente sustentável para a aprendizagem, antes de mais nada é necessário conversar, desconstruir as amarras de nossas relações, para que os que realmente querem fazer isso, façam, mas os que querem outra coisa, o façam também.
O que é sustentabilidade dentro da perspectiva do curso?
Essa palavrinha vem tomando cada vez mais espaço entre as diversas organizações, sejam elas escolas, empreendimentos ou até mesmo em assuntos domésticos, mas o que é bem perceptível é que ainda que existam iniciativas inúmeras de aplicar conceitos de sustentabilidade, pouco se vê “continuativas”, dando um aspecto bem superficial ao termo.
Neste roteiro partimos de duas linhas das quais seguem caminhos para o termo, lembrando que sustentabilidade visa um ambiente autossustentável, para tanto dois termos são importantíssimos para essa refexão: Homeostase e Alostase.
Digamos que Homeostase é o processo onde criamos uma parede ( impermeabilidade) que separa o ambiente interno das relações externas, com o intuito de ali dentro estabelecer mecanismos de defesa para aquele grupo/orgaismo, no sentido de criar um padrão estático de organização.
E digamos que alostase é o processo pelo qual se constrói membranas (permeáveis, abertas a interferências externas) em que o ambiente externo e o ambiente interno se relacionam, e o único padrão permanente é a mudança, e essas interações são o mecanismo de mudança.
E no aspecto da alostase é onde adentraremos na conceituação de sustentabilidade nesse roteiro.
O curso tem dois módulos, cada modulo ira rabalhar em cima de 05 temáticas
1º Módulo – Configuração da Escola, Topologias de rede ( TI) , aprendizagem em rede.
01 - Comunicação como fluxo, biocomunicação.
02 - PaulBarhan,, Tec. da inf... ffluxos de rede.
03 - participação e interação
04 - abundancia e escasses, aprendizagens indigenas.
05 - rodas ao inves de fileiras, pequenos grups ao inves de grupão cola ao inves de prova
2º Módulo – Configuração e planejamento de designers biorregionais ( alostase )
06 - jane jacobs, morte e vida das grandes cidades
07 - principios da permacultura
08 - musica organica
09 - agenda 21 e com vida, o que funciona e o que não funciona
10 - dinamicas e interação ( mapeamentos afetivos)
Como será abordado cada temática
Cada tema será abordado discutido, refletido durante três dias, a cada dia serão feitas duas postagens, podem ser textos, áudio, vídeo ou mesmo slide.
Eles serão publicsados na plataforma, no facebook, por email e tamb´m tentaremos usar o wathsapp
Como não existirá o conceito de avaliação, perceberemos a nossa evolução através das conversas geradas, através da percepção da inteligência coletiva.
Outro fator importante pra pensarmos é que os materiais não são direcionamentos conceituais, e sim base para estudo, que através da interação vamos aprofundando nas temáticas.
Esperamos que esteja claro o proposito do roteiro, e esperamos você pra essa vivencia! Até lá!!!
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Diego Fernandes Ferreira