App Sympla
Baixe agora

Minicurso de Férias: Estruturas Clínicas em Psicanálise

Nappsi - Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise - Belo Horizonte, MG
12 de janeiro de 2019, 09h - 16 de fevereiro de 2019, 13h

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Ingresso único 
R$ 290,00
Pague em até 12x
Inscrições até 04/01/2019
0

Descrição do evento

Freud, em Sobre o início do tratamento, recomenda aos analistas que façam um “experimento preliminar” ao início de uma análise para que se empreenda uma sondagem do caso e que se estabeleça o diagnóstico diferencial. O autor coloca que é de extrema utilidade que o analista o faça, como forma de evitar erros práticos que desacreditem seu método de tratamento.


O objetivo central desse curso é apresentar os possíveis diagnósticos articulando-os à clínica através da apresentação de casos e da discussão teórica. Serão também apresentadas e discutidas as manifestações sintomáticas da contemporaneidade de forma a atualizar a prática daqueles que se propõe a aplicar a psicanálise.


Programa:

Introdução ao Diagnóstico – 12/01

Histeria – 19/01

Neurose obsessiva – 26/01

Psicose I – 02/02

Psicose II – 09/02

Perversão – 16/02


O curso terá carga horária de 24 horas/aula, sendo sempre das 09h00 às 13h00 e será ministrado pelo corpo clínico do Nappsi.

Composição do Corpo Clínico:

André Cabral – CRP 04/33740 
Doutorando em Estudos Psicanalíticos - UFMG
Mestre em Estudos Psicanalíticos - UFMG 
Especialista em Teoria Psicanalítica - UFMG 
Especialista em Temas Filosóficos - UFMG 
E-mail: cabral.afga@nappsi.com 

André Cabral é psicanalista, graduado em Psicologia e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa o doutorado com ênfase em Estudos Psicanalíticos. Possui Especialização em Teoria Psicanalítica e Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. É membro fundador do Nappsi, style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto; line-height:normal">Temas de interesse:  interface entre psicanálise e a filosofia de Kant e Platão; antropologia e psicanálise; psicanálise e linguística e topologia. 


Danielle Faustino – CRP 04/39199 
Coordenadora Geral do Nappsi
Especialista em Teoria Psicanalítica - UFMG
Especialista Psicopedagogia – FUMEC
Especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade - UEMG
E-mail: danielle.faustino@nappsi.com.br

Danielle Faustino é psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC, pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela UFMG, em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC e em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG. É membro fundador do Nappsi e atua na clínica com orientação em psicanálise no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Trabalha como psicopedagoga na atenção ao desenvolvimento infantil através da interface com a arte e a cultura e como psicóloga na assistência integral às pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Interessa-se pelo estudo de direitos humanos e relações de poder, ética da psicanálise, conceito de sublimação, antropologia cultural, psicanálise e direito e psicopatologias contemporâneas.

Temas de interesse: Direitos humanos e as relações de poder, ética e subjetividade, ética da psicanálise, o conceito de sublimação em psicanálise, antropologia cultural, psicanálise e arte, psicanálise e direito, psicanálise e ciência. 


Isa Gontijo – CRP  04/ 44141
Coordenadora do Núcleo Clínico do Nappsi
Doutoranda em Estudos Psicanalíticos - UFMG
Mestre em Estudos Psicanalíticos - UFMG
E-mail: isa.gontijo@nappsi.com.br

Isa Gontijo é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2019-2022). Mestre pelo mesmo Programa com ênfase em Estudos Psicanalíticos (2018). Graduada em Psicologia também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Psicóloga Perita do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 2017.

 

Tem experiência na área de Psicologia Clínica tendo interesse principalmente nos seguintes temas: Psicanálise Lacaniana, Clínica Psicanalítica, Psicopatologia, Epistemologia da Psicanálise, Construção do Caso Clínico.


Marcela Santos – CRP  04/48041
Coordenadora do Núcleo de Psicanálise Aplicada do Nappsi
Mestranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG
Bacharel em Psicologia pela UFMG

Marcela Maria dos Santos é psicóloga clínica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em andamento em Estudos Psicanalíticos pela mesma instituição. Atualmente atua na clínica de crianças, adolescentes e adultos. Foi integrante da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG (2016) que resultou na elaboração das diretrizes da Política de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. Atualmente é integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica - NPPJ, da UFMG style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto; line-height:normal">Temas de interesse: Psicologia social em interface com a psicanálise: Estudos Queer e Estudos de Gênero; Epistemologia feminista; Estudos decoloniais. Atualmente investiga os processos da constituição psíquica da diferença sexual na contemporaneidade a partir da obra de Melanie Klein e Jean Laplanche.


Vanessa Guimarães – CRP  04/48175 

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Nappsi
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFMG.
Bacharel em Psicologia pela UFMG.
Curso de Atualização Introdução a Teoria Lacaniana pela UFMG.
Mini Curso em Teoria Freudiana pela Universidad De La República Uruguai.
E-mail: vanessa.guimaraes@nappsi.com.br

Vanessa Guimarães da Silva é bacharel em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto; line-height:normal">Temas de interesse: Articulação entre arte e psicanálise, o corpo na contemporaneidade e os impactos do discurso tecnocientífico na subjetividade da época.



A emissão de certificado será condicionada a frequência mínima de 75%.

Informações: contato@nappsi.com.br

Whatsapp: (31) 99415-0404


Sobre o produtor

Nappsi -Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise

O Nappsi – Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise – foi constituído por um grupo de Psicólogos que, ao longo de suas trajetórias acadêmica e profissional, demonstraram um comum interesse em desenvolver a pesquisa teórica em Psicanálise e realizar atendimento clínico na cidade de Belo Horizonte.

Comentários

Local

Nappsi - Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise
Rua dos Tupinambás 360, 360, Salas 501, 503 e 505, Centro
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.