Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
Mini Curso: Astronomia Amadora - Ciência Cidadã (www.ceuprofundo.com)
Carregando recomendações...
Mini Curso: Astronomia Amadora - Ciência Cidadã (www.ceuprofundo.com)

Descrição do evento

O portal Céu Profundo, em colaboração com o Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos, apresenta neste minicurso vários caminhos para os amantes da astronomia que desejam se iniciar na atividade observacional.

Supernovas, cometas e asteróides são alguns dos objetos astronômicos que constantemente são noticiados como descobertas de astrônomos amadores. O olhar treinado e a dedicação constante à observação dos céus, capacita a comunidade de entusiastas amadores da astronomia a detectar e identificar estes objetos e outros fenômenos transientes de grande interesse científico.

Mais recentemente, a astronomia profissional tem disponibilizado dados de grandes levantamentos observacionais para análise pública, abrindo mais uma porta à contribuição dos cientistas cidadãos: é possível ajudar a classificar dados que ajudam na detecção de exoplanetas, na determinação da morfologia de galáxias ou no estudo da superfície marciana.

O curso com carga horária total de 12h inicia no dia 13/08, com aulas às 19h30, tem como público-alvo professores, astrônomos amadores iniciantes e estudantes com interesse na astronomia e apresenta algumas das principais atividades observacionais que podem ser sistematicamente conduzidas por astrônomos amadores.

Programa

• 13/08 - Astronomia Amadora - O universo ao alcance do cientista cidadão [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA)] ;
  • 14/08 - Astronomia Profissional - Um panorama da ciência no Brasil [Carlos Alexandre Wuensche (DAS-INPE)];
  • 15/08 - Prática Observacional - Observação remota com o telescópio Argus do Observatório Abrahão de Moraes e Fotografia Lunar [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA) / Messias Fidêncio (OAM-USP)];
  • 20/08 - Imagens Astronômicas - Técnicas e Ferramentas [ Wandeclayt Melo(IAE)];
  • 21/08 - Monitoramento de Meteoros - Um Elo Entre Amadores e Profissionais [Suzanne de Paula (EXoSS)] ;
  • 22/08 - Prática Observacional - Observação remota com o telescópio Argus do Observatório Abrahão de Moraes [Wandeclayt Melo(IAE) / Messias Fidêncio (OAM/USP)].

Local

Museu Interativo de Ciências - MIC

Rua Professor Felício Savastano, S/N, Vila Industrial

São José dos Campos, SP

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Céu Profundo

O portal de divulgação astronômica Céu Profundo é um difusor da ciência em geral e da astronomia em particular, reconhecido pela Sociedade Astronômica Brasileira. Promove atividades de fomento à observação astronômica e conscientização contra a poluição luminosa. www.ceuprofundo.com

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.