27 ago - 2022 • 08:00 > 27 ago - 2022 • 12:00
27 ago - 2022 • 08:00 > 27 ago - 2022 • 12:00
13º SEMINÁRIO HELIÓPOLIS BAIRRO EDUCADOR
O POVO NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA SOCIAL E DA LIBERDADE.
“Eu sou negra, a fome é amarela e dói muito”
Carolina Maria de Jesus
A nossa comunidade tem se dedicado, há bastante tempo, a refletir sobre a educação que pratica em seu território, a partir de um sonho: transformar Heliópolis em um Bairro Educador. Esse sonho é alcançado na medida em que conhecemos melhor a nossa realidade e construímos, coletivamente, uma consciência crítica capaz de analisar o nosso presente para projetar um futuro possível para todas as pessoas.
Historicamente, as classes populares têm pouca voz no nosso país. Para a construção de uma democracia real, se faz necessário qualificar a educação pública, a partir da organização do povo, que se constitui como tal quando se reconhece na luta por seus direitos. Para tanto, é preciso articularmos professores, educadores sociais, estudantes e famílias em torno de um debate sobre o nosso território, suas carências e suas potências. A ideia do Seminário Heliópolis Bairro Educador é realizar essa articulação para que, a partir das reflexões sobre as nossas ações enquanto educadores e educandos, avancemos na denúncia daquilo que nos impede de sermos mais, e também no anúncio daquilo que desejamos para nós.
A programação deste Seminário foi concebida a partir de um processo de escuta amplo e horizontal, com a participação de educadores e de lideranças comunitárias de Heliópolis. Uniram-se à UNAS a EMEF Presidente Campos Salles, a EMEF Abraão Huck e a EMEF Gonzaguinha, que juntas buscaram parcerias com a Academia, com os Movimentos Sociais e com Organizações da Sociedade Civil, com a intenção de que os debates nos tragam várias vozes, diversas perspectivas e inovadoras proposições.
Em tempos tão difíceis, em que vemos a nossa frágil democracia ameaçada e muitos dos nossos educandos em completa situação de miséria e abandono, é urgente que nos mobilizemos em torno de assuntos como insegurança alimentar, saúde mental, rede de proteção social, racismo, violência de gênero. É importante também entendermos como podemos avançar na defesa da Educação de Jovens e Adultos e nas políticas públicas para a primeira infância. Precisamos também ouvir as juventudes, saber de suas lutas e nos colocarmos à disposição delas.
Entendemos que produzimos conhecimentos ao longo da construção de Heliópolis enquanto Bairro Educador. Trabalhamos para a ampliação da nossa consciência comunitária para podermos lutar melhor por políticas públicas. Que o 13º Seminário possa ser o momento de partilha daquilo que temos aprendido, e que nos fortaleça na nossa jornada em busca de democracia, justiça social e liberdade.
Mesa 4 – As infâncias em territórios periféricos
Infância é um conceito produzido historicamente. Sabemos que há muitas formas de ser criança, a partir de condicionantes sociais e culturais. A proposta desse debate é pensarmos nas infâncias que se dão em territórios de grandes vulnerabilidades socioeconômicas, como é o caso de Heliópolis. Há uma ausência de debates interseccionais, que produzam conhecimentos sobre as infâncias nos territórios periféricos, em ajustes teóricos sobre as práticas de educadores populares. Assim, queremos saber:
- Que políticas existem para a garantia dos direitos dessas crianças?
- Qual o papel das instituições públicas na construção das políticas que as atendem?
- Como essas instituições se relacionam com o poder público?
- Qual o papel das famílias nesse debate?
Mediação: Ana Hélia da Silva Santos – gestora do CEI Girassol (UNAS)
Debatedores convidados:
Ana Estela Haddad - Professora da USP, Gestora de Políticas Públicas
Suze Piza - Professora de Filosofia na UFABC
Cisele Ortiz - Psicóloga, especialista em educação infantil, coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá.
Clélia Cortez - Pedagoga, especialista em Pedagogia da Escuta Malaguzziana, formadora de professores e coordenadora da unidade de período integral da educação infantil da escola Vera Cruz.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEstrada das Lágrimas, 2385 Ipiranga
São Paulo, SP
13º SEMINÁRIO HELIÓPOLIS BAIRRO EDUCADOR
13º SEMINÁRIO HELIÓPOLIS BAIRRO EDUCADOR O POVO NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA SOCIAL E DA LIBERDADE
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.