Login
O evento já encerrou...
Mesa 2 | Criando mulheres mundos: o gênero e os seus atravessamentos nos processos criativos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Mesa 2 | Criando mulheres mundos: o gênero e os seus atravessamentos nos processos criativos

29 jul - 2022 • 16:00 > 17:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

com Bárbara Esmenia (SP), Dani Nega (SP) e Katú Mirim (SP)
mediação Elizandra Souza (SP)

Bárbara Esmenia, Dani Nega e Katú Mirim conversam sobre os processos criativos empregados por mulheres lésbicas.

Bárbara Esmenia é poeta, escritora, dramaturga e curinga da Ybyrá Teatro das Oprimidas. Sua primeira dramaturgia, Cavalos pretos são imensos, foi selecionada no Edital 7ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Integra as redes Magdalenas Internacional de Teatro das Oprimidas e Sem Fronteiras de Teatro da/o Oprimida/o. Possui três livros publicados e participação em diversas antologias e coletâneas. É coordenadora a área de artes e feminismos da editora Publicar al Sur, do México.

Dani Nega é atriz, MC, compositora e ativista dos movimentos negro e LGBTQI+. É uma metralhadora poética que honra a sigla rap em suas duas versões: rhythm and poetry, no inglês, e “revolução através da palavra”, em sua apropriação brasileira. Atua como parceira de importantes grupos de teatro, como Os Crespos, Coletivo Negro e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Com este último, ganhou o Prêmio Shell de melhor trilha sonora pelo espetáculo Terror e miséria no terceiro milênio, do qual assinou a direção musical. Foi vencedora também do 28º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Álbum Eletrônico, por seu trabalho ao lado do produtor, músico e performer Felipe Julian (Craca). Atualmente, apresenta seu novo trabalho solo e autoral em pontos culturais e festivais dentro e fora de São Paulo.

Katú Mirim é indígena do povo Bororo, rapper, cantora, compositora, atriz e ativista da causa indígena. Por meio do rap e do rock, reconta a história da colonização pela óptica indígena e levanta questões pouco discutidas no cenário atual da música, como a demarcação de terras, o indígena no contexto urbano, o resgate da ancestralidade, o uso indiscriminado da sua cultura e a forma como são tratados os indígenas LGBTQIA+.

Elizandra Souza é escritora, poeta, jornalista e ativista cultural. Integrante do Sarau das Pretas, já publicou os livros Punga (2007), Águas da cabaça (2012), Filha do fogo – 12 contos de amor e cura (2020) e Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta? (2021), além de fazer parte de diversas antologias literárias. Coorganizou  Narrativas pretas – antologia poética Sarau das Pretas (2020). Atualmente, é editora das publicações do Coletivo Mjiba.

Mesa 2 | Criando mulheres mundos: o gênero e os seus atravessamentos nos processos criativos [com interpretação em Libras]
sexta 29 de julho de 2022
às 16h
270 ingressos
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line
– plataforma Sympla/Zoom

[classificação indicativa: 14 anos]

Atividade gratuita

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.