App Sympla
Baixe agora

Menos30 FEST | 5ª edição

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Menos30 FEST | 5ª edição

Unibes Cultural - São Paulo, SP
10 de novembro de 2018, 09h-20h

Ingressos

Menos30 FEST | 5ª edição
Grátis
Vendas até 10/11/2018
Encerrado

Descrição do evento

Sejam bem-vindx ao Menos30 FEST, o festival sobre atitude e empreendedora da Globo. 

Entra geração, sai geração, e uma das maiores obsessões da humanidade continua sendo a mesma: fazer projeções do futuro. Enquanto nenhuma startup desenvolve a tão sonhada máquina do tempo, o Menos30 FEST embarca nessa viagem com o tema “Como se faz um futuro?”.

Longe de se aventurar na adivinhação, a intenção da 5ª edição do festival, que acontece no dia 10 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, é explorar as múltiplas possibilidades trazidas pela 4ª revolução, a revolução tecnológica, que transformará a forma como trabalhamos, produzimos conhecimento e nos relacionamos.

Diverso, para todos e totalmente gratuito, o Menos30 FEST é um convite para experienciar e refletir sobre como chegamos até aqui, onde estamos em termos de evolução tecnológica e para onde vamos. Será um dia inteiro de debates, palestras, oficinas, mentorias e experimentações sobre assuntos relacionados ao ecossistema empreendedor. Ao longo da programação serão abordados temas como inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas, como formar times, como criar uma marca, growth hacking, jornada do consumidor, construção de produtos digitais, realidade aumentada, neurociência, propósito de marca, entre outros temas.  

Para além dos debates, rola ainda muita música, com mais uma edição do Arte na Rua - iniciativa da Globo de valorização e acesso à arte -, gastronomia, feira de startups e o já tradicional hub de feiras de produtores independentes, realizado em parceria com a Feira Preta, Solano Trindade, Pop Plus e Auê.

Programe-se para chegar cedo! Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e a entrada do público será por ordem de chegada. 

:: PROGRAMAÇÃO


9h45 | Boas-vindas


10h00 às 10h30 | Palestra | A era da ( r ) evolução da consciência

A 4ª revolução será liderada por uma poderosa mudança no nosso modelo mental. E a tecnologia tem contribuído para tornar este movimento globalizado e universal. Pessoas interconectadas ao redor do mundo estão costurando uma rede de experiências imersivas. Práticas transformadoras estão crescendo em uma velocidade sem precedentes. Você está preparado para viver uma rápida expansão da consciência coletiva?

Com Luciana Bazanella e Vanessa Mathias, cofundadoras da White Rabbit, agência de exploração de tendências e foresight para cocriação de futuros desejáveis


10h00 às 10h30 | Palestra | O mundo mudou. E você?

As tecnologias estão se adaptando às pessoas ou as pessoas estão se adaptando às tecnologias? Em que time você quer estar? As mudanças estão acontecendo de forma exponencial, criando uma realidade nunca vista e a tecnologia traz inúmeras possibilidades, sendo uma das grandes responsáveis por essas transformações. Neste novo mundo, as pessoas têm comportamentos diferentes e querem se relacionar com os produtos de outras formas. Venha se libertar de antigos paradigmas, entender como funcionam estes novos modelos e refletir sobre os grandes desafios dos novos empreendedores.

Com Eduardo Endo, diretor acadêmico dos cursos de MBA da FIAP
 

10h00 às 12h00 | Oficina | Como criar uma experiência para o usuário

Desenhar a jornada do cliente é um passo fundamental para a estratégia digital. Mas será que a experiência que você propõe para o seu usuário corresponde ao que ele percebe de fato? Nesta oficina vamos trabalhar e refletir sobre como criar uma experiência com empatia, fazendo protótipos e testando nossas ideias.
Com Jesper Rhode, professor da Hyper Island


10h00 às 12h00 | Oficina | Storytelling x Storydoing

Todo mundo tem uma história que merece ser contada. E isso inclui você. Comunicar bem e da maneira correta, pensando da escolha das palavras à comunicação não-verbal, da linguagem tabu à métrica, é fundamental. Nesta oficina, descubra como o storytelling e o storydoing podem ser utilizados como ferramentas para se vender bem e o que conceitos-chave como oratória, inteligência social e autopromoção também podem contribuir para isto. Prepare-se para aprender algumas das melhores práticas para contar uma boa história e fazer história.

Com Pedro Pirim, sócio-fundador da empresa Pra Cima, voltada para desenvolvimento de estratégias de comunicação, conteúdo e marketing de influência para pessoas e empresas que querem se comunicar e vender melhor.


10h00 às 12h00 | Oficina | Como ser data-driven?

Em tempos de revolução tecnológica, tomar decisões baseadas em dados é questão de sobrevivência. Da concepção da ideia até a validação do modelo, aprenda a definir e realizar a coleta de métricas objetivas e entenda como elas podem impactar startups em diferentes estágios.

Com Rodrigo Corbelli, da Finxi, empresa especializada na gestão tecnológica de startups


11h00 às 12h30 | Mesa | Como chegamos até aqui?

Da criação da Internet, passando pelo começo da world wide web, pelos mecanismos de busca, pela “bolha” do início dos anos 2000, pela consagração das redes sociais até a implementação do big data, internet das coisas e inteligência artificial. São 50 anos de acontecimentos e microrevoluções que nos possibilitaram enxergar e compreender o mundo como fazemos hoje. Embarque nesta viagem no tempo e descubra: como chegamos até aqui?

Com Caio Vassão (Movements), Monique Evelle (Evelle Consultoria), Nívio Ziviani (Kunumi) e Ralph Peticov (Hacktown)

Mediação: Roberto Kovalick 


11h00 às 11h30 | Palestra | O que é sucesso para você?

Em um mercado de trabalho cada vez mais complexo, o significado de sucesso pode não ser tão óbvio quanto parece. Cada vez mais as palavras status e estabilidade estão sendo substituídas por qualidade de vida e propósito. Venha refletir sobre uma nova forma de encarar carreira e empreendedorismo a partir dos desafios e oportunidades proporcionados pela revolução 4.0.

Com Nina Silva, fundadora e presidente do Movimento Black Money, movimento de fomento do ecossistema afroempreendedor para mindset de inovação, educação financeira e empreendedorismo para a população negra


11h00 às 13h00 | Experimentação | Futuro do trabalho & novas formas de economia

Um dia em 2037. Você levanta da cama. O que mudou? Como será o seu dia a dia? Onde você estará trabalhando? As máquinas vão ter dominado o mercado? Qual serão as fontes de renda? Neste espaço você é convidado a participar de uma experiência imersiva e entender como tecnologias como inteligência artificial, robotização e blockchain vão transformar a forma como estamos no mundo nos próximos anos. Especialistas te acompanharão ao longo desta jornada ao futuro fazendo provocações e ajudando a refletir sobre tendências do mercado de trabalho e da economia digital.

Com [Painel 1] Natasha Bontempi (Líder de mindfulness IBM), Bruno Berchielli (Mestre em AI aplicada aos negócios), Alexandre Garcia(MAR Venture), André Salem (Blockforce). [Painel 2] Leandro Berchielli ( Fappes Blox), Gabriela Maciel (Conexões energéticas), Tati Tosi (Cientista de dados) e Rom Justa (Empreendedor Digital e Artista de Dados).

Mediação: Ligia Zotini (Voicers)


11h15 às 12h00 | Palestra | Blockchain e a nova economia distribuída

O que é blockchain? Quais oportunidades que essa tecnologia nos abre? Nesta palestra você entenderá como funciona o blockchain a partir de uma experiência para se iniciar neste universo.

Com Thiago Padovan, cofundador da Movements, projeto coletivo que visa transformar realidades de cidades, empresas e pessoas a partir do seu próprio interior
 

12h00 às 12h30 | Palestra | Propósito: ter um faz toda a diferença

Não existe pílula mágica para encontrar o propósito da sua marca, mas existem alguns caminhos. Nesta conversa, serão apresentadas algumas ferramentas que organizam a vida do empreendedor e o ajudam a identificar sua jornada e a evidenciar o propósito da sua marca.

Com Fernanda Vio, fundadora da ISKRA, consultoria que apoia o empreendedor na busca pelo seu propósito
 

12h30 às 14h30 | Oficina | Construção de produtos digitais

Já pensou em montar um time, tirar sua ideia de site ou aplicativo do papel e colocar tudo no ar em apenas 2 horas? É exatamente isso que esta oficina vai te ensinar. E o melhor: não há nenhum pré-requisito para participar. Se você é do time dxs inquietxs, dinâmicxs e gosta de colocar a mão na massa, não deixe de participar. 

Com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, projeto de educação que prepara talentos para atuar em diversas áreas de uma empresa
 

12h30 às 14h30 | Oficina | O futuro da relevância das marcas

Em um momento do mundo onde os governos já não cumprem o seu papel social, as marcas são empurradas a ocupar esse espaço e entregar relevância. Ao mesmo tempo, o novo consumidor é engajado, militante, super exigente e passa a demandar novos valores e uma postura ativa das empresas. Como as marcas devem fazer para se manterem relevantes neste mundo cada vez mais transparente e coletivo? Como estar alinhada valores do futuro e das novas gerações que praticamente ignoram toda publicidade?

Com Georgia Reinés e Mariana Stabile, cofundadoras da Sharp, consultoria de relevância que tem como foco a ampliação de "influenciadores de impacto" 
 

12h30 às 14h30 | Oficina | A Fórmula da Inovação

E se existisse uma fórmula para a inovação? Se pudéssemos dizer que misturando os ingredientes certos, na medida adequada, dá pra chegar lá? Não estamos dizendo que é uma tarefa fácil. Mas que é possível é. Nesta experiência colaborativa você será estimulado a refletir sobre cultura de inovação e seus desafios e a descobrir como inovar de forma sistêmica.

Com Leslie Foresta (Direotora de Inovação em Comunicação da Globo), Washington Theotonio (Diretor de Inovação em Comunicação da Globo) e Vinicius Machado (Decah)
 

13h00 às 14h30 | Mesa | Experiências educacionais inovadoras: como ganhar escala?

A junção de tecnologia, educação e criatividade têm gerado experiências de formação cada vez mais inovadoras ao redor do mundo. Surgem novos modelos mentais, metodologias educacionais, laboratórios de experimentação e promessas de futuro. Neste contexto, o que tem dado certo? Como alunos e professores têm lidado com essas transformações? E como democratizar e tornar estas experiências mais acessíveis? Conheça iniciativas de instituições públicas e privadas que estão mudando a forma como enxergamos os processos de formação.

Com Anna Penido (Inspirare), Débora Garofalo (Rede Municipal de Ensino de São Paulo) Guilherme Cintra (Coleguium), Nelson Pretto (UFBA)

Mediação: Thais Itaqui (GloboNews)


13h00 às 13h40 | Palestra | Os Incontratáveis

Se você, em algum momento da vida, percebeu que escolheu a faculdade errada ou que as empresas/empregos que você encontra não tem nada a ver com você, vem pra cá! Essa é a grande palestra de apoio para as ovelhas negras, pessoas esquisitinhas, os diferentes, os incontratáveis! Ah: como quem sabe faz ao vivo, trabalhamos com cases reais e encontramos algumas pessoas que passaram por problemas parecidos. E adivinha? Tem final feliz, existem empresas que abraçam a esquisitice e gente super realizada profissionalmente depois de bater muita cabeça a toa!

Com Eduardo Migliano, cofundador da 99 Jobs, uma comunidade de carreira para quem está cansado da mesmice do trabalho
 

13h15 às 14h00 | Palestra | Proteção da propriedade intelectual

Qual a importância da propriedade intelectual para startups e empresas inovadoras? Nesta palestra serão discutidos casos práticos e exemplos reais de como esse tema tornou-se um diferencial competitivo para empresas em todo mundo

Com Andressa Bizutti, associada do Baptista Luz Advogados, atuando nas áreas de Transações de Tecnologia, Propriedade Intelectual e Mídia & Publicidade.


14h00 às 14h30 | Palestra | Democratizando blockchain

A esta altura, você já deve ter ouvido falar sobre blockchain e como a tecnologia promete revolucionar o mundo nos próximos anos. A blockchain pode aumentar a confiança, a produtividade e a eficiência dos processos. Mas afinal, como ela funciona? Qual o seu impacto? Como ela pode contribuir para a construção de um mundo descentralizado? Entenda como a democratização do blockchain pode ajudar a criar uma sociedade mais transparente, diversa, inclusiva e tolerante na era dos dados.

Com Liliane Tiê, community builder da rede Women In Blockchain Brasil, rede de apoio e cooperação para inclusão da mulher na nova economia
 

14h00 às 16h00 | Experimentação | Novas formas de conexão

E se você acordasse no futuro e percebesse que a virtualidade é real? Isso mesmo. Imagina que você está em 2037. Será que todos vamos viver em um grande jogo de videogame? Quem controlará o acesso aos nossos dados pessoais? Ainda existirá privacidade no mundo virtual? Descubra junto com 8 especialistas como as tecnologias de realidades virtuais, aumentada e mista afetarão nossas relações interpessoais e a forma como consumimos educação e entretenimento.
 
Com [Painel 1] Boo Aguilar (Blank Canvas) ,Rodrigo Terra (ARVORE), Bruno Macedo (RITO) e José Terrabuio (Beenoculus). [Painel 2], Gustavo Tanaka (Brotherhood), Marcelo Forlani (Omelete e CCXP), Jeni Shih (Negócios Cognitivos da IBM), Ralph Peticov (Hack Town).

Mediação: Ligia Zotini (Voicers)


15h00 às 16h30 | Mesa | Ei, vamos explodir as bolhas sociais?

Você já notou que assuntos, pessoas, postagens e ideias que costumam passear pela sua timeline têm algo em comum? Isso não é coincidência. Um algoritmo complexo ajusta a alimentação de conteúdos de acordo com as preferências e comportamentos de cada um. Se por um lado isso facilita a leitura do que é relevante para você, por outro também cria as chamadas “bolhas” de realidade digital. E agora, como enfrentá-las?

Com Cristiano Borges (Copernicus), Ian Black (New Vegas), Mariana Campanatti (Imagina.vc) e Pedro Lenhard (Polyfauna) 

Mediação: Aline Midlej (GloboNews)


15h00 às 15h30 | Palestra | O Futuro é feminino

Uma das coisas que as mulheres têm feito de melhor é provar que estereótipos não são capazes de defini-las. Um objeto de desejo comum entre todas tem provocado mudanças históricas na sociedade: a igualdade. Se elas vão se utilizar dessa liberdade para cuidar da família ou comandar uma grande empresa, para perseguir padrões ou fugir deles, essa será uma escolha diferente para cada uma. De qualquer maneira elas já estão mudando o mundo.

Com Samantha Almeida, diretora de talentos, planejamento e inovação do Grupo Music2_Brasil, hub de Música & Entretenimento com operação de mídia.
 

15h00 às 17h00 | Oficina | Cidade viva, cidade inteligente

As cidades são organismos vivos compostos por complexos campos de ação, com muitos níveis e camadas de organização. E não se pode mudá-la de uma hora para outra. Ou pode-se? Nesta oficina você vai vivenciar a construção de uma comunidade urbana em tempo real e entender: afinal, o que é uma comunidade urbana? O que é inteligência na cidade? Confiando em um a lógica colaborativa, a proposta é que se faça emergir percepções, ações, jurisdição, organizações e serviços para uma cidade que se compõe como uma rede distribuída.

Com Caio Vassão, cofundador da Movements, projeto coletivo que visa transformar realidades de cidades, empresas e pessoas a partir do seu próprio interior
 

15h00 às 17h00 | Oficina | Metaeducação e ecossistemas de aprendizagem

Como podemos construir experiências de aprendizagem colaborativas? Nesta oficina você experimentará ferramentas para identificar oportunidades de ação inovadoras reconhecendo a criatividade como fenômeno distribuído nas comunidades.

Com Davi Moreno, cofundador da Movements, projeto coletivo que visa transformar realidades de cidades, empresas e pessoas a partir do seu próprio interior
 

15h00 às 17h00 | Oficina | Network design para a nova economia

Como gerar impacto em diversos setores e mercados no futuro? Nesta oficina você aprenderá a mapear ecossistemas de negócio e explorar este universo utilizando novos elementos do blockchain.

Com Thiago Padovan, cofundador da Movements, projeto coletivo que visa transformar realidades de cidades, empresas e pessoas a partir do seu próprio interior
 

15h15 às 16h00 | Palestra | Criando uma marca: do nome ao logo

Você já se perguntou como é o processo criativo de um time para a elaboração de uma marca? Passo a passo, conheça todos os elementos que resultam na criação de uma marca memorável: do briefing do cliente ao produto final!

Com Helena Navarro, designer na Startup Farm


16h00 às 16h30 | Palestra | Não basta uma boa ideia se não entendermos de gente

A revolução digital mudou e mudará drasticamente toda relação comercial vigente trazendo um novo paradigma acessível e democrático, no qual qualquer empreendedor pode ter sucesso quase que instantaneamente. Porém, nenhuma iniciativa resistirá sem uma profunda compreensão do ser humano, seja como colaborador ou consumidor. Entenda na prática a relevância de entender a pessoa e criar conexões de confiança que, consequentemente, resultarão em vendas.

Com Mario Narita, designer responsável pelo desenvolvimento da metodologia chamada Processo Límbico, no qual as emoções são o centro no desenvolvimento dos projetos


16h30 às 18h30 | Experimentação | Novas formas de expansão da humanidade

Estamos no ano de 2037. Que tipo de pessoa você precisa ser para viver em um mundo altamente tecnológico? Como os humanos podem ser exponencializados? Esse é um convite para você se conectar com você mesmo e experimentar práticas de exponencialidade humana: como são os humanos ideais do futuro? 

Com Gabriela Moya (Terapeuta), Fábio Novo (Escritor), Diego Sangiorgi (Vector Equilibrium), Tania Zaccharias (Alquimista de Pessoas e Essências), Natasha Bontempi (Líder de mindfulness IBM), Ligia Zotini (Voicers) e Música com Vector Equilibrium Experience ( Nivia Monteiro, Alexandre Garcia, Tiago Sangiorgi)

Mediação: Ligia Zotini, Voicers


17h00 às 18h30 | Mesa | Daqui para onde?

Mudanças tecnológicas. Transformações exponenciais. Inteligência artificial, automação, robótica e internet das coisas, etc. Tudo isso já faz, ou  fará parte do nosso cotidiano. No entanto, a forma como os seres humanos farão uso dessas tecnologias nos guiará para um futuro mais acessível, diverso e inclusivo ou excludente e desigual. Neste sentido, que  futuro queremos construir?

Com Gil Giardelli (5Era), Fausto Vanin (One Percent), Rosa Alegria (Projeto Millennium)  e Pedro Vada (ArchDaily) 

Mediação: Renata Ceribelli (Fantástico)


17h00 às 17h30 | Palestra | O que os desafios do presente revelam sobre os negócios do futuro

Como conquistar o cliente? Como desenvolver um software? Como escalar o negócio? Como arrumar um investidor? Venha entender com quem vive na pele os desafios enfrentados diariamente por empreendedores de tecnologia.
 
Com Dani Junco (B2Mamy Aceleradora) e Nelson Andreatta (Eats for You)

Mediação: Juliana Munaro (Pequenas Empresas & Grandes Negócios)


17h15 às 18h00 | Palestra | Como criar o MVP da sua startup?

Como o processo de criação de um serviço ou produto pode seguir algumas lógicas e metodologias simples que te ajudarão a entender melhor o mercado e o seu cliente, de forma ágil e eficiente.

Com Daniel Dalmina, venture capital da Startup Farm


17h30 19h30 | Oficina | Growth Hacking: táticas não convencionais para acelerar seus negócios 

Crescer é o desafio de qualquer startup. Crescer rápido e com segurança é o sonho de qualquer startup. Nesta oficina, você aprenderá estratégias e táticas práticas usadas pelas maiores startups do mundo para lançar e acelerar o crescimento do seu negócio, aumentar sua audiência e a força da sua marca pessoal, com base no espírito growth hacking.

Com Bráulio Medina, cofundador do Growth Team, primeira agência de Growth Hacking do Brasil


17h30 às 19h30 | Oficina | Comunicação em tempos violentos: como se fazer entender?

Épocas difíceis e de comunicação confusa. O que é fake? No que acreditar? Como conversar e manter um diálogo de maneira que seu interlocutor te ouça e não se feche? A comunicação é um campo de conhecimento orgânico: ela se adapta aos novos cenários. Conheça algumas ferramentas que estão ao alcance de nossas mãos e que podem torná-la mais eficiente.

Com Gabriela Moura, cofundadora da Idánimo, consultoria de comunicação


17h30 às 19h30 | Oficina | Como captar clientes pelo coração

O primeiro passo para se ter uma efetiva conexão com o consumidor é vê-lo como ser humano. Desvendar a sua emoção para sensibilizar. A partir dos pricípios da neurociência, você vivenciará conceitos do design que coloca o consumidor no centro das atenções e aprenderá novas ferramentas para obter insights dos consumidores, transformá-los em códigos visuais e até criar um logo impactante.

Com Mario Narita, Clarice Casseb e Italo Matias, da Narita Design, empresa responsável pelo desenvolvimento da metodologia chamada Processo Límbico, no qual as emoções são o centro no desenvolvimento dos projetos


18h00 às 18h30 | Palestra | Cidade inteligente, cidade distribuída, cidade selvagem

A cidade de hoje e do futuro é o local da construção colaborativa da vida em comum. As cidades inteligentes são o primeiro passo na construção de uma cidade que sustenta o processo de inovação de modo orgânico e emergente. A humanidade começa, hoje, a habitar cidades globais hiperconectadas. Mas como enfrentaremos o desafio para que essa cidade global seja justa e sustentável?

Com Caio Vassão, Davi Moreno e Thiago Padovan, cofundadores da Movements, projeto coletivo que visa transformar realidades de cidades, empresas e pessoas a partir do seu próprio interior


18h15 às 19h15 | Mão na massa | Batalha de Pitches 

Venha acompanhar a batalha de pitches (apresentações) de startups! Parte da programação da aceleradora Startup Farm, as startups vão apresentar seus negócios a uma banca de jurados composta por representantes da Startup Farm e pelo editor da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Dois vencedores serão anunciados após as apresentações: um ganhará uma mentoria com o time da Startup Farm na área de sua escolha e o outro terá sua história contada na editoria “Conte sua História”, uma iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que abre espaço para empreendedores de diversos perfis apresentarem suas ideias de negócio.


Sobre o produtor

Globo Universidade

Local

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.