O sucesso inicial das empresas é conquistado vendendo tudo para todos. As vendas são mais passivas, mais focadas no produto e seus atributos do que nas necessidades dos clientes.
Para entender a percepção de valor que os clientes desenvolvem e aprender como ter mais foco em ofertas segmentadas, para melhores resultados em vendas ativas, buscamos a inteligência do negócio com foco na atividade comercial, que puxa a empresa.
O seminário permitirá ao participante degustar algumas técnicas de inteligência comercial, com aplicações simples que geram resultados muito interessantes e promissores.
Objetivo:
Alavancar vendas e obter melhores resultados a partir do uso de técnicas e ferramentas adequadas para cada ambiente de negócio, despertando a atenção para atitudes corporativas que potencializam a captura de oportunidades otimizando e sincronizando os esforços comerciais.
Público-alvo
Sócios proprietários, executivos principais de empresas de TI em busca de melhores resultados comerciais.
Pré-requisitos: Para melhor aproveitamento, os participantes devem preencher o material disponibilizado pré-curso, que será enviado pela Assespro-MG para cada matriculado.
Ementa:
- Modelo de maturidade de inteligência comercial;
- Proposta de valor;
- Análise estatística de dados;
- Canais de venda;
- Relacionamento B2B;
- Blindagem de clientes-chave;
- Clientes relacionais e clientes transacionais;
- Placar comercial e indicadores de resultado;
- Aplicação prática de ferramentas.
Conteúdo:
- O modelo de maturidade de inteligência comercial: reconhecendo seu nível para progredir;
- Revendo os entendimentos sobre o que é valor para seus clientes ativos e potenciais;
- Análise estatística de dados sobre base de clientes geral (exemplo) ou específica;
- Ativação da equipe e canais de venda para novos negócios;
- O ciclo de vida dos clientes e suas fases;
- O relacionamento B2B: saindo de “tudo para todos” para “ofertas focadas”;
- Blindagem de clientes-chave;
- Ativação de clientes para melhoria do tíquete médio;
- Clientes relacionais e clientes transacionais;
- Propostas de valor de acordo com a reciprocidade dos clientes;
- Placar comercial e indicadores de resultado;
- Aplicação prática de ferramentas certas para cada situação.
Metodologia: Aulas teórico-práticas com cargas conceituais e aplicação prática na realidade de cada empresa. Monitoria in loco para empresas participantes que fizerem esta opção.
Instrutores:
João Pedro de Rezende Martins, Sócio da MARPEL Business Development. MBA executivo em Marketing pelo IBMEC. Consultor em Inteligência Comercial, Marketing de Relacionamento e Digital Marketing para a construção de vínculo preferencial com o cliente.
Luís Antônio Capanema Pedrosa, Senior Partner na MARPEL Business Development, Doutorando em Operations Management, pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, EUA. Mestre em Mecânica de Precisão, pela Kyoto University, Japão. Atuou como consultor da EDS Corporation, no Japão, e na Andersen Consulting, SP, como Coordenador de Inovação do BI Internacional, como Coordenador Geral da Faculdade IBS-FGV. É professor associado à Fundação Dom Cabral (FDC).