Apresentação
O meetup Design Thinking
na Prática apresenta os conceitos que suportam a abordagem Design Thinking,
trabalhando os valores da empatia, colaboração e experimentação através do uso
e aplicação de algumas ferramentas que facilitam o entendimento e adoção do
modelo para os projetos do dia a dia.
Objetivo
- Apresentar a abordagem
Design Thinking para as pessoas que não tiveram nenhum ou pouco contato com o
modelo;
- Trabalhar algumas
ferramentas de maneira prática para facilitar o entendimento do modelo;
- Apresentar e compartilhar
cases que demonstram os resultados alcançados com o uso do Design Thinking.
Metodologia
Modelo Design Thinking:
- Apresentar o modelo Design
Thinking originado na DSchool em Stanford com as suas cinco fases (Empatia,
Definição, Ideação, Prototipação e Teste/Apresentação).
- Compreender os valores da
empatia, colaboração e experimentação que são os pilares de sustentação da
abordagem.
- Compartilhar cases de
empresas no Brasil e no mundo que fazem uso da abordagem com objetivo de gerar
inovação centrada no ser humano.
Setup do Workshop:
- Compartilhar a
importância/necessidade de ter um desafio para nortear o workshop e criar/validar
um desafio com todos os participantes.
Fase Empatia:
- Explicar o que é empatia,
demonstrando através de vídeos e casos reais e realizando a dinâmica do
contraponto para que eles possam vivenciar na prática o que é empatia, além de
deixar claro que nessa fase iniciamos o primeiro ciclo de pensamento
divergente, onde ele irá coletar a maior quantidade possível de informações.
- Apresentar as ferramentas
que podem suportar a fase: guia de entrevistas, entrevistas, observação e um
dia na vida do usuário.
Fase Definição:
- Explicar que essa fase tem
como foco convergir e revisitar o desafio original para entender se ele ainda
está aderente a realidade dos entrevistados.
- Apresentar as ferramentas
que podem suportar essa fase: download das entrevistas, diagrama de afinidade,
mapa da empatia e jornada do usuário.
- Trabalhar e melhorar uma
persona pré-definida utilizando as informações e conhecimento do time.
Fase de Ideação:
- Explicar que essa fase tem
como foco iniciar o segundo ciclo de pensamento divergente e que o objetivo
aqui é gerar a maior quantidade de ideias dentro de um tempo determinado,
quantidade e não qualidade.
- Apresentar as ferramentas
que podem suportar essa fase: brainstorm, gamestorming, cocriação, priorização.
- Gerar ideias de maneira individual
com um tempo pré-determinado, buscando a maior quantidade de ideias possíveis.
- Cocriar as ideias, ou seja,
trabalhar o valor da colaboração, onde eles poderão compartilhar suas ideias e
ainda terão a oportunidade de ouvir as ideias da pessoa ao lado com objetivo de
melhorar essas ideias através de sugestões ou insights.
- Priorizar em grupo,
buscando consenso de todos de qual ideia que o grupo gerou apresenta o maior
nível de relevância para o usuário e simplicidade para criar um protótipo.
Fase de Prototipação:
- Explicar que essa fase tem
como objetivo tirar as ideias do papel, para que os usuários possam vivenciar e
experimentar a solução que o grupo propõe para gerar inovação e resolver o
desafio proposto. Ela encerra o ciclo com pensamento convergente, já que devido
ao tempo e foco não é recomendável que se crie protótipo de todas as ideias que
o grupo gerou nesse momento.
- Apresentar as ferramentas
que podem suportar essa fase: storyboard, role play, wireframe, mockup e
aplicativos que ajudam na prototipação.
Fase de Teste/Apresentação:
- Explicar que a fase de
teste/apresentação tem como principal missão compartilhar para o usuário a
solução que foi gerada com foco em resolver o problema que ele está vivenciado
e coletar feedback dele, para ajudar o time a melhorar e gerar uma v2 do
protótipo.
- Apresentar a ideia para os
demais participantes, utilizando o roteiro de pitch respondendo às perguntas:
Para quem estou trabalhando? Qual problema estou resolvendo? E como estou
resolvendo?
- Dar feedback os demais
participantes podem dar feedback por um tempo determinado do que eles sugerem
melhorar ou alterar.
Para quem
Este meetup
foi desenhado para todas as pessoas que desejam conhecer a abordagem que vem
ajudando pessoas e empresas a gerarem produtos e serviços de maneira inovadora
tendo como centro do estudo o ser humano, através da aplicação dos valores da
empatia, colaboração e experimentação.
Formato desse Meetup
Faremos esse
Meetup online pelo Zoom e com as dinâmicas sendo executadas no Mural.
Enviaremos os links um dia antes do evento.