Fale com o produtor

O evento já encerrou...

MEETUP Design Thinking na Prática [ONLINE]

Carregando recomendações...
Evento encerrado

MEETUP Design Thinking na Prática [ONLINE]

02 set - 2020 • 19:00 > 02 set - 2020 • 22:00

 
Evento Online  

Descrição do evento

Apresentação

O meetup Design Thinking na Prática apresenta os conceitos que suportam a abordagem Design Thinking, trabalhando os valores da empatia, colaboração e experimentação através do uso e aplicação de algumas ferramentas que facilitam o entendimento e adoção do modelo para os projetos do dia a dia.

Objetivo

  • Apresentar a abordagem Design Thinking para as pessoas que não tiveram nenhum ou pouco contato com o modelo;
  • Trabalhar algumas ferramentas de maneira prática para facilitar o entendimento do modelo;
  • Apresentar e compartilhar cases que demonstram os resultados alcançados com o uso do Design Thinking.

Metodologia

Modelo Design Thinking:

  • Apresentar o modelo Design Thinking originado na DSchool em Stanford com as suas cinco fases (Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Teste/Apresentação).
  • Compreender os valores da empatia, colaboração e experimentação que são os pilares de sustentação da abordagem.
  • Compartilhar cases de empresas no Brasil e no mundo que fazem uso da abordagem com objetivo de gerar inovação centrada no ser humano.

Setup do Workshop:

  • Compartilhar a importância/necessidade de ter um desafio para nortear o workshop e criar/validar um desafio com todos os participantes.

Fase Empatia:

  • Explicar o que é empatia, demonstrando através de vídeos e casos reais e realizando a dinâmica do contraponto para que eles possam vivenciar na prática o que é empatia, além de deixar claro que nessa fase iniciamos o primeiro ciclo de pensamento divergente, onde ele irá coletar a maior quantidade possível de informações.
  • Apresentar as ferramentas que podem suportar a fase: guia de entrevistas, entrevistas, observação e um dia na vida do usuário.

Fase Definição:

  • Explicar que essa fase tem como foco convergir e revisitar o desafio original para entender se ele ainda está aderente a realidade dos entrevistados.
  • Apresentar as ferramentas que podem suportar essa fase: download das entrevistas, diagrama de afinidade, mapa da empatia e jornada do usuário.
  • Trabalhar e melhorar uma persona pré-definida utilizando as informações e conhecimento do time.

Fase de Ideação:

  • Explicar que essa fase tem como foco iniciar o segundo ciclo de pensamento divergente e que o objetivo aqui é gerar a maior quantidade de ideias dentro de um tempo determinado, quantidade e não qualidade.
  • Apresentar as ferramentas que podem suportar essa fase: brainstorm, gamestorming, cocriação, priorização.
  • Gerar ideias de maneira individual com um tempo pré-determinado, buscando a maior quantidade de ideias possíveis.
  • Cocriar as ideias, ou seja, trabalhar o valor da colaboração, onde eles poderão compartilhar suas ideias e ainda terão a oportunidade de ouvir as ideias da pessoa ao lado com objetivo de melhorar essas ideias através de sugestões ou insights.
  • Priorizar em grupo, buscando consenso de todos de qual ideia que o grupo gerou apresenta o maior nível de relevância para o usuário e simplicidade para criar um protótipo.

Fase de Prototipação:

  • Explicar que essa fase tem como objetivo tirar as ideias do papel, para que os usuários possam vivenciar e experimentar a solução que o grupo propõe para gerar inovação e resolver o desafio proposto. Ela encerra o ciclo com pensamento convergente, já que devido ao tempo e foco não é recomendável que se crie protótipo de todas as ideias que o grupo gerou nesse momento.
  • Apresentar as ferramentas que podem suportar essa fase: storyboard, role play, wireframe, mockup e aplicativos que ajudam na prototipação.

Fase de Teste/Apresentação:

  • Explicar que a fase de teste/apresentação tem como principal missão compartilhar para o usuário a solução que foi gerada com foco em resolver o problema que ele está vivenciado e coletar feedback dele, para ajudar o time a melhorar e gerar uma v2 do protótipo.
  • Apresentar a ideia para os demais participantes, utilizando o roteiro de pitch respondendo às perguntas: Para quem estou trabalhando? Qual problema estou resolvendo? E como estou resolvendo?
  • Dar feedback os demais participantes podem dar feedback por um tempo determinado do que eles sugerem melhorar ou alterar.

Para quem

Este meetup foi desenhado para todas as pessoas que desejam conhecer a abordagem que vem ajudando pessoas e empresas a gerarem produtos e serviços de maneira inovadora tendo como centro do estudo o ser humano, através da aplicação dos valores da empatia, colaboração e experimentação. 

Formato desse Meetup

Faremos esse Meetup online pelo Zoom e com as dinâmicas sendo executadas no Mural. Enviaremos os links um dia antes do evento. 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Ronaldo Zanardo

Sou Ronaldo Zanardo, fundador da Innova Thinking. Apaixonado pelo Design Thinking e por inovação e um cara muito otimista com relação as transformações que estamos vivendo! Tem muita coisa boa chegando por aí e precisamos compartilhar isso!

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora