24 jul - 2021 • 09:00 > 31 jul - 2021 • 11:00
Evento Online via Google Meet
Os mapas mentais têm sido uma ferramenta muito
utilizada por professoras e professores que buscam um ensino significativo e
dinâmico. Mas como usar os mapas mentais? Como criá-los? Quais são os melhores
contextos e momentos para usar essa ferramenta. Como avaliar a partir de mapas
mentais? Estas e outras perguntas serão respondidas neste curso com a
professora Liliane Rezende (Universidade Nacional de Rosário, Argentina).
A professora Liliane é especialista em educação matemática e tem publicado artigos sobre mapas mentais na Revista Ponte, no Porvir e na Fundação Telefônica Vivo.
PÚBLICO-ALVO:
Professores/as, coordenadores/as e diretores/as de instituições de Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de Pedagogia, Licenciaturas e áreas correlatas.
OBJETIVO:
O curso visa fornecer aos participantes os subsídios necessários para se apropriar da técnica dos mapas mentais e aplicá-los na educação.
DATAS E DURAÇÃO:
24 e 31 de julho, de 9h às 11h.
Carga horária: 6hs.
PLATAFORMA: Google Meet
CERTIFICAÇÃO: 75% aulas + atividades.
MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA ABERTURA DE TURMA: 30 alunos.
INVESTIMENTO: 49,90.
MÍNIMO DE INSCRITOS/AS PARA O CURSO: 30
DIFERENCIAIS DESTE CURSO:
ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES:
Serão solicitadas algumas atividades ao longo do curso. Os participantes devem concluir no mínimo 75% da frequência e 60% de aproveitamento nas atividades solicitadas. Para todos os encontros, separar materiais como folhas sem pauta e canetas coloridas.
TÓPICOS DE APRENDIZAGEM:
ENCONTRO 1:
Elaborando mapas mentais digitais e analógicos.
Descobrindo a potência da utilização de mapas mentais.
ENCONTRO 2: Utilização de mapas mentais na educação.
Mapas mentais como metodologias ativas na educação.
Sobre Liliane Rezende:
Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestre em Matemática pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2013). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas e leciona as disciplinas de Cálculo Diferencial Integral I, Fundamentos de Álgebra y Aritmética e Cálculo Diferencial Integral III (EAD) no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG - Ibirité. É professora concursada na PBH e atua com o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência na Educação Infantil, em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos. Atua em linhas de pesquisa sobre Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e formação inicial e continuada de professores. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE/UEMG, membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência LEDOC-UEMG e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Formação Tecnológica e Matemática Cotidiana.
Revista Ponte
A Revista Ponte é uma plataforma de divulgação científica para a educação e a cidadania global. O nosso projeto leva a produção acadêmica às/aos agentes da educação básica por meio de publicações e cursos online com preço acessível. Acesse www.revistaponte.org