O evento já encerrou...
Live | Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Live | Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias

17 jun - 2021 • 16:00 > 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Neste mês de junho, o projeto "Conexão Secitece - Todos pela Ciência" terá sua programação dedicada ao tema Meio Ambiente. A live “Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias”, na quinta-feira, dia 17/6, a partir das 16h, com mediação do secretário Inácio Arruda e participação de grandes especialistas: Elena María de las  Nieves Abraham (IADIZA - Argentina), Antônio Rocha Magalhães (ex-Secretário de Gestão do Ceará), José Roberto de Lima (ILACCT), Ana Clara Rodrigues Magalhães (Embrapa), Eduardo Sávio (Funceme) e Marcelo Soares (Cientista-chefe Funcap).

Conheça os debatedores:

Elena María de las  Nieves Abraham
Diretora do Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas - IADIZA/CONICET. Universidad Nacional de Cuyo, Facultad de Filosofía. Professora de Geografia. Especialização em Manejo de Terras Áridas. Pós-graduações: Universidad de Eichstät, Alemania, Facultad de Geografía. Especialização em Desertificação, Facultad Latinoamericana de Ciencias Ambientales, UNESCO-FLACAM. Especialista em Formação Ambiental, La Plata. Trabalha na avaliação da desertificação e o manejo sustentável de terras secas. É a investigadora principal do CONICET, Professora titular da Cátedra de Ordenamiento Ambiental en la Universidad de Congreso, responsável pelo LADyOT (Laboratorio de Desertificación y Ordenamiento Territorial). Lidera um grupo interdisciplinar de investigação, ordenamento e gestão das terras secas afetadas pela desertificação. Consultora em temas relacionados com ambiente, inventario integrado de recursos, planejamento regional e luta contra a desertificação em organismos internacionais como FAO, PNUMA, PNUD e UNCCD. Entre os reconhecimentos por suas relevantes contribuições estão o desenvolvimento do conhecimento científico sobre a desertificação na América Latina e o estabelecimento do Primeiro Programa Regional de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos de la seca na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador e Peru.

Antônio Rocha Magalhães
Economista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em planejamento de desenvolvimento econômico e social. Organizador da Primeira e da Segunda Conferência Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de regiões semiáridas (ICID), como parte da preparação do processo para a Cúpula Mundial Rio 92 e a Cúpula Rio + 20. Coordenou o Projeto Aridas (1994), que desenvolveu uma metodologia para o planejamento do desenvolvimento sustentável para as Terras Áridas do Brasil, e o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Ceará, Brasil, em 1995. Foi membro do IPCC e ex-membro do Comitê Científico do Programa do Clima do PNUMA e do IRI - International Research Institute on Climate Prediction, baseado na University of Columbia, NY, EUA. O Sr. Magalhães foi Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e secretário de planejamento do estado do Ceará. Foi a principal autoridade nacional da o Banco Mundial no Brasil. Lecionou na Universidade do Ceará e na Universidade do Texas em Austin. Em 2012-2013 atuou como Presidente do Comitê de Ciência e Tecnologia da a Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação UNCCD.

 José Roberto de Lima
Físico (SESNI-RJ). MSC em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ). Chefiou a Coordenação de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente. 
Coordenou a elaboração do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN-Brasil) e promoveu a elaboração dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação. Coordenou a elaboração do Programa de Combate à Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas do Mercosul. 
Membro do Grupo de Trabalho que elaborou o novo Atlas Mundial da Desertificação. Preside a Iniciativa Latino-americana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para o Combate à Desertificação – ILACCT.

Ana Clara Rodrigues Magalhães
É zootecnista formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000) e Mestre em Zootecnia na Universidade Federal de Viçosa (2002). Doutora em Ciências pela ESALQ/USP (2010). É pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos desde 2002. Possui experiência com manejo de pastagem nativa e cultivada. Liderou projetos na América Latina e na África em parceria com ICARDA-Síria, KARI-Quenia, VSF-Suisse-Quênia, INIA-Venezuela, INIFAP-México.
É co-orientadora de alunos de Doutorado na UFC. Em 2017, lançou aplicativo Orçamento Forrageiro para o Semiárido e tem atuado em projetos que buscam garantir a segurança alimentar animal no semiárido, via temas como alerta precoce para risco de seca e caracterização de sistemas pecuários com potencial para indicação geográfica. Possui experiência também em gestão de equipes técnicas. Exerceu função de secretária executiva do comitê técnico interno da Embrapa Caprinos e Ovinos de 2017-2019. Foi coordenadora do arranjo de projetos MaisForragem de 2013-2018. É secretária executiva do Portfolio Convivência com a Seca, na Embrapa.  Desde 2019, exerce a função de Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Eduardo Sávio
Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Concluiu o doutorado em School of Civil and Environmental Engineering - Cornell University em 2001. É ainda professor adjunto da UFC e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da UECE. Tem elaborado ou participado da elaboração de softwares e outros itens de produção técnica. Orientou dissertações de mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia Sanitária, Meteorologia, Engenharia Agrícola e Agronomia. Em 2003, recebeu o prêmio Jovem Cientista, categoria Orientador. Representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia. 

Marcelo Soares
Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona.
É professor do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Cientista-Chefe em Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA/SEMACE).
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) tem como missão principal coordenar e viabilizar a geração, difusão e aplicação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.