O evento já encerrou...
Live | Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Nacional
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Live | Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Nacional

8 jul - 2021 • 16:00 > 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Em julho, o projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” irá comemorar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data é uma referência à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948, entidade que se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

A primeira atividade acontecerá na próxima quinta-feira (8/7), às 16h, com uma live sobre o tema "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Nacional". No evento, grandes nomes da ciência nacional irão falar sobre os desafios e oportunidades para a produção científica no país e a importância de estimular o interesse pela ciência e tecnologia em todas as idades. Participam a secretária da SBPC, Cláudia Linhares; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; o diretor científico da Funcap, Luiz Drude e os pesquisadores Antônio Gomes de Souza Filho (Cientista-chefe/UFC), Henrique Coutinho (Urca) e Sueli Rodrigues (UFC). O mediador será o secretário Inácio Arruda.

Conheça os debatedores:

Cláudia Linhares (SBPC)
Possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Informatique - Recherche Operationnelle - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1996). Fez pós-doutorado no INRIA/Sophia-Antipolis, França, em 2006/2007 e na Simon Fraser University, em Vancouver, no Canadá, em 2015/2016. É professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupou o cargo de Diretora Científica da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2010-2011 e 2012-2014. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria dos Grafos e Algoritmos, atuando principalmente nos temas de coloração e decomposição de grafos. É membro do corpo permanente da Linha de Algoritmos do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação e colaborador da Linha de Combinatória do Programa de Pós-graduação da Matemática. Coordenou o Grupo de Interesse de Algortimos e Teoria dos Grafos da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) entre 2015 e 2019. Participou de Comitês de Avaliação Trienal e Quadrienal da CAPES. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Biênio 2017-2019. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da UFC entre 2018 e 2020. É atualmente Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq, na área de Ciência da Computação, Conselheira do Museu Seara da Ciência da UFC e Secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Diretoria da SBPC).

Tarcísio Pequeno (Funcap)
Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). Foi membro da diretoria da SBPC, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq e representante da área de Ciência da Computação na CAPES. Criou e foi o 1º. Diretor do Núcleo de Processamento de dados da UFC em 1970. Criou o Curso de Tecnólogo em processamento de dados da UFC em 1975. Criou o Curso de Graduação em Ciências da Computação na UFC em 1985. Criou o Curso de Mestrado em Ciências da Computação na UFC em 1995. Criou o Curso de Doutorado em Ciências da Computação na UFC em 2005. Criou o Laboratório de Inteligência Artificial em 1991. Foi Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – 2007 a 2011. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza- CITINOVA (2014 a 2016). É professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor). É professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Presidente da Funcap. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Lógica e Filosofia.

Luiz Drude (Funcap)
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Foi membro em quatro (04) mandatos do Comitê Assessor CA-EL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Foi membro do Comitês de Assessoramento da Área de Geociências e da Área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi eleito, em 2009, membro da Academia Brasileira de Ciências e desde 2016 faz parte de seu Conselho Consultivo. Em 2011 recebeu o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra na área de Oceanografia. Em 2013 foi eleito Fellow of The World Academy of Sciences. Em 2018, recebeu o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. É Membro do Conselho Científico da International Society for Mangrove Ecosystems. Foi Membro do Scientific Steering Committee do Land-Ocean Interaction in the Coastal Zone-International Geosphere Biosphere Program (LOICZ-IGBP: 2002-2015), Foi Professor Visitante da Université de Toulon et du Var, França, entre 1998 e 2006. Coordenou o Instituto do Milênio Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008), e coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano (2008-2016). Foi membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e foi Coordenador da Sub-rede de Mudanças Climáticas e Oceanos da Rede Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2015. Foi membro do Comitê Científico do Programa IODP-CAPES e do Science Evaluation Pannel of the International Ocean Discovery Pannel (NSF) (2011-2016). Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto da mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema.

Antônio Gomes de Souza Filho (Cientista-chefe/UFC)
Antonio Gomes de Souza Filho concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceara em 2001 com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA durante o ano de 2000. Atualmente é Prof. Associado IV do Departamento de Física da UFC e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Publicou 252 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram, até Novembro de 2020, 11957 citações resultando em um fator h=57. É autor e co-autor de sete artigos de revisão convidados e cinco capítulos de livros (springer-verlag). É co-autor do livro "Solid State Properties From Bulk to Nano" publicado pela Springer-Verlag em 2018. Orientou 8 dissertações de mestrado e co-orientou 3. Orientou 7 Teses de Doutorado e co-orientou 4. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França), e na UNICAMP. Ministrou várias palestras e seminários convidadas no Brasil e no exterior, organizou eventos nacionais e internacionais e participou de vários comitês científicos de eventos internacionais consolidados. É consultor de várias agências de fomento e árbitro regular de várias revistas científicas. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies 2009 for the collaborative work on ?Carbon nanostructured materials?. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019 e tesoureiro da sociedade brasileira de física de 2017-2019. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001-2015 e ingressou como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2018. Recebeu em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e Membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Henrique Coutinho (Urca)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPB (1996), mestrado em Genética pela UFPB (2001) e Doutorado em Farmacologia pela UFPB ( 2008). Atualmente é Professor efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Genética e Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise molecular e mecanismos de resistência a antibióticos, Ecologia de microrganismos do solo e Avaliação da atividade antimicrobiana intrínseca ou associada de produtos naturais. Atualmente é: (I) Coodenador do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular - LMBM/URCA (portaria Nº46/2012-GR); (II) Líder do Grupo de pesquisa em MICROBIOLOGIA APLICADA, cadastrado no CNPq; (III) Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ2 em Biotecnologia (Processo 311991/2020-3); (IV) Professor orientador (Nível: Mestrado/Doutorado) e Coordenador do Programa de Pós - Graduação em Química Biológica/URCA; (V) Professor Colaborador (Nível: Mestrado) do Programa Profissional de Pós - Graduação de Ensino em Saúde/UNILEÂO; (VI) Professor orientador (Nível:Doutorado) da Rede Nordestina de Biotecnologia - RENORBIO/UECE. No ano de 2020, foi listado como um dos 2% pesquisadores mais influentes do mundo na área de Bioorganic and Medicinal Chemistry pelo trabalho de Ioannidis et al., 2020 (Ioannidis JPA, Boyack KW, Baas J (2020) Updated science-wide author databases of standardized citation indicators. PLoS Biol 18(10): e3000918. https://doi.org/10.1371/journal. pbio.3000918, Plos Biology). Em 2020, participou como avaliador do Prêmio CAPES de tese, referente à área de Ciências Biológicas II.

Sueli Rodrigues (UFC)
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professora Associada do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciências Agrárias Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos e processos, aproveitamento de matérias-primas regionais e de baixo custo, processamento não térmico e tecnologias emergentes, aproveitamento de resíduos agroindustriais, processos biotecnológicos, sistemas enzimáticos, cromatografia e processamento de frutas. Produziu mais de 150 artigos completos em periódicos indexados (artigos aceitos e/ou publicados) e mais de 200 comunicações em anais de congresso (artigos completos e resumos). É revisora de diversos periódicos internacionais e membro da Câmara de Inovação da FUNCAP-CE de 2012 a 2018 e membro da Câmera de Inovação Pública da FUNCAP-CE desde 2019. Orientou 48 alunos de iniciação científica e 25 de mestrado e 13 de doutorado como orientador principal e supervisou 11 bolsistas de pós-doutorado. Atualmente orienta 3 alunos de doutorado e 4 alunos de mestrado Co-orienta alunos de doutorado e mestrado em outras IES. Mantém parceria nacional com os Departamentos de Engenharia Química da UFC e da UFRN, Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza)-CE, UFPE, UFRPE, Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFS, IFRJ- Rio de Janeiro, e internacional com Dublin Instituto of Technology (DIT-Irlanda); Teagasc (Irlanda), Universidade do Minho (Portugal) e Universidad Politécnica de Valencia. É vice coordenadora do Instituto Nacional de Frutos Tropicais (INCT-FT).
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) tem como missão principal coordenar e viabilizar a geração, difusão e aplicação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.