Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Literatura de Paisagem - Oficina de leitura, escrita e contemplação

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Literatura de Paisagem - Oficina de leitura, escrita e contemplação

25 mar - 2019 • 14:00 > 15 jul - 2019 • 17:00

 

Descrição do evento

A oficina Literatura de Paisagem propõe que se conheça a história da paisagem na arte ocidental. Os encontros são divididos entre momentos expositivos sobre a história da arte; leituras orientadas de obras literárias em que a paisagem é um elemento marcante; e exercícios de escrita direcionados para a contemplação de espaços e elaboração de pequenas narrativas.

Neste primeiro semestre de 2019 a oficina está sendo oferecida em dois módulos de dois meses cada. O primeiro módulo, Literatura de Paisagem: dos jardins da antiguidade à pintura de paisagem do século XIX prima por um percurso cronológico pela história das representações da paisagem na pintura e na literatura. O segundo módulo, Literatura de Paisagem: atravessando a cidade e os dias se detém em estratégias de vivências poéticas dos espaços cotidianos e aborda trabalhos artísticos e literários do início do século XX até a contemporaneidade. 

Programa da oficina:

Primeiro módulo: Literatura de Paisagem: dos jardins da antiguidade à pintura de paisagem do século XIX. {fim de março a meados de maio}

Mês 1

> Encontro 1 – 25/3/19 (1a. aula) - A invenção do olhar na distância. Introdução à noção de paisagem, sua invenção na arte e na cultura ocidental. Aula expositiva: O gênero pictórico insuspeito e o consenso do belo
> Encontro 2 – 01/4/19 (2a. aula) - Os jardins da antiguidade. Introdução à noção de paisagem, sua invenção na arte e na cultura ocidental. Momento teórico expositivo: O início da paisagem na pintura Os jardins do ócio A Arcádia de Virgílio – introdução à primeira leitura orientada
O início da representação da paisagem no ocidente, passando por exemplos da pintura, do cultivo de jardins e de narrativas de lugares aprazíveis descritos na literatura, como nos versos de Teócrito e Virgílio, cujas Éclogas contribuiriam para originar uma tradição de representações da Arcádia como lugar paradisíaco.
> Encontro 3 – 8/4/19 (3a. aula) - Os jardins da antiguidade. Momento teórico expositivo: Os vínculos da noção de Arcádia com a história da pintura ocidental; A idade do ouro. Leitura e discussão de algumas Éclogas de Virgílio
> Encontro 4 – 15/4/19 (4a. aula) A paisagem vista: a invenção do turismo.
Momento teórico expositivo: A viagem clássica à Itália no século XVIII


Mês 2

> Encontro 1 – 22/4/19 (5a. Aula) - A paisagem vista: a invenção do turismo.
Os vínculos da noção de paisagem com a tradição do Grand Tour – a viagem clássica do século XVIII empreendida por aristocratas com o objetivo de conhecer a natureza e a cultura italiana. A prática do diário de viagem mantida por esses viajantes setecentistas que dá origem a uma tradição literária.
Exercício de escrita: sobre um lugar visto pela primeira vez. A partir da leitura de Irene – As cidades e o nome 5, uma das Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino. Começamos a escrever: IV A cidade que você vê pela primeira vez.
> Encontro 2 – 29/4/19 – (6a. Aula) - A paisagem vista: a invenção do turismo.
A invenção da paisagem na pintura: retomar elos históricos e teóricos: do Renascimento ao século XVIII Momento teórico expositivo: Da Viagem à Itália de Goethe à ascensão do romance literário Leituras em conjunto: Viagem ao redor do meu quarto (de Maistre) Introdução a Espécies de Espaços de Perec.
> Encontro 3 – 6/5/19 – (7a. aula) - Romantismo e Literatura Oitocentista.
Exposição sobre o romantismo na pintura e na literatura, a pintura de paisagem no século XIX Leitura em conjunto: trechos de Viagem à minha terra de Almeida Garret e Inocência do Visconde de Taunay
> Encontro 4 – 13/5/19 – (8a. aula) - Romantismo e Literatura Brasileira Oitocentista.
Leitura em conjunto: Inocência do Visconde de Taunay Exercício de escrita a partir de descrições

Segundo módulo: Literatura de Paisagem: atravessando a cidade e os dias. {fim de maio a meados de julho}

Mês 3

>Encontro 1 – 20/5/19 – (9a. aula) - A viagem na própria cidade – abrindo os olhos para o familiar.
A experiência dos Flâneurs no final do século XIX e dos surrealistas e situacionistas no século XX. Introdução a Espécies de Espaços de Perec
> Encontro 2 – 27/5/19 – (10a. aula) - A viagem na própria cidade – abrindo os olhos para o familiar.
Leitura em conjunto: Espécies de Espaços de Perec Estratégias modernas e contemporâneas para deambulação no espaço e as partitura-eventos de Yoko Ono, Grupo Fluxus e Raquel Stolf.
> Encontro 3 – 3/6/19 – (11a. aula) - A viagem na própria cidade – abrindo os olhos para o familiar.
Vivência ou exercício externo: percurso nas imediações do Fora da Asa (ruas da cidade baixa), seguido de exercício de escrita.
> Encontro 4 – 10/6/19 – (12a. aula) - Algumas luzes e impressões: atmosferas e paisagens interiores.
Da paisagem vista para a paisagem vivida – como a impressão do que vejo passou a ser mais importante do que a definição naturalista do que é visto.
A pintura impressionista e Cézanne. Leitura orientada: alguns contos de Virgínia Woolf

Mês 4

> Encontro 1 – 17/6/19 – (13a. aula) - Algumas luzes e impressões: atmosferas e paisagens interiores.
Leitura em conjunto e discussão de alguns contos de Virginia Woolf Vivemos mais dentro ou fora de nós? Mais na paisagem imaginada ou na atravessada cotidianamente?
> Encontro 2 – 24/6/19 – (14a. aula) - Algumas luzes e impressões: atmosferas e paisagens interiores.
Retomamos e discutimos os exercícios realizados na semana anterior, e analisamos os exercícios do olhar feitos em casa. Exercício de escrita a partir das imagens fotografadas. Leitura em conjunto: alguns trechos de O Ateneu de Raul Pompéia.
> Encontro 3 - 1/7/18 – (15a. aula) - O texto e a imagem na página.
A possibilidade de juntar texto e imagem a partir de exercícios de deambulação Exemplos: Não foram poucas as vezes de Ana Carla de Brito, Suíte Veneziana de Sophie Calle e Ficções Polaróides de Joana Amarante (viagens, diários, memória e ficções)
Exercícios de composição a partir de imagens das pessoas participantes e outras que a ministrante trouxer.
> Encontro 4 – 8/7/19 – (16a. aula) - A paisagem na Arte Contemporânea.
Exposição sobre artistas e suas produções: Paulo Gaiad, Nara Milioli, Thiago Rocha Pitta, Cristian Segura, Sebastien Chou, e outros.
Exercício de escrita: escrever a partir de um dos trabalhos dos artistas apresentados. Ao invés de retirarmos estratégias a partir da observação das obras, elas serão vistas como as paisagens a serem representadas ou abordadas pelos textos.
> Encontro 5 – 15/7/19 – (17a. aula) - A paisagem que vivemos ou a que vive em nós. Dos imaginários edênicos aos espaços cotidianos da grande Porto Alegre.
Que paisagem vivemos? Conversa sobre as mudanças de sentido da noção de paisagem e sobre os percursos do próprio olhar durante o curso.

Local

Fora da Asa - Experiências Plurais

Rua José do Patrocínio, 642, lado B, Cidade Baixa

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

Ana Carla de Brito

Ana Carla de Brito é mestre em Artes Visuais (concentração em História, Teoria e Crítica) pelo PPGAV-UFRGS, e doutoranda em Artes Visuais (concentração em História, Teoria e Crítica) também pelo PPGAV/UFRGS. Pesquisa noções de paisagem nas Artes Plásticas desde 2011. A oficina “Literatura de Paisagem” foi idealizada por ela, e ministrada pela primeira vez no segundo semestre de 2018 no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Veja mais: https://www.facebook.com/literaturadepaisagem/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora