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Linguagem Digital com foco em UX

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Linguagem Digital com foco em UX

28 set - 2019 • 09:00 > 28 set - 2019 • 18:00

Evento presencial em Grupo WARM, Rio de Janeiro - RJ
Evento encerrado

Linguagem Digital com foco em UX

28 set - 2019 • 09:00 > 28 set - 2019 • 18:00

Evento presencial em Grupo WARM, Rio de Janeiro - RJ
Evento encerrado

Descrição do evento

Curso Escrita para Interface Com Foco na Experiência do Usuário

INTRODUÇÃO

Os textos que ocupam as telinhas dos produtos digitais (sejam aplicativos, sites, chatbots, entre outros...), para alcançarem aos objetivos desejados, exigem muito mais do que habilidades em regrinhas de boas práticas de escrita. 

Domínio de produção textual é imprescindível, e disso não temos dúvidas! Mas é importante observar que escrever para um produto não é o mesmo que escrever para a web. Isso porque, o produto dialoga com pessoas únicas, de forma individual. E se o propósito da marca é atrair, engajar e fidelizar o usuário, é preciso entender que a compreensão deste mesmo texto (distribuído nas telas das interfaces) está sujeito ao esforço cognitivo que cada pessoa carrega (atenção, raciocínio, níveis de conhecimentos, grau de escolaridade, etc.). 

Para garantir ótima experiência ao usuário, interfaces modernas e ótimos designs não são mais suficientes, se não houver melhor desenho das palavras e distribuição do conteúdo, impulsionados por cargas emocionais. 

E é por isso que o UX Writing tem sido uma habilidade que as grandes marcas vêm apostando alto para integrar-se à comunidade de Design. 

O especialista em UX Writing tem a expertise de fazer com que o usuário consuma um conteúdo de uma forma muito mais simples e correta, tornando a experiência da navegação em algo fácil, único e bem-sucedido. E é por isso que a busca por redatores ou conteudistas especializados nesta experiência do usuário segue aumentando, cada vez mais, para dar percepção única à marca e seus produtos.


OBJETIVOS

  • Entender a importância do UX Writing para um projeto.
  • Capacitar ao profissional a criar ganchos emocionais, através das palavras, a fim de entregar uma comunicação limpa, assertiva e satisfatória para os usuários.
  • Atrair, criar relação e fidelizar o usuário, através das estratégias de conteúdo.
  • Testar os diferentes métodos de validação do conteúdo.


PROGRAMAÇÃO

Módulo I: Introdução ao UX Writing 

  • o que é
  • Aplicação
  • Mercado para profissionais que desejam se aventurar em UX Writing 
  • Mercado para empresas: como o UX Writing interfere nos negócios e torna a experiência do consumidor mais assertiva e fideliza o cliente
  • Fases do produto (inicial ou já existente) – documentação do conteúdo no projeto


Módulo II: Usabilidade do Texto: ter habilidades em textos é diferente de ter habilidades em escrita para interface

  • Escrevendo para o usuário e não, para a Web
  • Relação semântica: escolhas das melhores palavras 
  • Estratégias de SEO: tags, palavras-chaves, meta description (posicionamento no Google): como contribuir para o bom ranqueamento de um conteúdo
  • Como estruturar frases curtas
  • Foco na Assertividade


Módulo III - Estratégia de Conteúdo

  • Guia de Tom e Voz da Marca
  • Redação que cria personalidade do produto
  • Copywriting: como escrever textos que convertem
  • Normas de Estilo
  • Microtexto
  • Botões
  • Mensagens de erro
  • CTAs
  • Prototipagens 
  • Frameworks
  • Mensagens do produto: confirmação, busca, notificações, entre outros
  • Ações Destrutivas: o que não fazer
  • Linha da Jornada do Usuário
  • Cases reais


Módulo IV – Acessibilidade na Web - Boas Práticas para tornar o conteúdo mais acessível

“O Google é o maior cego da internet” – Marlon Souza, analista de sistemas cego do banco Itaú

  • Introdução à Lei 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência
  • Introdução ao Web Content Accessibility Guidelines (WGAC) 
  • Conteúdo perceptível: Fontes, Legendas, Braile...
  • Conteúdo Compreensível (claro e objetivo, evitando construções ambíguas)
  • Conteúdo Robusto (adaptável confortavelmente em qualquer layout responsivo)


Módulo V – Storytelling 

  • Conceitos de Storytelling em UX Writing
  • Aplicação e Técnicas do Storytelling para Experiência do Usuário


Módulo VI - Testes de Verificação do Conteúdo

  • Cuidado com o verbo: Verificar não é Validar (perceba que, a prática de UX Writing na própria chamada deste módulo, já começou!)
  • Modelos que funcionam, com produtos reais
  • Teste de conteúdo com pessoas reais
  • Como medir os resultados: taxas de conversão e finalização


PÚBLICO-ALVO

Marketing, Desenvolvimento de Negócios, TI, Redatores, Jornalistas, Profissionais de Letras, Publicitários, Designers, Engenheiros, Gerentes de produto, Desenvolvedores, Empreendedores em Startups, Executivos dos setores de Atendimento (com projetos envolvendo chatbots: bancos, seguradoras, varejistas, operadoras de telecom, agências de publicidade, call centers etc); Fornecedores de Soluções de bots e de Inteligência Artificial e quaisquer Empreendedores que estejam interessados em aprender mais sobre os conceitos em UX Writing para aplicarem em seus produtos e tornarem a experiência do consumidor única, competitiva e incrível!

METODOLOGIA

O curso foi estruturado em cima de produtos reais (a partir de tentativas de erros e acertos). E a metodologia utilizada para aprendizagem é real, construída na prática. 

Utilizamos modelos que já existem. E propomos aprendizado com projetos reais, seja fase de criação, ou em andamento. 

No período do curso, o participante terá contato com produtos: aplicativos, software, plataforma, para realização do treinamento, na prática. 

INCLUSOS:

  • Coffee Break
  • Certificado de Participação


Instrutora: Kelly Couto

Sobre a Especialista

Formada em Letras pela Universidade Castelo Branco (UCB) e pós-graduada-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), especializou-se em Produção Textual, Argumentação, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Com cursos em Educação Continuada pela ESPM e FGV em Comunicação, começou sua carreira produzindo conteúdo publicitário para diversos produtos digitais em blogs, sites e mídias sociais – sempre atualizada em algoritmos do Google (SEO). Como redatora jornalística, passou por alguns veículos de comunicação, dentre eles, Revista Economia S/A. Sua experiência a levou a fundar a Revista Capital Econômico – Publicação Digital especializada em Economia e Negócios - e a mergulhar no mundo de UX Writing. 

Local

Grupo WARM

Avenida Rio Branco, 123, Sala 812, Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Acanga Soluções Corporativas

Somos uma empresa jovem com a visão de valorização da Pessoa e Processos como impulso para crescimento sustentável das organizações. Desde 2012 atuando em 7 estados do país. Desenvolvemos soluções customizadas que atendam aos interesses dos nossos clientes, contribuindo com os resultados do negócio e com a realização da missão da organização.

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