CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES PARA FORNECEDORES: DA TEORIA À PRÁTICA
Carga horária total do curso: 24h.
Datas: dias 16 e 30 de outubro e 06 de novembro de 2019, das 08:30h às 17:30h.
Público-alvo:
Empresas interessadas em participar de licitações, fornecedores que já atuam na área e desejam ampliar seus conhecimentos e público em geral.
Requisitos:
Não requer.
Objetivo Geral:
Preparar empresas interessadas em participar de licitações demonstrando as vantagens e oportunidades do processo de contratação com a Administração Pública direta e indireta, capacitando-as a identificar as diferentes modalidades de compras e suas características bem como oportunizar aos interessados maior clareza e visão prática do processo, frisando, inclusive, o processo administrativo, as penalidades e sua abrangência.
Objetivos específicos:
- Compreender a legislação aplicável para licitações;
- Conhecer o processo licitatório;
- Compreender os contratos administrativos.
Metodologia:
- Modalidade Presencial com aulas expositivas e dialogadas, tendo a participação ativa dos alunos;
- Realização de atividades práticas para reforço de conteúdo;
- Simulações de situações realísticas;
Conteúdo programático:
MÓDULO 1: A LICITAÇÃO NA TEORIA: NOÇÕES GERAIS
- Conceitos;
- Legislação aplicável;
- Qual a finalidade da licitação?
- Quem é obrigado a licitar?
- Vale a pena participar de licitações?
- Princípios Basilares da Licitação;
- As diversas modalidades de Licitação: Limites e prazos;
- Tipos de Licitação;
- Pregão Presencial e Eletrônico: Diferenças conceituais.
MÓDULO 2: O PROCESSO LICITATÓRIO
- Analisando o edital;
- Edital, lei entre as partes? É possível impugná-lo?
- Habilitação: O preparo da documentação.
- Proposta: Requisitos fundamentais;
- Recursos: Prazos e Possibilidades;
- Homologação e Adjudicação;
- Suspensão, anulação e revogação: Diferenças Conceituais.
MÓDULO 3: A LICITAÇÃO NA PRÁTICA
- Sessão Pública das modalidades convencionais: Peculiaridades;
- Sessão Pública do Pregão Presencial: O que é importante saber?
- Pregão Eletrônico: Como obter Login e Senha para participar?
- Principais Portais de Compras Eletrônicas
- Pregão Eletrônico na prática.
MÓDULO 4: FIRMANDO CONTRATO COM A ADMINISTRAÇÃO
- Consequências da anulação e revogação do processo;
- Nota de Empenho x Contrato;
- Quantidades estimadas: Dever de Contratar?
- Penalidades por descumprimento contratual
- Abrangência das penalidades previstas em Lei.
- Processo Administrativo: Contraditório e Ampla Defesa.
- O impedimento indireto.
MÓDULO 5: O CONTRATO ADMINISTRATIVO
- Tipos de contrato;
- Vigência;
- Hipóteses de Prorrogação;
- Reajuste, Repactuação e Revisão do contrato.
CRONOGRAMA DAS AULAS:
- AULA 01 - 16/10/2019, das 08:30h às 17:30h.
- AULA 02 - 30/10/2019, das 08:30h às 17:30h.
- AULA 03 - 06/11/2019, das 08:30h às 17:30h.
Instrutor:
Ana Paula Costa:
Advogada, formada pela Universidade Ritter dos Reis, pós graduada em DIreito Público também pela Unirriter e em Coaching e Gestao de pessoas pela Faculdade Senac em Porto Alegre.
Consultora juridica de diversas empresas na área de licitações e contratos Públicos. Palestrante em cursos na temática de licitações..
Informações gerais:
Todo material do curso está incluso no valor da inscrição;
O Certificado será enviado por e-mail em até 10 dias úteis após o encerramento do curso;
Alunos e ex-alunos formados da Escola Profissional Fundatec tem desconto especial (solicite seu código de desconto para a escola);
As vagas são limitadas.
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IMPORTANTE: sua inscrição deve ser realizada com seu nome completo e a grafia correta, pois será o nome que sairá em seu certificado. Confira seus dados antes de finalizá-la. Não realizaremos mudanças manuais posteriores.
*** INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE INGRESSO ONLINE SYMPLA ***
- O ingresso é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso impresso ou no aplicativo da Sympla, para validação da titularidade;
- Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra. Basta fazer login na plataforma com o mesmo e-mail utilizado para finalizar a compra e acessar o menu "Meus ingressos". Em seguida, clique na opção "Trocar titularidade" e siga os procedimentos indicados na tela. A troca pode ser realizada apenas uma vez por ingresso e a permissão para alterar estará disponível até 24 horas antes do início do evento. Dúvidas poderão ser encaminhadas para [email protected] Mais informações: bit.ly/TrocaSelfService
- Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita através do Fale com o produtor, logo abaixo desta descrição;
- Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Sympla, disponível na App Store ou Play Store, no site da Sympla (menu “Meus pedidos”) ou acesse este link: bit.ly/CadeMeuIngresso