4 fev - 2021 • 19:30 > 18 fev - 2021 • 21:00
Evento Online via Zoom
Margaret Atwood e O Conto da Aia
Distopias feministas e a ascensão conservadora
Curso on-line com a professora Ana Rüsche
3 encontros às quintas-feira, das 19h30 às 21h
4, 11 e 18 de fevereiro
O curso pretende apresentar a obra da escritora canadense Margaret Atwood, tendo como destaque a publicação de O Conto da Aia. Esse best-seller, lançado em 1985, causará sensação naquele momento histórico, voltando às prateleiras dos mais vendidos no século 21, diante do panorama de ascensão conservadora. O curso ainda tratará brevemente de outras obras distópicas de Atwood, da adaptação para a série audiovisual homônima da Hulu, estrelada por Elisabeth Moss, e da continuação Os Testamentos, romance publicado em 2019, vencedor do Booker Prize.
Aulas
As aulas acontecerão ao vivo, mas também serão gravadas e ficam disponíveis pelo período de 30 dias após o final do curso.
Programa
4/2 | Margaret Atwood, escritora profícua e multifacetada
Aspectos biográficos sobre a escritora canadense, escritora de poemas, romances e crítica. Situar a publicação de O Conto da Aia (1985) na produção da autora, contrastando com romances que o antecederam e sucederam; sua produção distópica e ecologista no século 21 e o retorno ao universo de Gilead em Os Testamentos (2019).
11/2 | O Conto da Aia, a clássica distopia feminista dos anos de 1980
Contexto histórico da publicação. Apontamentos sobre as diferentes formas literárias que engendram a narrativa, a importância do gênero testemunhal, os retrato de diferentes gerações do movimento feminista ocidental. Leitura e análise de trechos selecionados.
18/2 | Leituras de O Conto da Aia após a ascensão conservadora nos Estados Unidos
O impacto da Era Trump e da série homônima da Hulu, estrelada por Elisabeth Moss, na recepção da obra. Presença do ícone da Aia em protestos feministas ao redor do mundo. Lançamento de Os Testamentos (2019).
Principais obras de Margaret Atwood a serem analisadas:
MaddAddão. Trad. Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
Negociando com os mortos — a escritora escreve sobre seus escritos. Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
O ano do dilúvio. Trad. Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
O conto da aia. Trad. Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
Oryx e Crake. Trad. Léa Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
Os testamentos. Trad. Simone Campos. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
Políticas do poder (poemas). Trad. Stephanie Borges, Rio de Janeiro, Rocco, 2020.
Docente
Ana Rüsche é professora e escritora, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese “Utopia, feminismo e resignação em The left Hand of Darkness (de Ursula Le Guin) e The Handmaid’s Tale (de Margaret Atwood)”. É formada em Letras e também em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito Internacional também pela USP. Produziu o especial Margaret Atwood: de quanto o real supera a ficção para o Suplemento de Pernambuco (dez. 2017) e depois “The Testaments”, de Margaret Atwood: para não esquecer o que é liberdade (out. 2019).
Certificado
Este curso dá direito a certificado de participação para quem participar de ao menos dois encontros ao vivo.
Dúvidas?
Deriva
Plataforma de conteúdo sobre literatura, cinema, artes, psicanálise e cultura.