Fale com o produtor
Evento encerrado

Lançamento do livro Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+

31 ago - 2023 • 19:00 > 31 ago - 2023 • 22:00

 
Evento presencial em Salão Nobre da FE, Campinas - SP

Descrição do evento

Convidados:
  • Dr. Ronaldo Alexandrino (Prefeitura Municipal de Hortolândia)
  • Profa. Dra. Heloísa Andreia de Matos Lins (FE/Unicamp)
  • Amélia Flor (Unicamp)
  • Dra. Catarina Decome Poker (Unisal)
  • Dr. Fauston Negreiros (UnB)
Objetivo do evento:
Compartilhar alguns dos argumentos centrais que constituem a obra, através do diálogo com organizador/es e alguns/mas co-autores/as.
O livro oportuniza processos formativos diversos a estudantes de Graduação e de Pós-graduação de diferentes licenciaturas, além de colaborar com pesquisas na interface Psicologia e Educação, e com integrantes da comunidade escolar que queiram se engajar na luta pela minimização de práticas LGBTQIA+fóbicas.
Público alvo:
Estudantes de Graduação e de Pós-graduação das diferentes licenciaturas, estagiários/as em Educação e integrantes de comunidades escolares interessados/as no tema
Período de inscrição:
 a 

Evento presencial e gratuito.

 


Programação

19:00-19:10h – Credenciamento

19:10-19:30 – Abertura e apresentação da obra lançada

19:30-21:30h – Apresentações de co-autores (as)

21:30-22:00h – Diálogo com participantes


Sumário

Prefácio
Marilda Gonçalves Dias Facci

Apresentação
Fauston Negreiros e Ronaldo Alexandrino

01. Contribuições e Possibilidades da Atuação em Psicologia Escolar Crítica Diante da População LGBTQIA+
Fauston Negreiros, Amadeu Antônio Pereira Neto e Maria Gabriela do Nascimento Araújo

02. Desafiando a Psicologia Educacional: a (re)constituição das subjetividades LGBTQIA+ numa escola como possibilidade de retomada do Estado Democrático de Direito
Ronaldo Alexandrino

03. A Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional nas Discussões de Gênero e Sexualidade na Escola: um enfoque histórico-cultural
Thiago de Brito Ribeiro, Ronaldo Alexandrino e Sônia da Cunha Urt

04. Relações Racializadas e Constituição da Subjetividade: um olhar sobre o invisível – as masculinidades negras
Ângela Soligo e Lázaro Edson de Souza

05. Devir-outro no Currículo da Educação Básica? Familismo e cristianização da esfera pública como entraves
Heloísa A. Matos Lins, Homero Dantas Ragnane e Natália Fernanda Freitas

06. “É que temos muitos alunos com a sexualidade acentuada”: contribuições de uma experiência de estágio em psicologia escolar para a formação de educadores
Rodrigo Toledo e Rodnei Pereira

07. Representações Sobre Homossexualidade Docente no Ambiente Escolar
Elvio Carlos da Costa e Andréia Osti

08. (Re)Pensando os Discursos de Professores Sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Marília Maia Lincoln Barreira

09. O Enquadramento Político dos Corpos Bissexuais/Afetivos no Espaço Escolar
T. Catarina Decome Poker

10. Transexualidade e Escolarização: sentidos, trajetórias e memórias
Caroline Fernanda da Costa Silva e Fauston Negreiros

11. Intersecções entre Gênero, Sexualidade e Evasão Escolar de Pessoas LGBTQIA+: Uma ótica em psicologia escolar crítica
Mateus Egilson da Silva Alves e Ludgleydson Fernandes de Araújo

12. A Psicologia Escolar e as Populações LGBTI+: as produções científicas em revistas especializadas (1985-1999)
Eder Ahmad Charaf Eddine e Aldenor Batista da Silva Junior

13. Como a Psicologia tem Contribuído para o Acesso à Educação de Pessoas Transgênero no Brasil: uma revisão de literatura por scoping review
Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Guilherme Felipe Martinez e Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

14. Dialogando Sobre Preconceito: um projeto de intervenção na universidade
Luciana Maria Maia, Letícia Leite Bessa, Jannayna Carvalho Queiroz e Luana Elayne Cunha de Souza

15. Os Sentidos das Trajetórias Universitárias de Camponeses LGBTQIA+ em Rondônia
Wolembergue Lopes Gomes, Angélica de Souza Lima e Juliana da Silva Nóbrega

16. Para você, Dra. Amélia: muito prazer!
Amélia Flor, Jonathas Justino e Sérgio Resende Carvalho

Posfácio Poético
Clodd Dias


 

Realização:
  • INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (FE/UNICAMP)
  • DIS - Diferenças e Subjetividades em Educação (FE/UNICAMP)
Apoio:
  • Coordenações dos Cursos de Licenciatura e Pedagogia da FE/UNICAMP
Comissão organizadora:
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
  • Gabriela G. C. Tebet
  • Ronaldo Alexandrino

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Salão Nobre da FE

Rua Bertrand Russell, 801, Prédio Paulo Freire, 1º Andar, Bloco E, Cidade Universitária

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Faculdade de Educação da Unicamp

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora