31 ago - 2023 • 19:00 > 31 ago - 2023 • 22:00
Evento presencial e gratuito.
19:00-19:10h – Credenciamento
19:10-19:30 – Abertura e apresentação da obra lançada
19:30-21:30h – Apresentações de co-autores (as)
21:30-22:00h – Diálogo com participantes
Prefácio
Marilda Gonçalves Dias Facci
Apresentação
Fauston Negreiros e Ronaldo Alexandrino
01. Contribuições e Possibilidades da Atuação em Psicologia Escolar Crítica Diante da População LGBTQIA+
Fauston Negreiros, Amadeu Antônio Pereira Neto e Maria Gabriela do Nascimento Araújo
02. Desafiando a Psicologia Educacional: a (re)constituição das subjetividades LGBTQIA+ numa escola como possibilidade de retomada do Estado Democrático de Direito
Ronaldo Alexandrino
03. A Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional nas Discussões de Gênero e Sexualidade na Escola: um enfoque histórico-cultural
Thiago de Brito Ribeiro, Ronaldo Alexandrino e Sônia da Cunha Urt
04. Relações Racializadas e Constituição da Subjetividade: um olhar sobre o invisível – as masculinidades negras
Ângela Soligo e Lázaro Edson de Souza
05. Devir-outro no Currículo da Educação Básica? Familismo e cristianização da esfera pública como entraves
Heloísa A. Matos Lins, Homero Dantas Ragnane e Natália Fernanda Freitas
06. “É que temos muitos alunos com a sexualidade acentuada”: contribuições de uma experiência de estágio em psicologia escolar para a formação de educadores
Rodrigo Toledo e Rodnei Pereira
07. Representações Sobre Homossexualidade Docente no Ambiente Escolar
Elvio Carlos da Costa e Andréia Osti
08. (Re)Pensando os Discursos de Professores Sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Marília Maia Lincoln Barreira
09. O Enquadramento Político dos Corpos Bissexuais/Afetivos no Espaço Escolar
T. Catarina Decome Poker
10. Transexualidade e Escolarização: sentidos, trajetórias e memórias
Caroline Fernanda da Costa Silva e Fauston Negreiros
11. Intersecções entre Gênero, Sexualidade e Evasão Escolar de Pessoas LGBTQIA+: Uma ótica em psicologia escolar crítica
Mateus Egilson da Silva Alves e Ludgleydson Fernandes de Araújo
12. A Psicologia Escolar e as Populações LGBTI+: as produções científicas em revistas especializadas (1985-1999)
Eder Ahmad Charaf Eddine e Aldenor Batista da Silva Junior
13. Como a Psicologia tem Contribuído para o Acesso à Educação de Pessoas Transgênero no Brasil: uma revisão de literatura por scoping review
Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Guilherme Felipe Martinez e Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione
14. Dialogando Sobre Preconceito: um projeto de intervenção na universidade
Luciana Maria Maia, Letícia Leite Bessa, Jannayna Carvalho Queiroz e Luana Elayne Cunha de Souza
15. Os Sentidos das Trajetórias Universitárias de Camponeses LGBTQIA+ em Rondônia
Wolembergue Lopes Gomes, Angélica de Souza Lima e Juliana da Silva Nóbrega
16. Para você, Dra. Amélia: muito prazer!
Amélia Flor, Jonathas Justino e Sérgio Resende Carvalho
Posfácio Poético
Clodd Dias
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Bertrand Russell, 801, Prédio Paulo Freire, 1º Andar, Bloco E, Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.